Prova comentada AFO – TRF/2 – Analista Judiciário – Área Administrativa – Consulplan – 2017
Olá amigos! Como é bom estar aqui!
Com base na prova tipo 2, vamos lá para a nossas questões de Administração Financeira e Orçamentária de AJAA do TRF/2. Falarei da parte que eu ministrei no nosso curso. A outra parte de AFO, que na verdade é mais atinente à contabilidade, foi comentada pelo Prof. Gabriel Rabelo e extrapolaram o edital: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/ajaa-trf-2-questoes-fora-do-edital-cabe-recurso/
Apesar de termos abordado no nosso curso o conteúdo necessário para a resolução das duas questões abaixo, considero que foram bem difíceis. Vamos lá!
43 Muitos debates e discussões sobre o desequilíbrio nas contas públicas, no Brasil, ganharam espaço na mídia. A partir de então, muito se questiona sobre o conteúdo, a interpretação e a efetividade da Lei de Responsabilidade Fiscal. Considerando o disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e, também, o Ministério Público, quando verificarem que as metas fiscais legalmente estabelecidas para o resultado primário ou nominal poderão estar comprometidas, promoverão a limitação de empenho e a movimentação financeira, segundo critérios legalmente fixados. Contudo, referidas limitações possuem restrições na própria LRF, que faz menção a obrigações que se encontram grafadas em normas constitucionais e legais, as quais escapam a este tipo de controle.
( ) O acompanhamento e a avaliação, de forma permanente, da política e da operacionalidade da gestão fiscal, são atribuições do Conselho de Gestão Fiscal, cujas finalidades, dentre outras, são: promover a harmonização e a coordenação entre os entes da Federação e promover a disseminação de práticas que resultem em maior eficiência na alocação e execução do gasto público, na arrecadação de receitas, no controle do endividamento e na transparência da gestão fiscal.
A sequência está correta em
A) F, V.
B) V, F.
C) F, F.
D) V, V.
(verdadeiro) Explicamos nas páginas 5 e 6 da aula 13 do nosso curso, as quais cito a seguir:
É o previsto de maneira explícita na LRF, a qual dispõe que, se verificado, ao final de um bimestre, que a realização da receita poderá não comportar o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal estabelecidas no anexo de metas fiscais, os Poderes e o Ministério Público promoverão, por ato próprio e nos montantes necessários, nos 30 dias subsequentes, limitação de empenho e movimentação financeira, segundo os critérios fixados pela lei de diretrizes orçamentárias.
(…)
Outra observação é a de que, além do Poder Executivo, há a extensão da limitação de empenho aos Poderes Legislativo e Judiciário e ao Ministério Público.
(…)
A LRF apresenta despesas que não podem sofrer a limitação de empenho. Não serão objeto de limitação as despesas que constituam obrigações constitucionais e legais do ente, inclusive aquelas destinadas ao pagamento do serviço da dívida, e as ressalvadas pela lei de diretrizes orçamentárias.
(verdadeiro) Explicamos nas páginas 12 e 13 da aula 13 do nosso curso, as quais cito a seguir:
O acompanhamento e a avaliação, de forma permanente, da política e da operacionalidade da gestão fiscal serão realizados por conselho de gestão fiscal – CGF.
(…)
O Conselho será constituído por representantes de todos os Poderes e esferas de Governo, do Ministério Público e de entidades técnicas representativas da sociedade, visando a:
Logo, a sequência correta é VV.
Resposta: Letra D
44 “O processo de elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) se desenvolve no âmbito do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal e envolve um conjunto articulado de tarefas complexas e um cronograma gerencial e operacional com especificação de etapas, de produtos e da participação dos agentes. Esse processo compreende a participação dos órgãos central, setoriais e das Unidades orçamentárias, o que pressupõe a constante necessidade de tomada de decisões nos seus vários níveis.” (Manual Técnico de Orçamento – MTO 2017.) Na elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) devem ser consideradas as seguintes premissas, EXCETO:
A) Elaboração do projeto e execução da LOA, realizadas de modo a evidenciar a transparência da gestão fiscal, permitindo o amplo acesso da sociedade.
B) Acompanhamento das despesas que constituem obrigações constitucionais e legais da União; ciclo orçamentário desenvolvido como processo contínuo de análise e decisão ao longo de todo o exercício.
C) Orçamento visto como instrumento de viabilização do planejamento do governo; ênfase na análise da finalidade do gasto da Administração Pública, transformando o orçamento em instrumento efetivo de programação, de modo a possibilitar a implantação da avaliação das ações.
D) Avaliação da execução orçamentária com o objetivo de subsidiar a elaboração da nova proposta orçamentária, com base em relatórios gerenciais, conferindo racionalidade ao processo; atualização das execuções de receita e de projeções das despesas e de elaboração da proposta orçamentária, com o intuito de se atingir as metas fiscais fixadas no Plano Plurianual (PPA).
A única alternativa errada é a Letra D. Como vimos na página 19 da aula 12 do nosso curso e em vários exercícios sobre o assunto, o anexo de metas fiscais integra a lei de diretrizes orçamentárias.
Resposta: Letra D
Conheça a relação de cursos para concursos de AFO e Direito Financeiro do Prof. Sérgio Mendes: Cursos_do_Prof_Sergio_Mendes
Se você for completamente iniciante, indico o curso: Curso de AFO para Iniciantes
Se já tiver um pouco de conhecimento, mas ainda não escolheu o seu concurso ou não o encontrou na relação acima, sugiro o curso: Curso de AFO Regular
Forte abraço!
Sérgio Mendes
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…
Ver comentários
Muito obrigado pelos comentários, prof.
Na minha opinião, a primeira assertiva da questão 43 é falsa.
A banca deu uma deslizada no português da frase abaixo e com isso mudou o sentido do texto:
"...promoverão a limitação de empenho e A movimentação financeira..."
Quando a banca usa o artigo "a" antes do termo "movimentação financeira", ela faz com seja promovida "a movimentação financeira" e não que seja promovida "a limitação da movimentação financeira", que é o que diz a LRF.
Eu pensei nisso durante a prova e achei que era pegadinha da banca e por isso indiquei que essa assertiva era falsa, pois o texto pedia que fosse promovida a movimentação financeira em caso de dificuldade no cumprimento das metas.
Na minha opinião caberia a modificação do gabarito dessa questão para a letra (A) (F, V) ou então a sua anulação.