Artigo

Prova da Semana – Comentário da prova do TCE – SC – Auditor – Tecnologia da informação – BD e BI

Apresentamos abaixo as questões da prova da TCE-SC devidamente comentadas para o cargo de Auditor de TI. Vamos resolver essas questões no periscope de hoje a noite, às 21 horas. Se você quiser tirar dúvidas ao vivo e gratuitamente sobre as questões de BD e BI não perca essa oportunidade. Aproveita para me seguir no facebook e no periscope. Vamos então para as questões:

Questões comentadas: TCE-SC (BANCA: CESPE)

  1. Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-SC Cargo: Auditor de TI

Acerca dos sistemas gerenciadores de banco de dados MySQL e PostgreSQL, julgue os itens subsequentes.

61 Na administração do MySQL 5.6, ao se executar o becape full lógico por meio do aplicativo mysqldump, recomenda-se verificar a integridade dos dados antes de realizar o becape. Nesse caso, a sintaxe correta é a mostrada a seguir. mysqldump -u usuario -p senha –check-all-db –all-databases > arquivo.sql

62 O PostgreSQL 9.3 provê serviço de replicação de dados nativa, ou seja, não exige a instalação de softwares adicionais de terceiros. Contudo, uma vez que o pg_xlog é protegido contra cópias advindas de outros hosts, essa replicação é assíncrona.

Comentário: Vamos lá comentar cada uma das alternativas acima.

[61] O mysqldump de fato executa um bacape lógico, ele produz um conjunto de comandos SQL que possam reconstruir as tabelas e os dados. Contudo, não existe nenhuma recomendação para verificação da integridade dos dados antes do bacape. O comando está com todos os parâmetros corretos, exceto, o –check-all-db que não existe na documentação oficial.

[62] Para responder essa questão precisamos primeiramente entender o que é o pg_xlog. O diretório $PGDATA/pg_xlog é utilizado pelo postgreSQL para armazenar logs de transações. Esses logs também são usados na replicação binária. O postgres possui esse serviço de replicação assíncrona desde a versão 9.0, consiste em uma replicação binária com hot standby.

O que acontece neste tipo de replicação é que temos os Master Server e os Standby Server. Existe um parâmetro que pode ser passado na definição dos Master Servers que especifica os nomes dos Standby Servers que devem ser síncronos (synchronous_standby_names (string)). Caso esse parâmetro esteja presente a execução da transação deve considerar a modificação dos dados tanto no Master Server quanto no Standby.

Vejam que não temos como definir que esse tipo de replicação nativa é síncrono ou assíncrono. No caso de ser síncrono os Servidores receberão os processos walsender e walreceiver para troca de mensagens entre eles. Desta forma, a alternativa encontra-se incorreta.

Desabafo: essa questão foge de qualquer contexto de prova de concurso, acho que até um DBA teria dificuldade de responder essa questão com 100% de certeza.

Gabarito: E E

  1. Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-SC Cargo: Auditor de TI

A respeito de sistemas de becape e restauração, julgue o próximo item.

79 O becape do tipo incremental provê o uso mais eficiente do espaço de armazenamento, uma vez que não gera cópias duplicadas de arquivos, porém suas restaurações são mais lentas e mais complexas em comparação aos processos dos becapes full e diferencial.

Comentário: Os backups incrementais guardam as diferenças entre o último backup feito, seja ele incremental ou completo e o atual. Para recuperar o banco de dados precisamos, neste caso, do último backup full e dos backups incrementais subsequentes. Eles ocupam menos espaço em disco, mas são mais complexos em comparação com os outros tipos de backup. Vejam aproveitar para tratar da definição de backup diferencial.

Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Não marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). Se você estiver executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração de arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.

Desta forma podemos assinalar a alternativa acima como correta.

Gabarito: C

  1. Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-SC Cargo: Auditor de TI

Julgue os itens a seguir, acerca de dado, informação, conhecimento e inteligência.

90 Define-se informação como significado, ou seja, como registros icônicos e simbólicos — fonéticos ou numéricos — e signos — linguísticos, lógicos ou matemáticos —, por meio dos quais se representam atos, conceitos ou instruções.

91 O atributo de inteligência depende mais da qualidade da informação disponível do que da sua quantidade, tendo, portanto, natureza qualitativa.

Comentário: Vamos analisar cada uma das alternativas acima.

[90] Vejamos uma definição formal de informação: Informação é todo o conjunto de dados devidamente ordenados e organizados de forma a terem significado. Dados por sua vez pode ser definido como uma representação dos fatos, conceitos ou instruções de uma maneira normalizada que se adapte à comunicação, interpretação e processamento pelo ser humano ou através de máquinas. Os dados são representados por símbolos como por exemplo as letras do alfabeto: a, b, c , etc, mas não são em si a informação desejada. Vejam que a alternativa troca o significado de dados e informação, estando, portanto, incorreta.

[91] Existe uma estrutura baseada nas noções de qualidade versus quantidade, classificando a informação em quatro níveis, na medida em que é agregado valor a cada nível, e nos apresenta essa estrutura através da pirâmide informacional, dado, informação, conhecimento e inteligência. Assim, explica que o atributo da inteligência é mais de caráter qualitativo que quantitativo, uma vez que depende mais da qualidade da informação adquirida do que de sua quantidade, ao contrário dos dados, onde a quantidade de informação é mais importante que sua qualidade aparente. Desta forma a alternativa encontra-se correta.

