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Proposições Equivalentes e Lógica Proposicional: Saiba como pode cair!

Neste artigo, o Prof. Brunno Lima comenta questões sobre Proposições Equivalentes e Lógica proposicional.

Olá pessoal! Tudo bem?

Que tal treinarmos com  questões de um dos assuntos mais cobrados pelas bancas? Equivalências e Negações! Nesse artigo deixarei algumas questões da FCC e da VUNESP resolvidas.

Vamos nessa?

01) (FCC) De acordo com a legislação de trânsito, se um motorista dirigir com a habilitação vencida há mais de 30 dias, então ele terá cometido uma infração gravíssima. A partir dessa informação, conclui-se que, necessariamente,

(A) se um motorista tiver cometido uma infração gravíssima, então ele dirigiu com a habilitação vencida há mais de 30 dias.

(B) se um motorista não dirigiu com a habilitação vencida há mais de 30 dias, então ele não cometeu qualquer infração gravíssima.

(C) se um motorista não tiver cometido qualquer infração gravíssima, então ele não dirigiu com a habilitação vencida há mais de 30 dias.

(D) se uma infração de trânsito é classificada como gravíssima, então ela se refere a dirigir com a habilitação vencida há mais de 30 dias.

(E) se uma infração de trânsito não se refere a dirigir com a habilitação vencida há mais de 30 dias, então ela não pode ser classificada como gravíssima.

RESOLUÇÃO:

A questão pede uma equivalência para uma proposição que possui conectivo “se… então…”. O conectivo “se… então…” poderá ser equivalente ao conectivo “ou” ou ao conectivo “se… então…”.

Como precisamos de uma equivalência para o conectivo “se… então…”, podemos nos basear em alguma das regras:

Proposições Equivalentes – Regras Básicas

Como todas as alternativas apresentam conectivo “se… então…”, usaremos a segunda regra (contrapositiva). Para isso deveremos, inicialmente, negar as duas partes da proposição “se um motorista dirigir com a habilitação vencida há mais de 30 dias, então ele terá cometido uma infração gravíssima”.

Como a primeira sentença é “Um motorista dirige com a habilitação vencida há mais de 30 dias” sua negação será “Um motorista não dirige com a habilitação vencida há mais de 30 dias” e como a segunda sentença é “ele terá cometido uma infração gravíssima” sua negação será “ele não terá cometido uma infração gravíssima”.

Agora, montamos a condicional trazendo os resultados invertidos, ou seja, no antecedente colocamos a negação da 2ª parte e no consequente colocamos a negação da 1ª parte, obtendo a sentença: “Se um motorista não cometeu uma infração gravíssima, então ele não dirige com a habilitação vencida há mais de 30 dias”.

Alternativa correta: letra “c”.

2-(FCC) Se João canta ou Maria sorri, então Josefa chora e Luiza não grita. Do ponto de vista lógico, uma afirmação equivalente a afirmação anterior é
(A) Se Luiza grita ou Josefa não chora, então João não canta e Maria não sorri.
(B) Se João não canta ou Maria não sorri, então Josefa não chora e Luiza grita.
(C) João canta ou Maria sorri, e Josefa não chora e Luiza grita.
(D) Se João canta, então Josefa chora e se Maria sorri, então Luiza grita.
(E) Se Luiza não grita e Josefa chora, então João canta ou Maria sorri.

Comentário:
Como temos uma condicional (se… então…) e o enunciado pede uma sentença equivalente, podemos usar a regra da contrapositiva, ou seja, podemos negar as duas partes e depois inverter as posições das proposições obtidas. Sendo assim, a segunda parte (“Josefa chora e Luiza não grita”) deve ser “levada” para a primeira parte, mas com a sua negação, ou seja, Josefa NÃO chora OU Luiza GRITA.

Da mesma forma, a primeira parte (“João canta ou Maria sorri”) deve ser “levada” para a segunda parte com a sua negação, ou seja, “João NÃO canta E Maria NÃO sorri”.

Assim, obtemos como forma equivalente a seguinte condicional:
“Se Josefa não chora ou Luiza grita, então João não canta e Maria não sorri”.

