Prova comentada TCE/PA – Cargo 3 – Administração
Oi pessoal!
Hoje consegui olhar a prova do Cargo 3 do TCE/PA e comentei as questões de administração.
Foi uma prova de nível entre intermediário e difícil, com questões muito bem elaboradas. Infelizmente, não encontrei nenhuma possibilidade de recursos. Vamos às questões:
Acerca da evolução da administração pública no Brasil e das abordagens da administração, desde a abordagem clássica até a contingencial, julgue os itens a seguir.
51 O Decreto-lei n.º 200/1967, na tentativa de modernizar a gestão pública no Brasil, estabeleceu como princípios fundamentais o planejamento, a organização, o treinamento e a direção.
Comentário:
Questão de pura memorização. Os princípios fundamentais mencionados pelo DL 200/67 são: planejamento, coordenação, descentralização, delegação de competência e controle.
GABARITO: Errado.
52 O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado foi criado na transição entre o governo de Collor e o de Itamar Franco, com a finalidade de aumentar a governança do Poder Executivo.
Comentário:
O PDRAE foi criado no Governo Fernando Henrique Cardozo, com a finalidade de implantar princípios gerenciais na administração pública brasileira.
GABARITO: Errado.
53 O princípio da divisão do trabalho, estabelecido pela escola clássica, consiste na criação de uma unidade de comando e uma unidade de direção para cada equipe de trabalho.
Comentário:
O princípio da divisão de trabalho de Fayol consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência da organização. Unidade de comando e unidade de direção são outros princípios.
GABARITO: Errado.
54 No formato clássico, organização orientada para processo deve estruturar, temporariamente, um grupo de pessoas e recursos para executar determinada tarefa.
Comentário:
Processos são perenes, por isso falar em estruturas temporárias para processos não faz o menor sentido! Estruturas temporárias são para os projetos.
GABARITO: Errado.
55 No contexto das relações de trabalho, uma das contribuições da escola das relações humanas é a constatação do efeito positivo decorrente do investimento da administração no desempenho humano.
Comentário:
A escola das relações humanas percebeu que quando a organização se dedica ao funcionário ele se sentirá satisfeito e motivado, sendo essa uma de suas principais contribuições.
GABARITO: Certo.
A respeito de aspectos inerentes ao planejamento, julgue os próximos itens.
56 Segundo a análise SWOT de um órgão público, a identificação de servidores altamente qualificados em seu quadro de pessoal consiste em uma estratégia para influenciar positivamente o alcance de resultados.
Comentário:
A identificação de forças (como a mencionada na questão) não constitui estratégia, mas simples observação de um aspecto ambiental interno e positivo para a organização.
GABARITO: Errado.
57 A tradução e a interpretação das estratégias de um órgão público realizadas em âmbito departamental caracterizam procedimentos de planejamento tático.
Comentário:
Em outras palavras: o nível tático é o nível dos departamentos. Está certo!
GABARITO: Certo.
58 Na metodologia BSC, os objetivos estratégicos relativos ao capital da informação, ao capital organizacional e ao capital humano são descritos na perspectiva interna da organização.
Comentário:
Capital da informação e capital humano são elementos que entram na perspectiva da aprendizagem e crescimento, e não na perspectiva “processos internos”, se é que foi isso que a banca quis dizer.
Vou além: não está nada claro o que se quis dizer com “capital organizacional”.
GABARITO: Errado.
59 Na administração por objetivos, convém estabelecerem-se objetivos verificáveis e mensuráveis nos níveis estratégico, tático e operacional, com o propósito de controlar e motivar as pessoas a alcançarem resultados.
Comentário:
Questão bastante interpretativa sobre administração de objetivos. Pede que você pense se a administração por objetivos se dá nos diferentes níveis organizacionais (o que está certo). Pede ainda que você pense se ela motiva as pessoas e controla o desempenho, o que também está certo!
GABARITO: Certo.
60 Acordos de cooperação técnica entre organizações para compartilhar conhecimentos e experiências que favoreçam a geração de vantagem competitiva são considerados alianças estratégicas.
Comentário:
Alianças estratégicas são aquelas que se dão entre diferentes organizações com o objetivo de gerar vantagem competitiva para as envolvidas, como no exemplo da questão.
GABARITO: Certo.
61 A declaração exercer o controle externo da gestão dos recursos públicos estaduais em benefício da sociedade expressa a missão de determinado órgão público e traduz seu projeto futuro, explicitando aonde ele pretende chegar.
Comentário:
De fato o exemplo traz uma missão, especificamente a missão do Tribunal de Contas do Estado do Pará. Apesar disso, a missão não é um projeto futuro, um lugar onde se deseja chegar, que constituiria o objetivo. Missão é a razão de existir de uma organização!
