PROVA COMENTADA DETRAN CE – PORTUGUÊS
Olá, pessoal, boa tarde! Tudo bem?
Professor Felipe na área!
Trago aqui a prova resolvida do DETRAN CE, cargo de vistoriador, aplicada no último fim de semana pela UECE. A prova estava tranquila e dentro do que mostramos na nossa revisão; como previsto, a banca cobrou as tradicionais questões de imperativo, acentuação, classes de palavras…
Espero que tenham gabaritado! Vamos aos comentários!
PROVA VISTORIADOR DETRAN CE – UECE
No Ceará, universidade cria ‘multa moral’ para quem estaciona em local errado Multa não tem valor legal, apenas educativo.
Inspirada em Blumenau, a ideia passou a ser usada fora da UFC.
Diana de Vasconcelos do G1 CE
A Secretaria de Acessibilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC) criou uma “multa moral” que vale como um “puxão de orelha” para quem usar, de forma irregular, vagas destinadas a idosos ou a pessoas com deficiência.
Inicialmente, a ideia era aplicar as multas dentro da universidade, mas a iniciativa ganhou adeptos que passaram a usá- las em toda a capital do estado. “Quando o [o projeto] lançamos, teve muita adesão”, conta o servidor Davi Cândido da Silva, um dos responsáveis pelo projeto.
A instituição disponibilizou a multa para impressão no site há pouco mais de um mês. O documento traz frases como “as são as previstas pelo bom senso” e “reflita melhor e não cometa esse erro da próxima vez”. Também pede com bom humor que o motorista aceite o “puxão de orelha”. Quem aplica a multa deve indicar qual dos três motivos gerou a infração: “estacionar em vaga destinada a pessoas com deficiência”, “estacionar em frente à rampa de acesso ou rebaixamento de guia” ou “estacionar em vaga destinada a idosos”.
Atualmente, é comum encontrar a “multa” nos estacionamentos da universidade, principalmente, no departamento de acessibilidade. “A gente sentiu o retorno e já tem fotos de pessoas utilizando em outros lugares”, conta Silva, explicando que o documento faz a parte dele e evita o constrangimento caso as pessoas decidissem reclamar pessoalmente com o infrator.
Inspirado em Blumenau
Segundo o servidor, a campanha na UFC surgiu devido à frequência com que as vagas reservadas eram usadas de forma errada. Silva explica que a ideia da campanha surgiu em Blumenau (SC), em 2011, com a campanha “Essa vaga não é sua nem por um minuto”. “Para evitar aquela desculpa de ‘vou ficar só um minuto’ que as pessoas usam muito”, contou Silva. A cidade obteve bons resultados e a UFC espera conseguir o mesmo dentro e fora da área da universidade.
No site da Secretaria de Acessibilidade da UFC, além do documento, é possível encontrar uma explicação de como utilizá-lo e sobre leis de trânsito. O órgão pede que, ao se depararem com uma infração e utilizarem a “multa”, as pessoas fotografem e enviem a foto sem as placas dos veículos para a página especial no facebook.
A professora universitária Vanda Magalhães é uma das pessoas que aderiram ao uso da “multa” e disse acreditar nos resultados da iniciativa. “Não é punitivo, mas alerta”, disse ela. “Ando com o papel na bolsa. Aonde eu vou, se eu vejo um carro estacionado em local proibido, eu uso”. A professora, que atua no departamento de Letras, Libras e Estudos Surdos, fotografa e envia para as redes sociais quando usa o documento.
Acessível em g1.globo.com/ceara/…/no-ce-universidadecria-multa-moral-para-quem-estaciona-em 6 de junho de 2015. Acesso em 15/11/2017.
- A notícia lida pertence ao domínio discursivo jornalístico e caracteriza-se por
- A) informar fatos condicionados ao interesse do público em geral, visando a proporcionar múltiplas interpretações por parte do receptor.
- B) apresentar uma narrativa técnica com linguagem clara, objetiva e parcial na transmissão das informações.
- C) noticiar ocorrências recentes, procurando se ater a informações sobre o agente, o lugar, o tempo, a causa e o modo como o fato aconteceu; sem preocupação com a veracidade dos fatos.
- D) tratar-se de um texto recorrente nos meios de comunicação de uma forma geral, seja impressa em jornais ou revistas, seja divulgada pela internet ou retratada pela televisão.