Agora, faça o seguinte. Volte no enunciado da questão e tente encontrar dentre as alternativas a sentença obtida acima. Pois bem… Percebeu que não temos essa proposição, certo? Pois é… Será que fizemos algo errado?

Negativo!

Veja… Os conectivos “e”, “ou”, “ou…ou…” e “se e somente se” admitem a propriedade comutativa, ou seja, em sentenças com esses elementos, poderemos trocar a ordem das proposições, sem alteração de sentido da frase. Nessa questão, portanto, o examinador, exigiu o uso dessa propriedade ao final do exercício.

Perceba que na primeira parte ele aplicou tal propriedade. Dessa forma, ao invés de apresentar como gabarito “Se Josefa não chora ou Luiza grita, então João não canta e Maria não sorri”, ele apresentou “Se Luiza grita ou Josefa não chora, então João não canta e Maria não sorri”. Vale reforçar que, seria possível também usarmos a comutativa na segunda parte. Mas como é uma questão de opção, percebemos que nesse caso a banca não quis fazer dessa forma.

Então, agora sim!

Alternativa correta: letra “a”.

3-(Vunesp) Uma negação lógica para a afirmação “João é rico, ou Maria é pobre” é:

(A) Se João é rico, então Maria é pobre.

(B) João não é rico, e Maria não é pobre.

(C) João é rico, e Maria não é pobre.

(D) Se João não é rico, então Maria não é pobre.

(E) João não é rico, ou Maria não é pobre.

Comentário:

Nesta questão foi cobrada a regra de negação do conectivo “ou”. Vale lembrar que sempre negaremos proposições com conectivo “ou” usando proposições que apresentem o conectivo “e” (ou algum conectivo equivalente ao “e”, tal como o “mas”, por exemplo). Assim, já podemos descartar as alternativas “a”, “d” e “e”.

Para negarmos uma sentença com conectivo “ou” a Lei de De Morgan nos orienta a negar todas as partes trocando o conectivo “ou” pelo conectivo “e”. Assim a negação da proposição “João é rico, ou Maria é pobre” pode ser escrita como “João não é rico, e Maria não é pobre”. Portanto, podemos garantir que o gabarito está na alternativa “b”.

Não se esqueça que toda sentença com conectivo “e” admite a propriedade comutativa, ou seja, podemos inverter as posições de suas partes sem perda do sentido lógico. Assim, também seria correta uma alternativa que trouxesse como opção a proposição “Maria não é pobre, e João não é rico”.

Alternativa correta: letra “b”.

4-(Vunesp) Uma afirmação equivalente para “Se estou feliz, então passei no concurso” é:

(A) Se passei no concurso, então estou feliz.

(B) Se não passei no concurso, então não estou feliz.

(C) Não passei no concurso e não estou feliz.

(D) Estou feliz e passei no concurso.

(E) Passei no concurso e não estou feliz.

Comentário:

A questão pede uma equivalência para uma proposição que possui conectivo “se… então…”. O conectivo “se… então…” poderá ser equivalente ao conectivo “ou” ou ao conectivo “se… então…”. Dessa forma, as alternativas “c”, “d” e “e” estão descartadas.

Como precisamos de uma equivalência para o conectivo “se… então…”, podemos nos basear em alguma das regras:

Proposições equivalentes – Regras Básicas

Como já descartamos as alternativas “c”, “d” e “e”, as alternativas que restam apresentam o conectivo “se… então…”. Usando a segunda regra conseguiremos transformar “se… então…” em “se… então…”.

Para isso deveremos, inicialmente, negar as duas partes da proposição “Se estou feliz, então passei no concurso”.

Como a primeira sentença é “Estou feliz” sua negação será “Não estou feliz” e como a segunda sentença é “Passei no concurso” sua negação será “Não passei no concurso”.

Agora, montamos a condicional trazendo os resultados invertidos, ou seja, no antecedente colocamos a negação da 2ª parte e no consequente colocamos a negação da 1ª parte, obtendo a sentença: “Se não passei no concurso, então não estou feliz”.

 Alternativa correta: letra “b”.

5-(Vunesp) A afirmação “canto e danço” tem, como uma negação, a afirmação contida na alternativa

(A) não canto e não danço.

(B) canto ou não danço.

(C) não danço ou não canto.

(D) danço ou não canto.

(E) danço ou canto.

