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Prova Comentada TRT 20ª Região – Português (Técnico)

Olá, pessoal! Tudo bem?

Aqui fala o Professor Felipe, de Língua Portuguesa. Trouxe hoje a prova comentada de Técnico Judiciário do TRT 20ª Região, realizada nesse último domingo. Para ser mais prático para vocês, inseri também as questões e os textos.

Vamos lá!

Prova tipo 005

Comentários: 

Há entre os dois períodos uma relação de explicação. Segundo o texto, seria possível “mudar o mundo” porque os folhetos de cordel (e seu conteúdo engajado) são fáceis de compartilhar com outras pessoas. Em outras palavras, a literatura de cordel traz temas como questões raciais, de gênero, de diversidade sexual e história. O autor do texto defende que a facilidade de transmissão e distribuição “física” do cordel também pode ajudar a transmitir facilmente um conteúdo crítico que transforme ” a sociedade em uma realidade onde exista mais equidade e respeito pela diversidade”. Isso, então, “mudaria” o mundo. 

Portanto, temos que buscar nas opções um conector com sentido de explicação: “uma vez que”. Gabarito letra C.

Comentários: 

I- Item correto. A vírgula, de fato, está separando uma oração adverbial de tempo de uma segunda oração, também adverbial de tempo:

(1) Nos últimos quatro anos, (2) desde que comecei a publicar os meus cordéis, recebi  centenas de mensagens com depoimentos de educadores que compram meus folhetos e utilizam minhas rimas para falar sobre questões raciais

II- Item correto. A oração subordinada, quando anteposta à principal, deve vir marcada por vírgula. Veja que (2) é uma oração subordinada adverbial temporal anteposta e (1) é a oração principal:

(2) desde que comecei a publicar os meus cordéis, (1) recebi centenas de mensagens…

III- Item correto. A separação de orações coordenadas com sujeitos diferentes é um dos casos recomendados de uso da vírgula antes do “e” :

Na primeira oração, o sujeito é: séculos de esquecimento

Na primeira oração, o sujeito é: muita gente

séculos de esquecimento começam a ser rompidos, e muita gente escuta falar

Todos itens estão corretos. Gabarito letra E.

Comentários: 

a) O texto diz que o cordel um dia “pode virar artigo de museu”. Dizer que “vem se tornando” é ir além do texto, é uma extrapolação. Incorreta.

b) Em nenhum momento é dito que a linguagem do cordel é “nem sempre recomendável”. Além disso, o autor defende que o cordel é “ideal para a sala de aula”. Incorreta.

c) Isso não foi dito no texto. O autor não diz exatamente por que há preconceito contra o cordel, embora diga que há indicações de que vá virar “artigo de museu”. Então, haveria preconceito por ser antigo, não pelo teor. Errada.

d) Exatamente, essa é a alternativa que resume o texto:

“Os folhetos de cordel são baratos, acessíveis e extremamente fáceis de transportar e de compartilhar com outras pessoas. Melhor ainda: são ideais para a sala de aula. Entre rimas, estrofes e melodias, muitos assuntos pertinentes podem ser tratados e debatidos.”

Ao final, também foi acrescentado que há preconceito contra o cordel e que este deve ser valorizado, ou pode virar “artigo de museu”. Correta.

e) Nessa alternativa, o examinador tenta inserir comentários com os quais talvez o candidato se identifique, mas que não estão contidos no texto. Não houve referência a ideias “facilmente aceitáveis” por minorias políticas. Errada.

Gabarito letra D.

Comentários: 

Quando a preposição “para” tiver sentido de finalidade, normalmente poderemos substituí-la pela locução prepositiva equivalente: ” a fim de”. A banca explorou alguns casos em que isso não é possível.

Nas letras A, C e E, a preposição “para” está diretamente ligada a um adjetivo, com função de complemento nominal. Esse termo é preposicionado, tem que trazer uma preposição. Não seria possível substituir pela locução prepositiva “a fim de”. Bem, essa é a explicação sintática; contudo, basta tentar substituir e você perceberá que não funciona.

Na letra “e”, a preposição “para” tem sentido de “direção ou destino”. Não poderia ser trocada por termo com sentido de finalidade.

Na letra b, a expressão ” a fim de” introduz uma oração reduzida com sentido de finalidade. Então, está perfeito o uso. Gabarito letra B.

Comentários: 

Pessoal, o presente do subjuntivo cai demais nas provas da FCC: temos que saber que sua terminação é A/E. A conjunção “que” ajuda a identificar e conjugar esse tempo: que eu falE, que eu casE, que eu façA, que possA

Então, podemos eliminar as letras E, B e C, pois o verbo “exista” está no tempo presente do modo subjuntivo, que indica “hipótese”, “conjectura”. Exortar significa “estimular”, “persuadir”, “animar”, o que combinaria melhor com o modo imperativo ou com futuro do pretérito, quando usado para indicar sugestão, conselho ou polidez.

A letra D está incorreta. O verbo haver, com sentido de existir, é impessoal e não se flexiona. Portanto, deve permanecer no singular.

A letra A está correta e versa sobre concordância.

A regra cobrada é simples: Se o sujeito composto está posposto ao verbo, este pode flexionar-se para concordar com o núcleo mais próximo ou com o sujeito todo, no plural. Em outras palavras, se o verbo veio antes do sujeito composto, há duas possibilidades de concordância.

Gabarito letra A.