Comentários:
Basicamente a notícia traz uma pequena reportagem, noticiando o projeto das multas “informais” e trazendo depoimento de pessoas envolvidas. Esse tipo de texto é de cunho jornalístico, porque traz notícia, e pode ser encontrado em meios de comunicação e informação digitais e físicos, como sites, televisão e jornais impressos.
As demais alternativas são incorretas porque não há finalidade de “proporcionar múltiplas interpretações” nem “fazer narrativa técnica”. A narrativa é bem informal, aliás.
O texto que se atem a “a informações sobre o agente, o lugar, o tempo, a causa e o modo como o fato aconteceu” é o texto puramente narrativo, que conta histórias, como romances, novelas. Nesse texto, há sim preocupação com a veracidade da notícia, pois essa deve ser uma característica do texto jornalístico.
Gabarito letra D.
- Considerando a criação da “multa moral”, é correto afirmar que
- A) não expõe publicamente o infrator mesmo quando o flagrante é enviado para a página especial no facebook.
- B) visa a arrecadar dinheiro para educar o cidadão, assim como as demais multas de trânsito.
- C) legaliza as situações em que a pessoa precisa estacionar só por um minuto.
- D) é inspirada em campanha idealizada na Universidade de Blumenau e passou a ser aplicada na UFC.
Comentários:
- a) Aqui está o gabarito. De fato, não há exposição do infrator, apenas a placa do carro é postada no facebook:
No site da Secretaria de Acessibilidade da UFC, além do documento, é possível encontrar uma explicação de como utilizá-lo e sobre leis de trânsito. O órgão pede que, ao se depararem com uma infração e utilizarem a “multa”, as pessoas fotografem e enviem a foto sem as placas dos veículos para a página especial no facebook.
- B) Incorreto. Não visa a arrecadar dinheiro, a multa é apenas moral, sem dinheiro envolvido.
- C) Incorreto. Não legaliza e nem aceita a tradicional desculpa do “1 minuto”.
- D) Incorreta. É inspirada em campanha idealizada na CIDADE DE BLUMENAU, não na Universidade de Blumenau.
Gabarito letra A.
- Nas frases “Aceitar este puxão de orelha e admitir seu erro” (Texto da multa) e “…vale como um ‘puxão de orelha’ para quem usar…” (linhas 3-4), a expressão sublinhada foi empregada nas duas ocorrências em sentido
- A) literal.
- B) figurado e literal, respectivamente.
- C) literal e figurado, respectivamente.
- D) figurado.
Comentários:
O sentido é figurado, pois não é um puxão de orelha real, literal, na orelha física do infrator. ”Puxão de orelha” tem sentido metafórico de “bronca, conselho, repreensão”, já que remete à imagem das mães repreendendo os filhos puxando suas orelhas de fato. Gabarito letra D.
- No subtítulo “Multa não tem valor legal, apenas educativo”, o termo destacado tem como principal função a de estabelecer uma circunstância em relação à palavra seguinte. Essa circunstância é de
- A) tempo.
- B) exclusão.
- C) inclusão.
- D) lugar.
Comentários:
Apenas tem sentido de exclusão: a multa é só/exclusivamente educativa, não tem outras finalidades. Então, as outras finalidades estão excluídas do escopo da multa.
Gabarito letra B.
- Na frase “… as penalidades são as previstas pelo bom senso…” (linhas 16-17), a palavra destacada é homônima de censo. Assinale a opção em que o emprego dos homônimos destacados está adequado.
- A) Foi pedido para que todos os motoristas respondessem ao senso, a fim de se obter o número real de carros no pátio da universidade.
- B) Os infratores são penalizados com a “multa moral” por não demonstrarem censo crítico.
- C) O reitor da faculdade solicitou que todos os funcionários participassem do censo anual para verificar quem realmente está na ativa.
- D) Se o infrator tiver censo, saberá o que dizer na hora da punição.
Comentários:
Vamos relembrar o sentido desses parônimos:
Senso:
- Característica de raciocínio sensato; SISO: É um indivíduo sem senso.
- Capacidade de julgar, entender; JUÍZO; PERCEPÇÃO: Tinha sensode ridículo.
- Faculdade de sentir, apreciar: Tem o sensoda boa música.
