Artigo

Prova Comentada de Direito Constitucional – ANVISA – 2016

Olá, pessoal, tudo bem?

Hoje comentarei a prova de Direito Constitucional do Concurso ANVISA, cargo de Técnico, aplicada neste fim-de-semana. Nosso gabarito é extraoficial, uma vez que a banca ainda não divulgou as provas e gabaritos preliminares.

O nível de exigência da prova foi bastante razoável. Tenho certeza de que muitos de nossos alunos gabaritarão a nossa disciplina. Veja se esse será o seu caso… =)

…………………………………….

Acerca da CF, julgue os itens seguintes.

1. O neoconstitucionalismo influenciou a atual CF e promoveu o fortalecimento dos direitos fundamentais, notadamente, dos direitos sociais.

Comentários:

De fato, em decorrência do neoconstitucionalismo, as constituições passaram a prever prever valores em seus textos (principalmente referentes à dignidade da pessoa humana) e opções políticas gerais (redução das desigualdades sociais, por exemplo) e específicas (como a obrigação do Estado de prover educação e saúde). A CF/88, sob influência desse pensamento, promoveu o fortalecimento dos direitos fundamentais, notadamente, dos direitos sociais. Questão correta.

2. No Brasil, segundo a doutrina dominante, os usos e costumes não são fontes do direito constitucional, pois o poder constituinte originário optou por uma Constituição escrita e materializada em um só código básico.

Comentários:

Apesar de a Constituição brasileira ser do tipo escrita e codificada, os usos e costumes são, sim, fontes do direito constitucional. Questão errada.

3. Nos termos da CF, um ente federativo terá o direito de secessão, isto é, de desagregar-se da Federação, seja em caso de crise institucional, seja por decisão da população diretamente interessada, mediante plebiscito.

Comentários:

Não há direito de secessão na federação brasileira. Questão errada.

Com relação aos direitos e garantias fundamentais, julgue os itens que se seguem.

4. Embora não haja menção expressa no texto da CF, determinados direitos e garantias fundamentais poderão ser estendidos às pessoas jurídicas.

Comentários:

Vários direitos fundamentais são estendidos às pessoas jurídicas. É o caso do direito à honra, por exemplo. Questão correta.

5. Situação hipotética: Um servidor público federal ofereceu representação ao Ministério Público contra o presidente de uma grande empresa que lhe havia oferecido uma quantia indevida, a fim de obter favorecimento em um processo administrativo. O servidor apresentou como prova uma conversa telefônica por ele gravada. Assertiva: Nessa situação, em que pese a inexistência de autorização judicial, tal prova será considerada lícita.

Comentários:

Segundo o STF, é lícita a prova obtida mediante gravação telefônica feita por um dos interlocutores sem a autorização judicial, caso haja investida criminosa daquele que desconhece que a gravação está sendo feita. Nessa situação, tem-se a legítima defesa. Questão correta.

6. À luz do princípio da dignidade humana, a CF estabelece que, após a aprovação por qualquer quórum durante o processo legislativo, todos os tratados e convenções sobre direitos humanos subscritos pelo Brasil passem a ter o status de norma constitucional.

Comentários:

Para que um tratado ou convenção sobre direitos humanos tenha status de norma constitucional, é necessário que seja aprovado, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros. Questão errada.

7. Uma lei que altere o processo eleitoral e que seja editada no mesmo ano das eleições municipais poderá ser aplicada, desde que sua edição se dê, no mínimo, cento e oitenta dias antes do pleito eletivo.

Comentários:

Essa lei só poderá ser aplicada às eleições que ocorrerem um ano após a data de sua vigência, a qual terá início na data da sua publicação. Questão errada.

No que se refere à organização político-administrativa do Estado, julgue os próximos itens.

8. Apesar de não possuírem sua própria Constituição, os municípios, em simetria com os estados, desempenham as funções dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, em razão da autonomia administrativa estabelecida no texto da CF.

Comentários:

No âmbito municipal, não há Poder Judiciário. Questão errada.

9. Em caso de desmembramento de município, faz-se necessária consulta por meio de plebiscito, tanto à população do território remanescente como, também, à daquele a ser desmembrado.

Comentários:

Segundo o STF, a expressão “populações dos Municípios envolvidos” abrange tanto a população do território remanescente quanto aquela do território a ser desmembrado. A consulta plebiscitária, portanto, é bastante ampla. Questão correta.

10. Situação hipotética: O Estado de Minas Gerais editou norma geral sobre matéria de competência concorrente, ante a ausência de norma geral editada pela União. Todavia, meses depois, a União promulgou lei estabelecendo normas gerais acerca da matéria. Assertiva: Nessa situação, a lei estadual terá sua eficácia suspensa naquilo que for contrária à lei federal.