Comentário:

Nesta questão foi cobrada a regra de negação do conectivo “e”. Como nunca negamos “e” com “e” a alternativa “a” já está descartada. Lembre-se de que a negação de uma sentença com conectivo “e” poderá ser feita com uma proposição que apresente o conectivo “ou” ou com uma proposição que apresente conectivo “se… então…”.

Proposições equivalentes – Negação do conectivo “E”

Se nos basearmos na Lei de De Morgan a negação da proposição “canto e danço” será escrita como “não canto ou não danço”. Perceba, porém, que essa proposição não aparece dentre as alternativas. Fique ligado! Nessa questão o examinador da VUNESP fez uso da propriedade comutativa do conectivo “ou”, ou seja, trocou a ordem das proposições obtidas. Trata-se de um raciocínio frequentemente usado em provas dessa banca. Portanto, podemos escrever a sentença “não canto ou não danço” como se fosse a sentença “não danço ou não canto”. Assim, ficamos com a alternativa “c” como gabarito para a questão.

Para aprofundarmos um pouco mais deixo aqui outra possibilidade de negação baseada na segunda regra indicada no quadro acima. A negação da sentença “canto e danço” também poderia ser expressa por “Se canto, então não danço” (MAntivemos a 1ª parte/NEgamos a 2ª parte)

 Alternativa correta: letra “c”.

Abração povo!!!

Brunno Lima (@profbrunnolima)

