Os pronomes são uma classe de palavras ampla. Por conta dessa amplitude, há uma cobrança massiva dessa classe em provas de concursos públicos, seja quanto à morfologia – estudo do emprego das classes de palavras – ou quanto à sintaxe – sentido do termo na oração.
Os pronomes vão se dividir em algumas categorias, e alguns tipos de pronome vão aparecer mais e ter mais peso nas provas do que outros. No webinário Pronomes, professora Janaína Arruda selecionou pontos específicos que tem maior relevância para provas de concurso, para ajudar o aluno a ir do zero ao topo em relação aos conhecimentos sobre Pronomes.
Na regra geral, pronome é uma classe de palavras que substitui ou que acompanha os nomes. Hoje, não entraremos na categoria de pronomes que acompanha os nomes, porque eles são mais simples. Vamos entender os pronomes que substituem nomes, por apresentarem maior relevância nas provas e por serem objeto de maior dificuldade por parte dos alunos.
Vamos trabalhar, portanto, com os pronomes pessoais.
Os pronomes pessoais podem ser retos ou oblíquos, e os oblíquos se dividem em átonos e tônicos. Existe uma razão de ser e uma lógica para a utilização de cada um desses pronomes.
Os pronomes pessoais do caso reto não demandam explicações, já que se apresentam na forma intuitiva da formação das pessoas do discurso (EU, TU, ELE, NÓS, VÓS, ELES).
Os pronomes pessoais oblíquos são utilizados para retomar nomes já utilizados no discurso, evitando repetições. Esses serão o foco de estudo nessa aula.
Têm acento tônico (não quer dizer que é acentuado, mas que tem uma sílaba forte) e estão precedidos de preposição:
Ore por mim.
João ficou fora de si.
Leve-o para ele.
Deixou o bebê comigo.
Não têm acento tônico e não são precedidos de preposição (mas podem carregar a preposição no seu interior):
Não nos perturbe.
Passe-me a faca.
Vejo-te em casa.
Maria veio vê-LO.
Fiz o bolo. Fi-LO sozinha!
Encontraram-NOS perto do lago.
Põe-NA sobre a mesa.
Colocação pronominal é a posição do pronome oblíquo átono em relação ao verbo.
Existem 3 posições:
Me disse a verdade (errado)/ Disse-me a verdade (correto).
Esqueceu-se do remédio; se preocupou com o sintoma (errado)/ preocupou-se com o sintoma (correto).
Tinha preocupado-se com a mãe (errado)/Tinha se preocupado com a mãe (correto).
Falaria-me o caso completo (errado)/Falar-me-ia o caso completo (correto).
Tinha, na situação, se perguntado (particípio) sobre o menino.
Os meninos me não contaram a verdade.
Meu pai pediu para me ajudar na compra.
Meu pai pediu para ajudar-me na compra.
Pronome oblíquo átono que atrai o pronome para antes do verbo.
Obrigatória, independentemente do tamanho da oração. Mesmo que haja grande distanciamento entre o verbo e o pronome, ainda há a atração.
Não me ajudou com o remédio nem me levou ao hospital.
Agora se acha com a razão.
Caso se preocupe comigo, venha me visitar.
Em se tratando de decisão, ele é competente.
A menina que me procurou era minha parente.
Obs.: “QUE“, independentemente da classificação morfológica, sempre é atrativo para a próclise.
Facultativa em orações muito longas, quando há grande distanciamento entre o verbo e o pronome.
Ninguém se preocupou comigo.
Isto me diz respeito.
Que Deus te oriente os passos.
O homem se considerou culpado?
João te admira!!!
Pronome oblíquo átono em que o pronome fica no meio do verbo. A mesóclise só acontece quando não há regra de atratividade de próclise.
A criança me contaria a verdade (próclise possível, mas não obrigatória).
A criança contar-me-ia a verdade (mesóclise).
Como o sujeito é expresso, a colocação do pronome oblíquo pode ser em mesóclise ou em próclise. Caso o verbo inicie a oração, é obrigatória a mesóclise, porque não se inicia frase com pronome. Ademais, é proibida mesóclise em verbo do particípio:
Contar-me-ia a verdade, quando me solicitasse.
Pronome oblíquo átono em que o pronome fica depois do verbo. A ênclise só acontece quando não há regra de atratividade de próclise.
Tinha contado-me isso (errado)/Me ajudaria com o isso (correto).
Preocupou-se comigo.
Maria chorou, contando-me o segredo.
Não deixe de treinar seus conhecimentos sobre colocação pronominal por meio da resolução de questões!
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