Comentários: 

Vamos dividir o item em duas metades e indicar o trecho que justifica a paráfrase ali contida:

Assertiva: No texto, assinala-se a infantilização dos adultos de hoje que, de um lado, precisam de ajuda para resolver diversos tipos de conflito e…

Texto: embora estejamos na idade adulta, não sabemos lidar com a vida sozinhos. Precisamos de um treinador que nos ajude a comer, conseguir amigos e emprego, lidar com conflitos matrimoniais e profissionais, arrumar as finanças e até mesmo organizar os armários. Uma espécie de infância permanente do indivíduo.

(se o adulto precisa de ajuda para conseguir amigos e emprego, assim como “lidar com conflitos matrimoniais e profissionais”, então está correta afirmativa.)

Assertiva: …de outro, creem que atingirão suas metas sem maiores esforços.

Texto: Os adultos infantilizados desse início de milênio encarnam a geração do “eu mereço”. Alcançar sonhos, ideais ou mesmo objetivos parece ser compreendido como uma consequência natural do próprio existir, de preferência imediata

(Quando o texto diz que é “consequência” natural do próprio existir, dá a entender que é automático, sem esforço. Então, está correta a assertiva.)

Item I. Correto.

Alternativa perigosa. Não foi a infância que se tornou um “período de consumo extremo”. Foi a idade adulta que foi infantilizada, no sentido de que os adultos não sabem resolver seus conflitos assim e são comparadas às crianças. A referência do texto é que os EUA são um país que transformou a infância em uma indústria bilionária de consumo e que é de lá que foi importando o termo “coach”. Então, a banca tentou induzir o candidato a uma generalização de um referência específica.

Item II. Incorreto.

Novamente, o examinador “adiciona” reflexões que provavelmente o candidato poderia fazer na hora prova: “coaches para um mundo mais competitivo”… Entretanto, o texto não fala de aumento da competitividade nem que as pessoas se esforçam ao máximo para atingir suas metas. Pelo contrário, a crítica é que os “coaches” seriam um atalho para adultos infantilizados que não querem se esforçar.

Item III. Incorreto. Gabarito letra E.

Comentários: 

Temos que ter “no sangue” os conectivos concessivos: Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, apesar de, em que pese…

Está correta a letra B, que trouxe  a principal conjunção concessiva: “embora”.

Quando, assim que e a partir de têm sentido de tempo. A letra A não trouxe nenhuma conjunção e tem sentido de processo em andamento. Gabarito letra B.

Comentários: 

a) Incorreto. Após o “cuja” não devemos inserir artigo.

b) Correto. O sinal de dois-pontos pode ser utilizado entre orações que guardem entre si relação semântica de explicação ou conclusão. Nessa questão, a segunda oração explica o que é o “algo novo” nesse cenário, mencionado na oração anterior.

c) Incorreto. O elemento retoma “conceito de infância”.

d) Incorreto. O sinal de crase não pode ser suprimido, pois marca a fusão da preposição “a” exigida pelo nome “direito” com o pronome demonstrativo “a”:

Direito (a + aproteção dos pais e direto (a + “a” { aquela}) do Estado.

e) Incorreto. Implicado tem sentido de “envolvido”. Compelido tem sentido de “obrigado, induzido”. Não são sinônimos. Gabarito letra B.

Comentários:

Vejam o presente do subjuntivo de novo na mesma prova!! Juntamente com o pretérito imperfeito do indicativo (amava, fazia), esse é um dos tempos favoritos da banca.

Já sabemos que sua terminação é A/E. A conjunção “que” ajuda a identificar e conjugar esse tempo: que eu falE, que eu casE, que eu façA, que possA…

a) Correta. “que se esforcEm”. Mesmo tempo e modo.

b) Presente do indicativo.

c) Pretérito imperfeito do subjuntivo. (-SSE)

d) Pretérito perfeito do indicativo.

e)  Pretérito perfeito do indicativo.

Gabarito letra A.

Comentários:

Vamos apontar os erros direto nas alternativas:

(A) A visão que os adultos atualmente tem têm da criança foi historicamente construído  construída ao longo das transformações sóciais sociais e históricas.

(B) No passado, nem sempre as questões relacionadas à criança fazia faziaM com que esta fosse vista, pela sociedade, como um ser que necessita de atenção diferenciada e proteção do Estado.

(C) Surge, no início do século XVII, juntamente com o desenvolvimento de noções inovadoras sobre o comportamento infantil, um novo tipo de literatura pedagógica destinada aos pais e educadores.

(D) O desenvolvimento de sentimentos específicos em relação a infância tornaram-se  tornou-se mais significativos significativo durante o século XVII, quando começa começaM  a mudar certos costumes começam a mudar.

(E) Segundo pesquisadores, como nem todas as crianças vivem a infância propriamente dita, devido as a suas condições econômicas, sociais e culturais, as particularidades da infância não são reconhecidas por todas as crianças.

Gabarito letra C.

Então é isso, pessoal. A prova não foi difícil e seguiu o modelo padrão da FCC, com a esperada ênfase em conectivos, verbos e pronomes. Não observei nenhuma falha grave que pudesse ensejar um recurso realista.

Espero que tenham ido bem, grande abraço e bons estudos!!

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Coordenação

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  • Professor por que a alternativa (e) da questão 10 ficou "devido a", tem-se ali em seguida um pronome possessivo feminino no plural, não seria caso de crase facultativa? Por que está errada?

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