Apresentamos abaixo as questões da prova do TRE-SP devidamente comentadas para o cargo de técnico judiciário de TI – Operação de computadores. Uma prova que optou por colocar duas questões de backups. Vamos aos nossos comentários.
Considere que, em uma situação hipotética, um Técnico do TRE-SP utiliza a estratégia de backup ilustrada na figura abaixo, na qual as barras verticais representam a quantidade de dados.
Nesta estratégia
(A) há dois backups completos e três backups incrementais do mesmo arquivo, gerando uma multiplicação desnecessária de arquivos.
(B) o backup diferencial é executado após o primeiro backup incremental e serão copiados todos os dados alterados do último backup. O último backup deve ser completo.
(C) um backup incremental é realizado inicialmente e, nos backups subsequentes, são copiados apenas os dados alterados ou criados desde o último backup completo.
(D) o benefício é que será copiada uma maior quantidade de dados do que um backup incremental. Assim, o backup será realizado mais rápido e necessitará menos espaço de armazenamento.
(E) de backup incremental a recuperação dos dados é mais complexa, já que o último backup completo deve ser recuperado seguido dos dados incrementais de cada dia até o momento da falha.
Comentário: Confesso que essa figura exige uma interpretação e um exercício de criatividade. Primeiro temos que considerar que o backup do domingo é um backup completo. Em seguida temos um conjunto de backups incrementais. O backup incremental é a cópia de todos os dados que foram modificados desde o último backup de qualquer tipo. O último backup pode ser um backup full, diferencial ou incremental. Um backup full é realizado inicialmente e nos backups subsequentes são copiados apenas os dados alterados ou criados desde o último backup. A figura da questão foi retira deste artigo.
O benefício de um backup incremental é que será copiada uma menor quantidade de dados do que um completo. Assim, esse backup será realizado mais rápido e necessitará menos espaço de armazenamento.
Por outro lado, a recuperação dos dados envolve um procedimento mais complexo e potencialmente mais lento, já que o último backup “full” deve ser recuperado e, em seguida, os dados incrementais de cada dia até o momento da falha. Isso significa, por exemplo, que, se tiver um backup “full” e três backups incrementais do mesmo arquivo, este será recuperado quatro vezes, gerando problemas para o administrador de backup ou o usuário lidar com essa multiplicação de arquivos desnecessários.
Desta forma, analisando as alternativas, podemos encontrar nossa resposta na alternativa E.
Gabarito: E.
50. Com relação aos tipos de backup, um Técnico preparou a seguinte tabela de características, vantagens e desvantagens:
O Técnico classificou os tipos I, II e III, correta e respectivamente, como:
(A) Diferencial, Incremental e Completo.
(B) Completo, Incremental e Diferencial.
(C) Incremental, Completo e Diferencial.
(D) Incremental, Diferencial e Completo.
(E) Diferencial, Completo e Incremental.
Comentário: Vamos procurar entender cada um dos tipos listados acima.
Vejam que a alternativa I trata do backup incremental que vimos na anteriormente. Um ponto marcante é que a recuperação dele leva mais temo que os demais backups.
O Tipo II descrito na questão descreve o backup diferencial. Ele vai fazer copias baseado nas alterações desde o último backup completo.
Por fim, o tipo III descrito trata do backup completo, veja que ele afirma que se poucas mudanças forem feitas dos backups full subsequentes serão quase idênticos.
Sendo assim, podemos visualizar a resposta na alternativa D.
Gabarito: D
57. Um Técnico do TRE-SP deparou-se, hipoteticamente, com o seguinte problema:
Um banco de dados relacional, modificado por outro profissional, começou a apresentar anomalias. As entidades conceituais que embasaram o banco, originalmente, eram Processo e Cidadão. Os requisitos especificavam que o relacionamento entre tais entidades atendesse ao fato de que um processo poderia relacionar-se com um único cidadão e um cidadão, claramente, poderia relacionar-se com mais de um processo. Isto para o caso do relacionamento denominado Autoria. Já, em outro relacionamento entre as mesmas entidades, denominado Participação, o processo poderia ter a participação de mais de um cidadão e cada um deles também poderia participar de mais de um processo. Ora, após a modificação do banco, quando os usuários tentaram entrar com mais de um cidadão na atualização de participação de um determinado processo, apesar de na tela ter o espaço para tal, o programa apresentava erro de consistência, não aceitando mais de um cidadão participante. Nesse caso, especificamente, ocorreu a implementação do relacionamento
(A) Participação (Processo Participação de Cidadão, nesta ordem) como n:m.
(B) Participação (Processo Participação de Cidadão, nesta ordem) como n:1.
(C) Autoria (Processo Autoria de Cidadão, nesta ordem) como n:m.
(D) Participação (Processo Participação de Cidadão, nesta ordem) como 1:n.
(E) Autoria (Processo Autoria de Cidadão, nesta ordem) como n:1.
Comentário: Depois de ler toda a histórica contada pelo enunciado podemos verificar que o relacionamento Participação deve permitir que 1 Cidadão participe de vários processos. Desta forma, temos que ter um relacionamento 1:n entre cidadão e processo. Neste caso, a nossa resposta está na alternativa B.
Gabarito: B.
58. Resumidamente e, ainda, considerando todas as condições e pré-condições de ambiente já existentes para garantir o funcionamento adequado de um banco de dados, um Técnico, usando MySQL 5.6, escreveu as seguintes expressões e comandos SQL:
CREATE TABLE NAMES (Id integer PRIMARY KEY, Name text);
INSERT INTO NAMES VALUES(1,'Tom');
INSERT INTO NAMES VALUES(2,'Lucy');
INSERT INTO NAMES VALUES(3,'Frank');
INSERT INTO NAMES VALUES(4,'Jane');
INSERT INTO NAMES VALUES(5,'Robert');
SELECT Name FROM NAMES WHERE Id = 3 or Id = 5;
Quanto à construção do Schema e quanto à execução do Select, este, presumidamente, especificado para recuperar Frank e Robert, o resultado foi
(A) erro, porque todos os Insert deveriam ter sido escritos seguindo a sintaxe exemplo INSERT INTO NAMES VALUES OF (1,'Tom').
(B) erro, porque o SQL deveria ter sido executado como SELECT Name FROM NAMES WHERE Id = 3 or = 5.
(C) a recuperação de Frank e Robert.
(D) erro, porque o CREATE deveria ter sido escrito CREATE TABLE NAMES (Id integer PRIMARY KEY, For Name text).
(E) a recuperação de 3 Frank e 5 Robert.
Comentário: Vejam que essa questão, embora tenha como tema MySQL, trata de uma questão de SQL. Você conseguiria responder sem problemas apenas entendendo que as inserções foram feitas com sucesso na tabela e que a consulta vai retornar apenas as informações da coluna Name. Sendo assim a recuperação de Frank e Robert foi executada com sucesso e nossa resposta está presente na alternativa C.
Gabarito: C.
Essas foram as questões desta provas. Votaremos em breve com mais comentários de questões de 2017.
Forte abraço e bons estudos,
Thiago Cavalcanti
O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) definiu o Cebraspe como banca organizadora…
O concurso do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que inicialmente previa 350 vagas, agora,…
Já estão disponíveis os resultados preliminares, bem como o prazo de recursos, da etapa de…
A Prefeitura de Bebedouro, município do estado de São Paulo, divulgou o novo edital de…
Seguem abertas as inscrições para o concurso Guarda de Porto Nacional, no estado do Tocantins,…
Foi publicado o edital de concurso público do IPREM Cerqueira César (Instituto de Previdência Social…