Abaixo comentamos a prova do concurso da SDS/PE para o CARGO 11: PERITO CRIMINAL, mais especificamente da ÁREA 7, que corresponde aos cursos de CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO OU SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
Essa prova ocorreu em 2016 e tivemos apenas 3 questões relacionadas a banco de dados e nenhuma de BI. Todas a três questões tratam de SQL. Vamos comentá-las agora!
Na linguagem SQL, o comando create table é usado para criar uma tabela no banco de dados; enquanto o relacionamento entre duas tabelas pode ser criado pela declaração
A null.
B primary key.
C constraint.
D auto_increment.
E not null.
Comentário: A sintaxe do comando create table presente no SQL/ANSI, apresenta uma cláusula que permite da definição das restrições de integridade de uma tabela: a cláusula constraint. Uma destas restrições é a restrição de integridade referencial. Nela você define o relacionamento entre duas tabelas por meio da criação de chaves estrangeiras. O interessante da definição das restrições de chaves após a definição das colunas é que você pode definir chaves, primárias ou estrangeiras, compostas.
Analisando o exposto no parágrafo anterior podemos assinalar a alternativa C como a nossa resposta. O gabarito do CESPE aponta na mesma direção, não temos, portanto, o que questionar em relação a questão.
Gabarito: C
Na linguagem SQL, quando for necessário obter uma lista e criar uma condição, pode-se utilizar a cláusula
A min.
B sum.
C where.
D avg.
E max.
Comentário: O comando select de SQL permite que você restrinja os valores retornados por uma consulta por meio de condições ou predicados descritos na cláusula where. Perceba que as outras alternativas da questão apresentam funções agregadas, elas fazem agrupamentos de tuplas de uma tabela. Se quisermos fazer restrições sobre valores das funções agregadas utilizamos a cláusula having.
Mais uma vez a resposta está na alternativa C.
Gabarito: C
Em SQL, para alterar a estrutura de uma tabela do banco de dados e incluir nela uma nova foreign key, é correto utilizar o comando
A convert.
B group by.
C alter table.
D update.
E insert.
Comentário: Para fazer alterações em objetos já criados dentro do banco de dados utilizamos o comando ALTER. No caso específico de alteração de tabelas fazemos uso do comando ALTER TABLE. Por meio desse comando é possível, por exemplo, inserir novas colunas na tabela, modificar nomes de colunas e criar ou modificar restrições de integridade. Para criar uma nova chave estrangeira na tabela basta usar o comando abaixo:
ALTER TABLE Orders
ADD CONSTRAINT fk_PerOrders
FOREIGN KEY (P_Id)
REFERENCES Persons(P_Id)
Percebam que P_Id é um atributo da tabela Orders que referencia outro atributo da tabela Persons. Mais uma vez, nosso gabarito está na alternativa C.
Gabarito: C
Voltamos em breve com mais provas comentadas!
Forte abraço,
Thiago Cavalcanti
Ministra do MGI dá novos detalhes sobre 2ª edição do CNU Novidades acerca da nova…
Precisando de ajuda na sua preparação para o concurso da Secretaria da Fazenda do Estado…
Inscrições em breve e provas em julho. Confira neste artigo as principais datas do concurso…
Atenção, concurseiro. Novidades sobre a segunda edição do Concurso Nacional Unificado - CNU! Em entrevista…
Conheça neste artigo os requisitos do cargo de Papiloscopista do concurso IGP RS e ganhe…
Cadernos de Questões para o concurso Sefaz RJ: resolva questões sobre o conteúdo do edital…