Projeto básico do concurso TCU é VAZADO. Entenda!
O projeto básico do próximo concurso público do Tribunal de Contas da União (TCU) está em circulação na internet. Contudo, o documento NÃO foi divulgado oficialmente pela autarquia. Ou seja, alguns veículos obtiveram tais informações de forma ilegal.
O jornalismo do Estratégia Concursos, prezando pela fidedignidade dos fatos, segue em contato com o Tribunal e com Instituto Serzedello Corrêa (ISC) a fim de investigar, cuidadosamente, os apontamentos publicados.
Concurso TCU: projeto básico
Conforme mencionado no início do artigo, o projeto básico com detalhes da elaboração do edital foi divulgado de maneira não oficial, uma vez que estava sob sigilo.
Até o momento, o TCU ainda não se pronunciou sobre o ocorrido e sobre a originalidade do documento. Estamos em contato com os setores responsáveis para obter informações oficiais. Confira abaixo os principais pontos do documento vazado:
Distribuição das vagas:
As 20 vagas autorizadas devem ser distribuídas da seguinte forma:
- Ampla Concorrência: 15 vagas;
- Negros: 4 vagas;
- PcD: 1 vaga.
Inscrições:
A estimativa inicial seria de cerca de 10 mil candidatos inscritos, com a taxa de inscrição no possível valor de R$ 180,00.
Etapas de prova:
- primeira etapa: de caráter eliminatório e classificatório:
- 1) Provas objetivas, valendo um total de 200 pontos, com a seguinte divisão: mesma quantidade de questões/itens de conhecimentos gerais (100 itens) e de conhecimentos específicos (100 itens);
- 2) Provas discursivas, a serem aplicadas no mesmo dia das provas objetivas, valendo um total de 100 pontos, com a seguinte divisão:
- 2 questões discursivas de conhecimentos gerais a serem respondidas em até 20 linhas cada;
- 1 questão discursiva de conhecimentos específicos a ser respondida em até 20 linhas; e
- 1 redação de peça de natureza técnica a ser elaborada em até 50 linhas.
- segunda etapa: de caráter eliminatório.
- Programa de Formação realizado, exclusivamente, em Brasília/DF, com a duração mínima de 120 horas, regido por edital e regulamento próprios.
Lotação
As provas objetivas e discursivas devem ser aplicadas no mesmo dia em todas as capitais. A segunda etapa será realizada em Brasília. A lotação do concurso TCU será exclusivamente para Brasília.
Correção de redação e nota mínima
A princípio, serão corrigidas as redações dos 400 candidatos mais bem habilitados, conforme definido no edital. Já na prova objetiva, as notas mínimas a serem atingidas devem ser:
- nota igual ou superior a 30,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Gerais P1;
- nota igual ou superior a 30,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos P2;
- nota igual ou superior a 60,00 pontos no conjunto das provas objetivas;
- nota igual ou superior a 30,00 pontos no conjunto das provas discursivas.
Para mais detalhes do concurso TCU, cujo projeto básico foi vazado, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo, separado por tópicos, para que facilite a sua compreensão:
Saiba mais: concurso TCU