Olá, meus amigos
Hoje estou passando para informar que analisei detidamente todas as questões de LEGISLAÇÃO ORGÂNICA DA DP, DIREITO PENAL e PROCESSUAL PENAL que foram cobradas na prova da DPGE-RJ, no último domingo, e cheguei à conclusão de que cabem alguns recursos.
Vou transcrever, abaixo, de forma sintética, minhas observações a respeito das questões que analisei (Todos os números se referem às provas TIPO 1).
TÉCNICO MÉDIO
QUESTÕES ANALISADAS – 21 A 30 (EXCETO 22 e 24, pois são referentes ao regime dos servidores)
RECURSOS
Questão 26 – GABARITO: Letra E. Contudo, A ALTERNATIVA C TAMBÉM ESTÁ CORRETA, nos termos do art. 20-C, VII da LCE 06/77 (especificamente no que tange aos processos disciplinares) e art. 105-C, IV da LC 80/94 (que estabelece a participação, com direito a voz, mas não voto, em todas as reuniões do Conselho Superior).
Portanto, entendo que a questão deve ser ANULADA, até porque o enunciado pede que a questão seja respondida com base tanto na LCE 06/77 quando com base na LC 80/94.
TÉCNICO SUPERIOR JURÍDICO
QUESTÕES ANALISADAS: 21 A 30 (LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL)
RECURSOS: Questão 26.
A matéria abordada é referente ao Direito das Sucessões. Embora esteja prevista no edital, não é relativa à Legislação Institucional. A questão não diz que Mévio é servidor público do Estado, logo, não dá para incluir no “regime dos servidores”.
Desta forma, a prova “furtou” uma questão de Legislação Institucional, pois cobrou um tema não previsto nesta parte do edital. Vejamos:
Página 12 (10 questões de legislação institucional) – Não cumprido
(1. Processo administrativo disciplinar, sindicância e inquérito; o Regime Jurídico Único dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (Decreto-lei nº 220/75 e Decreto nº 2.479/79 e alterações posteriores); o regime de previdência dos servidores públicos (Lei Estadual nº 5.260/2008). 2. Prerrogativas e garantias dos defensores públicos relacionadas com processo civil e penal: Lei Orgânica Nacional da Defensoria Pública, Lei Orgânica da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. Assistência jurídica integral e gratuita: aspectos processuais. 3. Lei nº 1.060/50. Emenda Constitucional 45/2004. Lei Complementar n. 80/94. Lei Federal 8842/94. Lei Complementar 06/77. Emenda Constitucional 69/2012. Emenda Constitucional 74/2013. Requerimento de gratuidade de justiça; indeferimento, recursos aplicáveis. Efeito suspensivo. Curador especial.
QUESTÕES ANALISADAS: 61 a 70 (Direito Penal e Processual Penal)
RECURSO – QUESTÃO 66 – GABARITO LETRA D.
Contudo, a ALTERNATIVA E TAMBÉM ESTÁ CORRETA. O STJ entende que a nova condenação não pode ser superior àquela contida na sentença anulada, de maneira que deve prevalecer, para fins de cálculo da prescrição, a pena efetivamente aplicada na sentença anulada (eis que a nova sentença não poderá fixar tempo de pena superior).
(Ver HC 228.856/SP – STJ)
Portanto, a questão deve ser ANULADA.
RECURSO – QUESTÃO 70 – GABARITO LETRA E
Entendo que a conduta de atear fogo se insere no âmbito de tutela da Lei Protetiva, a Lei 11.340/06, pois se trata de forma de lesão à mulher, no âmbito da violência doméstica, ainda que seja uma lesão meramente patrimonial (A corroborar isso, art. 5º, I da Lei 11.340/06 e HC 172634/DF – STJ).
Desta maneira, ambos os delitos deveriam ser julgados pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
Portanto, a questão deve ter o gabarito alterado de E para B.
Espero ter ajudado, meus amigos!
Bons estudos!
Prof. Renan Araujo
2025 será mais um grande ano dos concursos públicos! Já pensou em nunca mais ser…
Quer saber quais concursos abertos estão esperando por você nos próximos meses? São diversas oportunidades…
Quer ficar por dentro das notícias de concursos público da área da Saúde? Neste resumo,…
Olá, pessoal, tudo bem? Neste artigo estudaremos tudo o que é mais importante sobre o…
Estão encerradas as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Jaborá, em Santa Catarina.…
Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o 2º simulado especial TRT PE para os cargos…