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Veja os comentários
  • me ajudou muito, brigada!
    Luana em 19/11/20 às 21:47
  • Ola Valmir Caixa 1- o aviso da caixa 2 é falso. Caixa 2 – o aviso da caixa 3 é verdadeiro. Caixa 3 – a chave não está na caixa 2. Qual caixa você abrirá? Caixa 1 diz que 2 é falso, logo devo negar o afirmativo da caixa 2: Caixa 2 - O aviso da caixa 3 é falso Caixa 3 é falso, logo devo negar o afirmativo da caixa 3: Caixa 3 - A chave está na caixa 2 Logo, a chave está na caixa 2
    Naray em 16/01/20 às 22:15
  • Brunnao se eu disser "te amo cara!" causa confusão? não chei outra maneira de agrdecer essa publicação!!!!!!!!!!
    Rosana Almeida em 30/08/19 às 11:20
  • Ótimo professor valeu
    Cassio em 02/06/19 às 08:58
  • Artigo ótimo professor. Espero que escreva mais artigos didáticos assim.
    Sonhador em 19/04/19 às 21:26
  • 1) Hoje é o aniversário de Pedro e seus colegas de trabalho compraram um presente e colocaram dentro de um cofre chaveado. Seus amigos pegaram três caixas e colocaram a chave dentro de uma delas. Em cada caixa existe uma pista que te levará até a chave. Caixa 1- o aviso da caixa 2 é falso. Caixa 2 - o aviso da caixa 3 é verdadeiro. Caixa 3 - a chave não está na caixa 2. Qual caixa você abrirá? a) caixa 1 b) caixa 2 c) caixa 3 d) impossível saber a resposta. Estou esquentando a cuca meu amigo. Muito obrigado Aguardo o retorno. Dentro do possível pode enviar a resolução? Desde de já sou muito grato. Estou adorando suas aulas, muito boas.
    Valmir em 17/02/19 às 17:01
  • Melhor professor de lógica que conheço. Sensacional! Aproveito para tirar uma dúvida: como se faz a equivalência de uma proposição composta com o conectivo "e"? A frase que se pede a equivalência é: "Não precisa mais capturar nem digitar o código de barras." Agradeço desde já
    Jessé Costa Lira em 18/11/18 às 01:01
  • Não há explicação melhor que a sua. Está me ajudando demais. Deus o abençoe, querido!
    Débora Graciano em 08/10/18 às 17:40
  • Um dos melhores professores de raciocinio lógico que ja vi. Brunno Lima
    Jussara em 05/10/18 às 10:46
  • Não tinha como ser diferente. Show!!! Só falta o Estratégia colocar um professor de Contabilidade geral e avançada, com uma didática bacana, porque há muito tempo que está difícil, só com a didática do Gabriel Rabelo.
    Irlando em 20/09/18 às 06:41
  • Este professor simplesmente é incrível. Aprendi raciocínio lógico com ele. Tem uma excelente didática, é objetivo, explica maravilhosamente bem. Fiz aula com ele pelo EVP. Parabéns, Brunno Lima. Parabéns ao curso Estratégia por tê-lo contratado.
    Luciene em 19/09/18 às 16:01
  • Parabéns ao Estratégia Concursos por ter o Brunno Lima na equipe! Só com ele aprendi Raciocínio Lógico! Que felicidade!!!!!! Vamos com tudo Brunão!!!!!
    Neuzimar Maciel de Abreu em 19/09/18 às 09:30
  • Oi professor, eu assisti uma aula presencial com você aqui em Curitiba, e gostei muito. Vai ministrar alguma aula para auditor da receita?
    Regina Morais em 19/09/18 às 07:35
  • Ajudou muito. Claro, simples e objetivo. Parabéns e obrigado.
    Bruno Lima da Rosa em 13/06/18 às 13:33
  • OBRIGADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!
    CARLOS em 15/05/18 às 13:38
  • show me ajudou bastante valeu
    Dickison em 17/02/18 às 13:12
  • Obrigada Professor !
    ROSILENE FIGUEIREDO DE OLIVEIRA em 19/10/17 às 14:54
  • So tenho que te parabenizar
    cleber da silva sousa em 05/07/17 às 11:52
  • Muito obrigada prof!! Simples e objetivo !! Adorei
    Cíntia em 13/11/16 às 13:59
  • Obrigada, ótima explicação.
    Monica Cordeiro em 30/03/16 às 18:22
  • Obrigada, simples e direto, amei!
    Thalita em 29/03/16 às 14:32
  • Muito bom
    lucio lino em 15/03/16 às 18:07
  • Excelente conteúdo! Mas gostaria de saber se esse conteúdo está previsto para o edital do IBGE 2016 - Técnico de Informações Geográficas e Estatísticas? Lá tem um tópico chamado de Problemas de Raciocínio. Seria a mesma coisa professor Arthur? Forte Abraço.
    André Gurgel em 22/02/16 às 01:08
  • Nossa muito boa a explicação, parabéns professor!!
    Thácylla em 07/02/16 às 11:36
  • Simplesmente eu amei a explicação, ajudou muito, obrigada.
    Elis Rocha em 28/01/16 às 20:23
  • Obrigado! Me ajudou muito!
    Elias Carneiro em 23/01/16 às 04:49
  • Olá Professor Alexandre, tudo bem? MUITO OBRIGADO pelas explicações sobre a matéria, que é tão pedida nos concursos atualmente. Ajudou-me bastante. Abs
    Renato em 20/01/16 às 14:08
  • Caraca! Muito sucinta e clara sua explicação.
    Paulo Fontes em 10/01/16 às 10:27
  • parabéns!! muito boa a explicação
    paulo novak em 24/12/15 às 13:45
  • Otima e clara explicaçao.
    Sarah Lima em 04/11/15 às 16:24
  • Obrigado pela grande ajuda. Explicação simples, porém, objetiva. Deus te abençoe.
    PAULO CÉSAR DA SILVA em 02/11/15 às 21:25
  • Excelente explicação!
    Andre Andrade Felipe em 06/10/15 às 10:47
  • Muito boa a explicação. Tudo de forma bem explicada e de fácil entendimento.
    Daniel Carvalho em 02/09/15 às 12:36
  • Excelente!
    Aldynha em 26/08/15 às 10:25
  • MTO BOM! ADOREI SIMPLES e compreensível!
    CAROLINE em 18/08/15 às 16:22
  • TOP!!! Parabéns Professor!!
    MARCOS em 15/08/15 às 09:14
  • A explicacao foi excelente, muito obrigada.
    Patricia em 18/04/15 às 16:55
  • Amei a explicaçao, simples e direta.Tenho muita dificuldade co raciocinio logico e gostaria de mais explicaçoes.
    thayane em 31/03/15 às 21:46
  • Amei sua explicação e resolveu tirar minhas duvidas. mas gostaria muito de poder me comunicar para eu prendrer mais. um abraço.
    Marisa Bomfim dos santos em 05/03/15 às 12:29