Idecan decide cancelar provas dos cargos da manhã e candidatos de todo o país farão prova em nova data
Cinco cargos no total foram afetados por conta do problema ocasionado
O Idecan, banca organizadora do concurso da Advocacia-Geral da União, divulgou um comunicado oficial informando que as provas aplicadas no período da manhã, serão canceladas e remarcadas para uma nova data. Isso porque em quatro cidades o atraso na entrega das provas impediu a realização dos exames.
Conforme o Idecan, os problemas na logística de entrega dos malotes de prova aconteceram, exclusivamente, nas cidades de São Luís, Florianópolis, Cuiabá e Rio de Janeiro. Nos outros estados, as provas aconteceram normalmente, sem registrar nenhum problema, conforme informado pelo Idecan. Mas, para manter a lisura do certame, a banca decidiu cancelar a aplicação das provas do período da manhã e remarcá-las.
O Estratégia Concursos chegou a noticiar, ainda na manhã deste domingo, os problemas relatados por candidatos nas três capitais. Em Florianópolis, Militar e Civil chegaram a ser acionadas, conforme o relato de um dos candidatos que registrou Boletim de Ocorrência. Em São Luís, candidatos receberam a prova pela metade. Já em Cuiabá, as provas não chegaram aos locais de aplicação dos exames.
Em contato com o Idecan, a banca informou à nossa equipe que desconhece e julgou improcedentes os relatos feitos pelos candidatos. De acordo com a instituição, os problemas aconteceram nas três cidades já citadas e, nas demais localidades, as provas ocorreram normalmente e de forma exitosa. Informou, ainda, que nas demais 24 capitais, o número de abstenções foi de 35,13%.
O problema, de acordo com o Idecan, deu-se porque o transporte das provas via aérea atrasou nessa três localidades, impedindo que o cronograma de aplicação seguisse o seu curso normal. Até o momento, as provas dos cargos do período da tarde acontecem, normalmente, dentro do planejamento estabelecido e estão mantidas.
Nota do IDECAN
“O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) vem a público esclarecer os problemas ocorridos com a logística de distribuição dos malotes de provas, referentes ao concurso público Advocacia-Geral da União (AGU), do turno da manhã, nas cidades de Cuiabá (MT), Florianópolis (SC) e São Luís (MA).
O planejamento logístico, assim como todas as etapas do certame, foi realizado minuciosamente por uma equipe altamente qualificada. Entretanto, os malotes de provas foram entregues com atraso pelo operador logístico responsável pelo transporte aéreo.
Para assegurar a lisura do certame, e para que nenhum candidato seja prejudicado e as condições de igualdade sejam mantidas, a banca irá se reunir com a comissão organizadora do concurso durante esta semana para definir a data de aplicação das provas dos cargos do turno da manhã. A divulgação da nova data será feita oportunamente pelo IDECAN.”