Artigo

Prova Comentada TCE-BA

Olá amigos! Como é bom estar aqui!

 

Vou comentar a prova do TCE/BA, para o cargo de Analista de Controle Externo, no que tange a Orçamento Público, que possuía tópicos esparsos em Contabilidade Pública. Foram apenas duas questões.

57. Quanto aos créditos adicionais, analise as afirmativas a seguir.

I. A chamada “janela orçamentária” é a inclusão de rubricas de valores pequenos na lei orçamentária anual a fim de,  caso necessário, possibilitar a abertura de créditos suplementares.

II. Os créditos adicionais são autorizados por lei e abertos por decreto do executivo,  podendo  nos  casos  dos  créditos especiais  e  extraordinários  apresentar  vigência  para  o  ano seguinte de sua abertura.

III. A fonte de recurso  de  operações  de  créditos  utiliza‐se  do cálculo  da taxa  de  incremento  em razão  de seu  limite  de endividamento.

Assinale:

(A) se somente a afirmativa I estiver correta.

(B) se somente a afirmativa II estiver correta.

(C) se somente a afirmativa III estiver correta.

(D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

(E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

 

I) Correto. Muito interessante essa questão. Utilizou-se de uma expressão que usamos no dia a dia da “gíria orçamentária” e não é utilizada na linguagem formal. A chamada “janela orçamentária” é uma dotação simbólica, na lei orçamentária, em valor significativamente inferior ao custo da ação correspondente, com a finalidade de viabilizar, mediante pressões políticas, futuras suplementações. É um artifício político para esconder programas prioritários cujas despesas não deveriam chamar a atenção ou até mesmo esconder uma ação do governo que será negociada durante o ano.

 

II) Errado. Nem todos os créditos adicionais são autorizados por lei e abertos por decreto do executivo. Os créditos adicionais extraordinários são abertos por medida provisória.

 

III) Errado. A fonte de recurso de  operações  de  créditos  utiliza-se  do produto de operações de credito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realizá-las.

 

Logo, somente a afirmativa I está correta.

Resposta: Letra A

        

58. O  valor  apurado  da receita  corrente  líquida  de  um  Estado  da Federação, em determinado período, foi de 200 bilhões de reais. Considerando o que define a Lei de Responsabilidade Fiscal para a  despesa  total  com  pessoal,  caberá  ao  Poder  Legislativo Estadual, incluindo o Tribunal de Contas, o valor de

(A) 4 bilhões.

(B)  5 bilhões.

(C)  6 bilhões.

(D) 7 bilhões.

(E)  12 bilhões

 

Na esfera estadual, para o Legislativo, incluído o Tribunal de Contas do Estado, as despesas com pessoal não poderão exceder o percentual de 3% (três por cento) da receita corrente líquida – RCL Assim, se a RCL foi de R$ 200 bilhões, 3% desse valor representa R$ 6 bilhões.

Resposta: Letra C

 

Cursos online:  http://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorProfessor/sergio-mendes-3000/

Blog: http://www.portaldoorcamento.com.br/

e-mail: [email protected]

Twitter: @sergiomendesafo

https://www.facebook.com/profsergiomendes

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.