GABARITO: Errado.
No que se refere a liderança, comunicação e controle, julgue os itens subsequentes.
62 Nos ambientes organizacionais, a comunicação é realizada de maneira padronizada e, por isso, a abordagem para alcançar determinado objetivo será sempre uniforme.
Comentário:
A comunicação não se dá de maneira padronizada nas organizações nem fora delas, pois é elemento humano amplamente variável em cada interação.
GABARITO: Errado.
63 A orientação estratégica para resultados é uma característica de controle que visa proporcionar confiabilidade, boa comunicação e participação dos envolvidos.
Comentário:
A orientação estratégica para resultados é uma característica dos sistemas de controle, consistindo no fato de que eles devem apoiar a estratégia e ter foco naquilo que é importante para a organização. Não tem nada a ver com o texto bonitinho que a banca resolveu colocar aqui.
GABARITO: Errado.
64 Inventário mensal do volume de materiais ou de produtos em estoque é característico de controle do tipo operacional.
Comentário:
Essa questão exigia um conhecimento mais geral sobre controle para que se entendesse que o controle do dia-a-dia dos materiais (inventário) é controle operacional.
GABARITO: Certo.
65 O impacto das ações do líder sobre os indivíduos e o compromisso permanente e duradouro com a mudança pessoal devem ser considerados para a sustentabilidade da liderança e para a motivação das pessoas.
Comentário:
Questão bastante interpretativa sobre liderança, sem nenhuma cobrança de conteúdo decorado. Aqui você teria que pensar que, de fato, o líder deve pensar no impacto de suas ações sobre os liderados e possuir compromisso com a mudança para que consiga realmente influenciar a liderança e influenciar na motivação das pessoas.
GABARITO: Certo.
Julgue os seguintes itens, relativos a estratégias de gestão de pessoas e gestão do desempenho.
66 As transferências de pessoal dentro da organização, as promoções e os planos de carreira são modalidades de recrutamento interno.
Comentário:
A questão cita diferentes formas de se fazer um funcionário interno assumir outro cargo dentro da própria organização. Trata-se, portanto, de recrutamento interno.
GABARITO: Certo.
67 A verificação de requisitos físicos e mentais, das responsabilidades envolvidas no desempenho do trabalho e das condições de trabalho é realizada na fase de análise de cargos.
Comentário:
Exatamente! Elementos ligados ao ocupante dos cargos são verificados na análise de cargos, e não na descrição.
GABARITO: Certo.
68 O foco das universidades corporativas no que se refere à capacitação de pessoas é aprimorar a educação formal visando preparar profissionais especializados para ocuparem cargos ou funções.
Comentário:
As universidades corporativas organizam o sistema de capacitação da organização, proporcionando aprendizagem voltada para o cargo e para as trajetórias futuras dos indivíduos em suas trilhas de aprendizagem.
GABARITO: Errado.
69 As vantagens de se adotar o modelo de gestão do desempenho nas organizações incluem a adequada alocação de recursos humanos e financeiros e o fortalecimento do vínculo entre recompensas e resultados.
Comentário:
Questão interpretativa. Ter gestão do desempenho permite a melhor alocação dos recursos humanos? R.: Sim! Além disso, permite melhores vínculos entre recompensas e resultados? R.: também!
GABARITO: Certo.
70 O impacto do fator humano nos resultados organizacionais fez emergir a prática organizacional da gestão estratégica de pessoas.
Comentário:
Questão muito interpretativa, sem nenhum conteúdo teórico rígido. Bastava você pensar que, para considerar a gestão de pessoas de forma estratégica foi fundamental entender que as pessoas possuem grande importância para os bons resultados da organização.
GABARITO: Certo.
No que concerne a gestão da qualidade, modelo de excelência gerencial e modelo de gestão pública, julgue os itens que se seguem.
71 As cartas de controle, instituídas na gestão da qualidade, destacam-se entre as principais contribuições de Juran e são utilizadas para mostrar a variação de um processo em determinado período.
Comentário:
As cartas de controle/gráficos de controle são ferramentas criadas por Walter Shewhart, e não por Juran, por isso a questão está errada.
GABARITO: Errado.
72 O diagrama de Ishikawa tem a finalidade de listar todas as atividades de um processo e apresentar uma sequência lógica do que é realizado em cada uma das etapas.
Comentário:
O diagrama de Ishikawa, também conhecido como “gráfico espinha de peixe” , apresenta causas para os efeitos. O diagrama que apresenta a sequência de atividades de um processo é o organograma.
GABARITO: Errado.