- P.us.Direção, sentido.
Censo:
- Conjunto de dados a respeito da população de um lugar (p.ex., número de habitantes, atividades econômicas, composição familiar etc.); censodemográfico: o censo de 2000 [isto é, aquele relativo às informações obtidas nesse ano]
- Coleta e organização dessas informações; censodemográfico.; RECENSEAMENTO: Milhares de jovens trabalharam no censo.
Então, apenas em “censo anual”, temos o uso correto da palavra, pois o sentido é de contagem. Gabarito letra C.
- Assinale a opção em que uma mesma regra ocasiona o acento de todas as palavras listadas.
- A) trânsito — próxima — Cândido — países
- B) usá-las — Ceará — país — também
- C) têm — só — mês — há
- D) deficiência — universitária — frequência — área
Comentários:
As palavras “ficiência — universitária — frequência — área” são todas paroxítonas terminadas em ditongo, portanto acentuadas pela mesma regra.
Vejamos as demais justificativas:
País, Países: regra do hiato.
trânsito — próxima — Cândido: proparoxítonas.
usá-las — Ceará — também: regra geral das oxítonas (Acentuam-se as oxítonas terminadas em A(s), E(s), O(s), Em, Ens)
só — mês — há: Acentuam-se os monossílabos tônicos terminados em A(s), E(s), O(s).
têm: acento diferencial de número.
Gabarito letra D.
- Assinale a opção que garante a mesma ideia presente em: “Não é punitivo, mas alerta”, (linhas 59-60).
- A) Embora não seja punitivo, alerta.
- B) Como não é punitivo, alerta.
- C) Uma vez que é punitivo, alerta.
- D) Ainda que seja punitivo, alerta.
Comentários:
As conjunções adversativas e concessivas, embora com classificações diferentes, estão num campo semântico semelhante, o campo da oposição e da quebra de expectativa. Para reescrever uma oração adversativa usando uma estrutura de oração concessiva, temos que observar que o teor da oração adversativa, por ser o mais importante, vai passar para a oração principal:
“Mas alerta” vira a oração principal, apenas “alerta”. A outra oração, com informação menos importante, vai virar a oração concessiva: “não é punitivo” vira “embora não seja punitivo”. Gabarito letra A.
- Atente para os verbos destacados em: “reflita melhor e não cometa esse erro da próxima vez”. (linhas 17-19) Se o interlocutor fosse tratado pelo pronome tu, essa frase seria reescrita corretamente da seguinte forma:
- A) Reflita melhor e não comete esse erro da próxima vez.
- B) Reflitas melhor e não cometas esse erro da próxima vez.
- C) Reflete melhor e não cometas esse erro da próxima vez.
- D) Refletes melhor e não cometes esse erro da próxima vez.
Comentários:
Nas pessoas Tu e Vós, o imperativo afirmativo deriva do presente do indicativo, cortando-se o S. O pronome tu, no imperativo afirmativo, vai gerar a forma: reflete (tu refletes, sem S).
No imperativo negativa, apenas repetimos a forma do presente do subjuntivo. Logo, teremos: que tu cometas> não cometas tu (esse erro).
Gabarito letra C.
- Na frase “…se eu vejo um carro estacionado em local proibido, eu uso” (linhas 61-62), o emprego da vírgula, após a palavra “proibido”, justifica-se
- A) pela sequência de termos de mesma ordem sintática.
- B) pela anteposição de uma oração condicional.
- C) pelo isolamento do vocativo.
- D) pelo deslocamento de uma expressão adverbial.
Comentários:
Usamos a vírgula porque há um adjunto adverbial antecipado, na forma de uma oração adverbial condicional, introduzida pela conjunção condicional SE. Gabarito letra B.
- As palavras destacadas em “A cidade obteve bons resultados e a UFC espera conseguir o mesmo” (linhas 45-46) referem-se a
- A) “resultados”.
- B) “cidade”.
- C) “cidade obteve”.
- D) “bons resultados”.
Comentários:
Devemos usar “o mesmo” quando significar “a mesma coisa, o mesmo fato”. Então, quando lemos que a UFC espera conseguir “o mesmo”, o sentido é de “conseguir a mesma coisa”, isto é conseguir também “bons resultados”, obter também os bons resultados que a cidade obteve.
Gabarito letra D.