Gabarito: E C

  1. Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-SC Cargo: Auditor de TI

A respeito de dados estruturados, não estruturados e abertos, julgue os itens subsequentes.

92 Dados abertos são os dados de livre utilização, reutilização e redistribuição, exigindo-se, no máximo, créditos à autoria e compartilhamento pela mesma licença.

93 Em se tratando de dados estruturados, a informação de esquema está mesclada aos valores dos dados, e cada objeto de dados pode ter atributos diferentes, que não são conhecidos com antecedência. Essa característica os diferencia de dados não estruturados.

Comentário: Vamos, mais uma vez, comentar as assertivas acima.

[92] Dados abertos (open data) correspondem à ideia de que certos dados devem estar disponíveis para que todos usem e publiquem, sem restrições de direitos autorais e patentes ou outros mecanismos de controle. Segundo a Open Definition, dados abertos são dados que podem ser livremente utilizados, reutilizados e redistribuídos por qualquer pessoa – sujeitos, no máximo, à exigência de atribuição à fonte original e ao compartilhamento pelas mesmas licenças em que as informações foram apresentadas. Analisando a definição, podemos marcar a alternativa como correta.

[93] Dados estruturados são organizados em linhas e colunas, geralmente são encontrados em banco de dados relacionais, são eficientes quanto à recuperação e processamento. Cada coluna deve ter o mesmo tipo de dados para todos os valores diferentes de nulo, assim como as linhas devem possuir registros que satisfação as restrições de integridade descritas na definição da tabela. A definição da questão é confusa e se assemelha com o contexto de dados semi-estruturados. Assim, podemos concluir que a afirmação está incorreta.

Gabarito: C E

  1. Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-SC Cargo: Auditor de TI

Com relação aos bancos de dados relacionais, julgue os próximos itens.

94 O catálogo de um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional armazena a descrição da estrutura do banco de dados e contém informações a respeito de cada arquivo, do tipo e formato de armazenamento de cada item de dado e das restrições relativas aos dados.

95 Denomina-se visão uma tabela única derivada de uma ou mais tabelas básicas do banco. Essa tabela existe em forma física e viabiliza operações ilimitadas de atualização e consulta.

96 Em bancos de dados relacionais, as tabelas que compartilham um elemento de dado em comum podem ser combinadas para apresentar dados solicitados pelos usuários.

Comentário: O dicionário de dados ou catálogo de dados contém as descrições das estruturas dos objetos presentes na base de dados. Presente em todos os SGBDs relacionais ele guarda os metadados ou informações a respeitos dos objetos armazenados. Podemos marcar como correta a assertiva 94.

A definição de visão presente no padrão SQL/ANSI é de uma estrutura temporária que armazena informações advinda de uma ou mais tabelas. A visão não é armazenada fisicamente em disco e é removida ou apagada ao final da sua utilização. Sendo assim, a alternativa 95 encontra-se incorreta.

Dentro do contexto de bancos de dados relacionais, é possível usar as operações de junção. Essas operações utilizam atributos que operam sobre o mesmo domínio presentes em cada uma das tabelas. Esses atributos são utilizados para juntar ou relacionar uma tabela com a outra, sempre que tivermos os mesmos valores em ambas as tabelas. Vejam que temos mais uma vez uma alternativa correta.

Gabarito: C E C

  1. Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-SC Cargo: Auditor de TI

No que concerne à modelagem dimensional, julgue o item que se segue.

97 Um modelo dimensional é composto por uma tabela com uma chave simples, denominada tabela de fatos, e um conjunto de tabelas maiores, que contém chaves compostas, conhecidas como tabelas de dimensão.

Comentário: Um modelo dimensional simples é composto por uma tabela fato e várias tabelas dimensão. A chave da tabela fato é composta pela chave, geralmente artificial, de cada uma das dimensões. A chave artificial geralmente é uma chave simples. Alternativa incorreta.

Gabarito: E

  1. Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-SC Cargo: Auditor de TI

Julgue os itens subsecutivos, acerca de mineração de dados.

98 Para a realização de prognósticos por meio de técnicas de mineração de dados, parte-se de uma série de valores existentes obtidos de dados históricos bem como de suposições controladas a respeito das condições futuras, para prever outros valores e situações que ocorrerão e, assim, planejar e preparar as ações organizacionais.

99 As aglomerações, tipos de informação obtidos por meio da mineração de dados, caracterizam-se por se ligarem a um único e específico evento, em torno do qual ocorrem várias ações, com produção sistêmica de informações gerenciais que apoiarão uma nova ocorrência do mesmo tipo de evento.

Comentário: A alternativa 98 trata dos aspectos de previsão relacionados a mineração de dados. Basicamente você deve escolher um algoritmo, parametrizar, utilizar dados históricos das bases de dados como entrada e tentar prever o futuro. O texto da questão está correto.

Aglomerações ou clusters são grupos de indivíduos de uma amostra que possuem características semelhantes. Geralmente são definidos intervalos de valores, para cada intervalo temos um clusters, agrupamento ou aglomeração. Essa ideia de eventos em série relacionados a um evento inicial está relacionada a técnicas de associação. Questão, portanto, encontra-se incorreta.

Gabarito: C E

Concluímos aqui a análise das questões de BD e BI. Se você gostou deixa um comentário! :) E lembre-se do nosso periscope hoje a noite!

Forte abraço,

Thiago Cavalcanti

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.