O que estudar para o Concurso BNDES? Plano de estudos pós-edital para Administração e Arquitetura!
Concurseira(o) imparável, as inscrições para o concurso do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já se encerraram. E se você não perdeu tempo e já está se preparando para o grande dia, também não vai deixar passar a oportunidade de conhecer alguns pontos de maior cobrança nas provas.
Concurso BNDES
Organizado pela Cesgranrio, mesma banca de várias edições do concurso BNDES dos anos anteriores, o certame atual prevê a realização da primeira e da segunda etapas no dia 13 de outubro de 2024.
As vagas são para o cargo de Analista, nível superior, nas seguintes especialidades:
- Administração;
- Análise de Sistemas – Cibersegurança;
- Análise de Sistemas – Desenvolvimento;
- Análise de Sistemas – Suporte;
- Arquitetura – Urbanismo;
- Arquivologia Digital;
- Ciências Contábeis;
- Ciência de Dados;
- Comunicação Social;
- Direito;
- Economia;
- Engenharia;
- Psicologia Organizacional.
Nesse artigo, inicialmente, traremos informações sobre as especialidades de Administração e Arquitetura – Urbanismo.
Características da prova
A denominada etapa de qualificação técnica divide-se em duas partes. A primeira delas é a prova objetiva e a outra é a discursiva.
Essa última etapa terá o total de 50 pontos e será formada por 5 questões: 1 sobre Conhecimentos Transversais e 4 sobre a parte de Conhecimentos Específicos.
Por outro lado, a prova objetiva totalizará 70 pontos, com 70 questões de múltipla escolha (5 alternativas). A distribuição dessas questões será da seguinte maneira:
Para entrar no ranking de classificação, além de precisar obter o mínimo da pontuação como mostra a tabela acima, é necessário alcançar, pelo menos, 60% da pontuação total.
Em outras palavras, se a prova vale 70 pontos, você precisaria acertar, pelo menos, 42 questões para não ser eliminada(o). Além disso, dentro desses 42 pontos, precisaria acertar, no mínimo, 10 questões de Conhecimentos Transversais, 5 pontos em Língua Portuguesa e 18 pontos em Conhecimentos Específicos.
Dessa maneira, mesmo zerando (não acertando nenhuma questão) a parte de Língua Inglesa, ainda é possível continuar concorrendo. Ou seja, não te elimina do concurso de imediato, conforme instruções do edital.
A prova vai acontecer em dois turnos: 1ª etapa no matutino e 2ª etapa no vespertino.
Critérios de desempate
O primeiro critério é possuir 60 anos de idade ou mais. Já os outros critérios em que você consegue ter um certo controle é a obtenção de mais pontos na/em:
- prova discursiva;
- Conhecimentos Específicos;
- Conhecimentos Transversais;
- Língua Portuguesa.
Porém, repare que para chegar a ter sua prova discursiva corrigida, é preciso conseguir aprovação na objetiva.
Disciplinas
Em seguida, vejamos a quantidade de questões que o edital nos traz para o cargo de Analista para TODAS as especialidades:
Considerando que a parte específica é o principal ponto de desempate, vamos direto ao ponto, e observar as maiores incidências dos assuntos de Conhecimentos Específicos nas provas anteriores do BNDES.
Contudo, aqui traremos os assuntos apenas para o cargo de Analista nas especialidades de Administração e Arquitetura – Urbanismo.
Continue acompanhando nosso site para pegar as dicas das demais especialidades, tá bom?
Administração
Pois bem, as 35 questões específicas de Administração serão em torno dos seguintes assuntos:
Primeiramente, para a especialidade de Administração, há os seguintes tópicos com maior incidência de cobrança nas últimas provas do BNDES:
- Direito Comercial: sociedades anônimas, títulos de crédito, contratos mercantis;
- Administração Pública e Direito Administrativo: princípios da Administração Pública, contratos administrativos e licitações;
- Estratégia Empresarial: todo o tópico V;
- Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional: gestão do desempenho;
- Administração da produção e logística: todo o tópico VIII;
- Matemática Financeira e Estatística: juros simples, amortização;
- Contabilidade e Finanças: Risco e retorno, payback e payback descontado, Taxa Interna de Retorno (TIR);
- Economia: destaca-se, especialmente:
- Macroeconomia: políticas econômicas;
- Microeconomia: demanda e oferta, elasticidades;
- Economia brasileira: cobrou-se, em 2013 e 2011, a situação da economia brasileira na década de 90. O edital atual traz, por exemplo, o tema “A pandemia da covid-19 e os impactos na economia brasileira”. Assim, é importante que você compreenda esse cenário para realizar a prova.
- Sustentabilidade e Governança Corporativa: Responsabilidade Social Corporativa, que esteve presente em todas as edições do concurso BNDES.
Perceba que, dos 13 assuntos, destacamos 9 de forma objetiva. Isso já poupa seu tempo para revisar ou partir para resolver questões e entender a forma de cobrança nas provas.
Uma pausa para esclarecimentos…
Isso não significa que você não deva estudar os demais assuntos. No entanto, estamos em reta final.
Portanto, é o momento de “aparar as arestas”, de “calibrar a pontaria”. Em outras palavras, reúna os pontos em que você tem encontrado dificuldade e foque neles. Se algum desses pontos for o que trouxemos aqui, dê ainda mais atenção para entender sua dificuldade e passar a acertar as questões.
Tudo beleza? Sigamos.
Arquitetura – Urbanismo
No total, são 10 assuntos incluídos nos Conhecimentos Específicos para o cargo de Analista na especialidade Arquitetura – Urbanismo.
Assim, alguns desses assuntos merecem atenção porque têm aparecido com maior frequência nas provas do BNDES. E dentro de cada Conhecimento, temos maior quantidade de questões em:
- Gerenciamento: Gerenciamento e gestão do processo de projetos;
- Análise e Acompanhamento de Projetos de Investimento em Desenvolvimento Urbano e Regional: transportes (motorizado e não motorizado) e mobilidade;
- Avaliação Imobiliária: Avaliação de imóveis urbanos e rurais;
- Normas, Legislações e Políticas: Lei nº 10.257/2001 (Estatuto da Cidade) e suas atualizações;
- Políticas Setoriais no âmbito da atuação do BNDES: todo o tópico X.
Ademais, em relação a esse último assunto, em todas as provas cobra-se que a(o) candidata(o) possua conhecimento sobre os projetos do Banco em variados setores da sociedade. Por isso, é importante entender as atuações da instituição para acertar tais questões que, inclusive, estão na parte de Conhecimentos Específicos.
Ou seja, cai tanto na parte objetiva quanto na discursiva. Então, não dá para negligenciar.
E agora?
Você já viu o Guia de Estudos que o Estratégia preparou especialmente para essa prova do BNDES?
É a hora ideal para devorar esse material e conquistar sua vaga: VAI PERDER TEMPO É?
Ah! Além disso, o professor Carlos Roberto também já entrou ao vivo justamente para te passar dicas valiosas de reta final.
Senta e estuda!
Boa sorte!
Saiba mais: Concurso BNDES
Cursos e Assinaturas
Quer saber quais serão os próximos concursos?
Confira nossos artigos!