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Resumo de programação orientada a objetos

No artigo de hoje vamos fazer um resumo de programação orientada a objetos!

Resumo de programação orientada a objetos

Resumo de programação orientada a objetos

Você sabe o que é programação orientada a objetos?

A programação orientada a objetos (POO) é um paradigma de programação que organiza o código em torno de objetos, que representam entidades do mundo real e possuem características (atributos) e comportamentos (métodos). Sendo assim, trata-se de um dos paradigmas mais populares e amplamente utilizados na indústria de desenvolvimento de software.

Na programação orientada a objetos, um objeto é uma instância de uma classe. Sendo que uma classe é uma estrutura que define as propriedades e comportamentos que um objeto pode ter. Por exemplo, imagine uma classe chamada “Carro”. Essa classe pode ter atributos como cor, modelo e velocidade, e métodos como “acelerar” e “frear”. Assim, os objetos criados a partir dessa classe são instâncias individuais de carros, com valores específicos para seus atributos.

Princípios basilares da programação orientada a objetos

A programação orientada a objetos se baseia em quatro princípios fundamentais:

  1. Encapsulamento: trata da ideia de agrupar atributos e métodos relacionados dentro de um objeto, tornando-os “encapsulados”. Isto é, permite que o objeto controle o acesso aos seus atributos e métodos, elencando quais são públicos (acessíveis por outros objetos) e quais são privados (acessíveis apenas dentro do próprio objeto);
  2. Herança: trata-se de um mecanismo que possibilita que uma classe herda atributos e métodos de outra classe. A classe que está sendo herdada é chamada de classe base ou superclasse, enquanto a classe que herda é chamada de classe derivada ou subclasse. Sendo assim, a herança permite a reutilização de código e a criação de hierarquias de classes;
  3. Polimorfismo: trata da capacidade de um objeto se comportar de maneiras diferentes, dependendo do contexto em que ele está. Ou seja, um objeto de uma classe derivada pode ser tratado como um objeto de sua classe base. O polimorfismo possibilita que diferentes objetos respondam a uma mesma mensagem (chamada de método) de maneira específica para cada objeto;
  4. Abstração: é a simplificação e modelagem de objetos do mundo real em classes e objetos de software. A abstração possibilita que você se concentre nas características e comportamentos mais relevantes de um objeto, ignorando os detalhes irrelevantes. Assim, ela ajuda a criar modelos mais escaláveis e compreensíveis.

Portanto, a programação orientada a objetos permite a criação de sistemas mais flexíveis, modulares, reutilizáveis e fáceis de manter. Além disso, ela é muito usada em linguagens de programação como Java, C++, Python e C#.

Importância da programação

A programação orientada a objetos é importante por inúmeras razões, entre elas:

  1. Reutilização de código: A POO promove a reutilização de código por meio do conceito de herança, possibilitando que classes derivadas herdam características e comportamentos de classes base. Assim, evita a necessidade de reescrever o mesmo código várias vezes, o que economiza tempo e esforço no desenvolvimento de software;
  2. Modularidade: A POO possibilita que o código seja organizado em módulos independentes chamados de classes. Sendo que cada classe encapsula dados e funcionalidades relacionadas, tornando o código mais fácil de entender, modificar e depurar. Ademais, a modularidade facilita a colaboração em equipe, já que diferentes membros podem trabalhar em diferentes classes sem interferir no código uns dos outros;
  3. Manutenção simplificada: Com a POO, a manutenção de um sistema de software se torna mais simples. Desse modo, como o código é organizado em classes, alterações em uma classe específica não afetam diretamente outras partes do sistema. Isso possibilita que as atualizações e correções sejam aplicadas de forma mais controlada, reduzindo o impacto de mudanças e facilitando a correção de bugs.
  4. Abstração do mundo real: A POO possibilita a modelagem de objetos do mundo real em software, o que simplifica a compreensão e a representação de sistemas complexos. Isto posto, a abstração permite que os desenvolvedores se concentrem nas características e comportamentos relevantes de um objeto, ignorando os detalhes irrelevantes;
  5. Flexibilidade e escalabilidade: A POO fornece flexibilidade no design de software, possibilitando que os sistemas sejam adaptados e estendidos com relativa facilidade. Através de conceitos como polimorfismo e encapsulamento, é possível adicionar novas funcionalidades e alterar o comportamento dos objetos existentes sem afetar o restante do sistema.

Em suma, a POO é fundamental já que promove a reutilização de código, modularidade, facilidade de manutenção, abstração do mundo real e flexibilidade. Dessarte, esses benefícios resultam em um desenvolvimento mais eficiente, sistemas mais robustos e uma base sólida para construir software complexo.

Resumo de programação orientada a objetos

Como falamos, a programação orientada a objetos é importante por diversos motivos. Primeiramente, ela promove a reutilização de código por meio do conceito de herança, possibilitando que classes derivadas herdam características e comportamentos de classes base. Isso resulta em um desenvolvimento mais eficiente, pois evita a necessidade de reescrever o mesmo código várias vezes.

Outrossim, a programação orientada a objetos facilita a organização do código em módulos independentes, chamados de classes. Essa modularidade torna o código mais fácil de entender, modificar e depurar, além de facilitar a colaboração em equipe. Assim, alterações em uma classe específica não afetam diretamente outras partes do sistema, o que simplifica a manutenção do software.

Outro aspecto importante da POO é a abstração do mundo real. Ela possibilita que os desenvolvedores modelem objetos e entidades do mundo real em software, facilitando a representação de sistemas complexos. Assim, a abstração permite que sejam destacadas as características e comportamentos relevantes de um objeto, simplificando o código e tornando-o mais legível.

Em conclusão, a programação orientada a objetos é uma abordagem valiosa no desenvolvimento de software, fornecendo benefícios como reutilização de código, modularidade, facilidade de manutenção, abstração do mundo real e flexibilidade. Esses aspectos contribuem para um desenvolvimento mais eficiente, sistemas mais robustos e uma base sólida para a construção de software complexo.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo de hoje!

Bom Estudo!

Elizabeth Menezes

@prof.elizabethmenezes

https://pt.wikipedia.org/wiki/Programa%C3%A7%C3%A3o_orientada_a_objetos

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Elizabeth Menezes de Pinho Alves

Bacharel em Administração pela UFPE, bacharelanda em Direito, pós-graduada em Direito Administrativo e Constitucional. Começou em 2014 os estudos para concursos apenas para a área fiscal, por influência de amigos e familiares que trabalhavam na área. Então, em 2017, com a abertura do concurso do Tribunal de Contas de Pernambuco, decidiu mudar o foco e aproveitar as oportunidades da área de controle, o que se mostrou uma excelente e acertada decisão. Atualmente exerce o cargo de Auditor de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, tendo também sido aprovada em: 5° lugar para Auditor Fiscal de Garanhus - PE (2015), Auditor Fiscal de Goiânia - GO (2016), Auditor Fiscal do Maranhão (2016), Analista de Gestão do TCE-PE (2017) e Auditor de Contas Públicas do TCE-PB (2018). Além disso, foi aprovada e nomeada em concursos de Auditor Fiscal Estadual, Municipal e da área de Controle.

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