73 Os princípios do método Deming incluem a instituição de programa sólido de educação e autotreinamento, a instituição de treinamento no serviço e a instituição de liderança.
Comentário:
Exatamente. Deming instituiu um programa de gestão da qualidade com 14 pontos, incluindo os que estão mencionados pela questão.
GABARITO: Certo.
74 Promover a competitividade e a sustentabilidade e estimular o aprendizado organizacional são benefícios do modelo de excelência em gestão adotado pela Fundação Nacional de Qualidade que podem ser aplicados a qualquer tipo de organização.
Comentário:
Questão detalhista de conhecimento memorizado. Ela cobra dois dos benefícios que a FNQ afirma que derivam da adoção do seu modelo de qualidade. Os benefícios apontados (em 10/08/2016 – data do gabarito) são:
- Promove a competitividade e a sustentabilidade.
- Proporciona um referencial para a gestão de organizações.
- Promove o aprendizado organizacional.
- Possibilita a avaliação e a melhoria da gestão de forma abrangente.
- Prepara a organização para participar do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ).
- Melhora a compreensão de anseios das partes interessadas.
- Mensura os resultados do negócio de forma objetiva.
- Desenvolve a visão sistêmica dos executivos.
- Estimula o comprometimento e a cooperação entre as pessoas.
- Incorpora a cultura da excelência.
- Uniformiza a linguagem e melhora a comunicação gerencial.
- Permite um diagnóstico objetivo e a mensuração do grau de maturidade da gestão.
- Enfatiza a integração e o alinhamento sistêmico.
GABARITO: Certo.
75 De acordo com o modelo de excelência em gestão pública, a avaliação da gestão de uma organização dá destaque ao seu desempenho em relação ao mercado e visa identificar oportunidades de aprimoramento dos processos considerados excelentes.
Comentário:
A visão de qualidade do MEGP é voltada para a excelência em critérios estabelecidos com base nos mais importantes prêmios internacionais de qualidade. Não se trata, portanto, da comparação do desempenho em relação ao mercado e busca de oportunidades de aprimoramento desta forma.
GABARITO: Errado.
Acerca de gestão de projetos, julgue os itens seguintes.
76 O ciclo de vida de um projeto fica completamente determinado pelas três fases seguintes: a iniciação, que abrange processos de identificação das necessidades e formatação de soluções de forma estruturada; o planejamento, que se constitui de processos de refinamento do objetivo, definição da linha de ação e detalhamento das ações; e a execução, que compreende processos de coordenação de pessoas e recursos necessários.
Comentário:
Segundo o Guia PMBOK 5ª Edição o ciclo de vida dos projetos possui as seguintes fases: 1) início; 2) organização e preparação; 3) execução; 4) encerramento, e não três, como mencionado pelo examinador nessa questão.
GABARITO: Errado.
77 O objetivo principal do gerenciamento de projetos é garantir a sua execução de acordo com o prazo definido, os custos estimados e as especificações estabelecidas.
Comentário:
O gerenciamento de projetos serve, essencialmente, para que os projetos possam ser executados de acordo com o que se espera deles. É exatamente o que a questão está dizendo, só que em outras palavras.
GABARITO: Certo.
No que concerne à gestão de processos nas organizações, julgue os itens subsequentes.
78 No mapeamento de processos, uma das ferramentas mais utilizadas é o fluxograma, que possibilita uma visão geral, demonstra a forma de relacionamento dos elementos, mostra as entradas e as saídas e favorece a comparação do processo gráfico com o processo real.
Comentário:
O fluxograma realmente é muito útil para mapear os processos atuais da organização, dando uma visão ampla das atividades e de como elas se conectam formando o processo completo. Como é de simples visualização, permite uma comparação do gráfico com a realidade com certa facilidade.
GABARITO: Certo.
79 A certificação de determinado processo, consoante a norma ISO 9000:2000, confere a uma empresa grande credibilidade junto à sociedade, visto que, além de assegurar padrões, a norma valida a qualidade do aludido processo.
Comentário:
A ISO 9000 garante apenas que a empresa segue determinados padrões de gerenciamento de seus processos dentro das normas estabelecidas. Apesar disso, isso não quer dizer que a qualidade do processo está validada, pois os requisitos específicos de um processo em uma organização podem não gerar qualidade do produto final.
Mais que isso, é difícil avaliar se a certificação gera ou não “grande credibilidade” junto à sociedade. Muito subjetivo, isso!
GABARITO: Errado.
80 Na gestão de processos, a menor divisão do trabalho é a tarefa.
Comentário:
Os níveis de detalhamento dos processos, do maior para o menor são: macroprocessos, processos, subprocessos, atividades e tarefas.
GABARITO: Certo.
Abraço!
Prof. Carlos Xavier