Prezados Alunos,
Abaixo comentamos a prova de Técnico de Programação do STM.
Acerca dos conceitos de normalização de dados e dos modelos de dados, julgue os itens subsequentes.
61 Uma tabela estará na segunda forma normal (2FN) quando, além de estar na terceira forma normal (3FN), ela contiver dependências funcionais parciais.
62 A passagem à terceira forma normal (3FN) tem como objetivo principal gerar o modelo lógico de dados; por isso, ela não visa eliminar redundância de dados, como ocorre com as demais formas normais.
63 O modelo conceitual, que reflete uma estrutura simplificada do banco de dados, é responsável por registrar como os dados estão armazenados no sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD).
64 Comparativamente aos usados pelos usuários leigos, os modelos de dados utilizados por programadores são considerados menos abstratos, pois contêm mais detalhes de como as informações estão organizadas internamente no banco de dados.
65 A transformação do esquema de tabela não normalizada em um esquema relacional na primeira forma normal (1FN) consiste da eliminação das tabelas aninhadas.
Comentário: Vamos comentar cada uma das alternativas acima.
Gabarito: E E E C C
Julgue os próximos itens, que dizem respeito aos SGBDs Oracle, MySQL e PostgreSQL.
66 Em um pacote (package) no SGBD Oracle, a implementação dos métodos juntamente com quaisquer métodos privados e atributos permanece oculta no corpo do pacote.
67 Uma sequência (sequence) Oracle pode gerar uma série de números distintos, tanto na ordem crescente quanto na decrescente.
68 Nas tabelas do tipo InnoDB do MySQL, o armazenamento dos dados pode ser realizado por um ou mais arquivos separados.
69 Uma desvantagem do PostgreSQL em relação aos demais SGBDs é que ele não oferece recursos necessários para se realizar a replicação de dados.
70 No SGBD Oracle, uma coluna com restrição do tipo UNIQUE pode ser declarada como NOT NULL.
Comentário: Vamos responder cada uma das alternativas acima.
Gabarito: C C C E C
Considerando as informações apresentadas na figura precedente (captura de tela de uma sessão do SQL*Plus), relativas a comandos SQL, julgue os itens que se seguem.
71 A instrução contida na linha 3 possibilita a inserção de informações em um buffer que poderá ser lido por outro procedimento ou pacote.
72 Empregada de forma correta no código em questão, pois se relaciona a um bloco anônimo de PL/SQL, a variável &numero_proc, na linha 2, não pode ser utilizada em comandos DML.
73 O código em tela não criará nenhum objeto no banco de dados, como, por exemplo, procedure, triggers, packages e functions.
74 Ao se fechar a sessão do SQL*Plus na qual foi capturada a tela em apreço, a variável definida na linha 2 persistirá no banco de dados.
75 Na linha 2, o trecho &numero_proc constitui uma variável do tipo bind.
Comentário: Vamos comentar cada uma das alternativas acima:
A variável de ligação (bind variable) funciona como um parâmetro da instrução SQL, sendo um elo de ligação entre o servidor de banco de dados e o ambiente de programação ou interface de acesso que o utiliza, para a passagem de valores dinâmicos a cada execução do SQL.
Variáveis de ligação de entrada podem ocorrer em valores na cláusula WHERE de um SELECT, UPDATE ou DELETE, em valores na cláusula SET do UPDATE, na cláusula VALUES do INSERT ou ainda em parâmetros e valores em um bloco de código procedural. Já variáveis de ligação de saída são o meio de se obter os valores resultantes na cláusula de retorno de um SELECT ou como variáveis de saída de um bloco procedural.
As variáveis de ligação são definidas na fase de preparação de uma instrução SQL. Antes de cada execução desse SQL, deve ser feita a efetiva ligação dos parâmetros, atribuindo-lhes valores. Os bancos de dados possuem diferentes sintaxes para definir variáveis de ligação. Variáveis bind no Oracle são nomes precedidos por dois-pontos (:nome). Logo, temos uma alternativa incorreta.
Gabarito: C E C E E
A respeito de ETL, julgue os itens a seguir.
101 Em processos ligados a ETL, os dados são identificados e extraídos de diferentes fontes, incluindo sistemas de banco de dados e aplicações.
102 O ambiente ETL permite a visualização dos dados para análise de maneira multidimensional.
Comentário: Vejamos os comentários sobre cada uma das afirmações acima.
Gabarito: C E
Qualquer dúvida estou às ordens,
Forte abraço e bons estudos,
Thiago Cavalcanti
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…
Ver comentários
Percebi que o CESPE deu um aprofundamento mais intenso nos SGBDs.