Comentários:

No âmbito da competência legislativa concorrente, a superveniência de lei federal sobre normas gerais suspende a eficácia da lei estadual, no que lhe for contrário (art. 25, § 4o, CF). Questão correta.

Julgue os itens a seguir com base na CF.

11. Segundo a CF, o concurso público é válido por dois anos e prorrogável uma vez por igual período, e a estabilidade do servidor nomeado em cargo de provimento efetivo somente se verificará após este exercer três anos de atividade no cargo.

Comentários:

O concurso público é válido por até dois anos, sendo prorrogável uma vez, por igual período. Questão errada.

12. A pessoa jurídica de direito público responderá pelos danos que seu agente público causar a terceiros, sendo assegurado a ela o direito de regresso contra o servidor responsável apenas em caso de dolo.

Comentários:

O direito de regresso contra o servidor é assegurado, pela Constituição, nos casos de dolo ou culpa. Questão errada.

13. O Congresso Nacional, com auxílio do TCU, tem competência para fiscalizar a legalidade contábil, financeira, orçamentária e patrimonial da União, mediante controle externo.

Comentários:

Trata-se, de fato, de competência do Congresso Nacional, prevista no “caput” do art. 70 da CF/88. Questão correta.

14. Conforme a CF, qualquer cidadão tem o direito de denunciar irregularidades ou ilegalidades ao TCU, na forma da lei.

Comentários:

Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da União (art. 74, § 2o, CF). Questão correta.

15. O presidente da República possui competência constitucional para dispor, mediante decreto, acerca de aumento de despesa na administração federal.

Comentários:

O presidente da República pode, mediante decreto, dispor sobre organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos (art. 84, VI, “a”, CF). Questão errada.

Ainda de acordo com a CF, julgue os itens seguintes.

16. O controle dos produtos e substâncias de interesse para a saúde e a participação na produção de medicamentos não competem ao SUS, pois sua atribuição é apenas de fiscalização.

Comentários:

Compete ao SUS controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos (art. 200, I, CF). Questão errada.

17. A segurança pública é direito de todos e, nesse sentido, incumbe à polícia civil a função de polícia judiciária da União.

Comentários:

A Polícia Federal é que exerce a função de polícia judiciária da União. Questão errada.

18. A CF determina que, havendo possibilidade, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.

Comentários:

Trata-se do princípio da capacidade contributiva, previsto no art. 145, § 1o, da CF/88. Questão correta.

19. Os agentes comunitários de saúde podem ser admitidos pelo gestor local do SUS por meio de processo seletivo público em conformidade com a natureza, a complexidade e os requisitos específicos para sua atuação.

Comentários:

De fato, existe essa possibilidade, por disposição do art. 198, § 4o, da CF/88. Questão correta.

20. Atendimento integral com prioridade para as atividades preventivas, descentralização com direção única em cada esfera de governo e participação da comunidade são diretrizes que devem integrar as ações públicas de saúde.

Comentários:

Trata-se, de fato, de diretrizes das ações e serviços públicos de saúde, conforme previsão no art. 198 da Constituição. Questão correta.

……………

Espero que tenham acertado muitas questões! É sempre bom participar da aprovação de nossos alunos! <3

Abraços,

Nádia Carolina

Captura de Tela 2016-07-19 às 15.53.49

:   @nadiacarolstos

Resumo de Direito Constitucional p/ TCM-RJ

: Clique no  LINK

Resumo de Direito Constitucional p/ TCM-RJ (Ricardo Vale):  Clique no LINK

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Prova fácil. Obrigado pelos comentários.
    Renato em 05/12/16 às 13:17
  • Professora, posso levar o entendimento que questão incompleta (que não restrinja) é considerada correta pelo CESPE?? Pois veja: 13. O Congresso Nacional, com auxílio do TCU, tem competência para fiscalizar a legalidade contábil, financeira, orçamentária e patrimonial da União, mediante controle externo. Faltou o "operacional"... e mesmo assim a banca deu como correta! Obrigado
    Seven em 05/12/16 às 08:57
  • As aulas de vésperas são otimas, gabaritei Constitucional, muito feliz. Obrigado
    gilvan em 04/12/16 às 22:13
  • Prova bem sossegada. Alunos do estratégia certamente gabaritaram.
    MARCO MOREIRA em 04/12/16 às 17:39
  • Valeu! Muito obrigada!
    Erica em 04/12/16 às 16:38
  • Boa Tarde prof. De acordo com seu gabarito eu gabaritei direito constitucional. vamos ver nas outras materia. Estou feliz com sua aula e do prof. Ricardo. Obrigada. bjs
    Andreia em 04/12/16 às 16:37
  • errei só duas das vinte... Uhuul
    debora em 04/12/16 às 16:25