Professor DF – Educação Básica: saiba TUDO sobre a carreira e edital
Professor DF – Educação Básica: saiba TUDO sobre a carreira e edital
Olá futuros Professores e Professoras do Distrito Federal,
“Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.”
Johann Goethe
Sou o Professor Rodrigo Bandeira.
Integro a experiente equipe de Professores do Estratégia Concursos, que está trabalhando com afinco na missão de preparar os melhores cursos possíveis — didáticos, objetivos e adequados ao nível de dificuldade que será imposto pela banca organizadora: CESPE/UnB — e de fornecer todo o suporte necessário aos nossos alunos. Para tanto, contamos com o fórum de dúvidas, visando otimizar sobremaneira a sua preparação para este atrativo concurso de Professor DF – carreira do Magistério Público do Distrito Federal, referente ao cargo de Professor de Educação Básica.
Caso você deseje acompanhar as principais atualidades relacionadas à Educação, à legislação educacional e aos concursos públicos, basta curtir minha página no facebook: https://www.facebook.com/prof.rodrigobandeira/
Neste certame, ministrarei o curso: Legislação Básica da Educação para Professor DF.
Além da pontuação destinada às questões objetivas referentes à Legislação Educacional, ressalta-se que neste próximo certame será exigida prova discursiva, na qual o CESPE costuma exigir – com certa frequência – o conteúdo associado à legislação indicada pelo edital do concurso. Como sabemos, não importa ter bom resultado na prova objetiva e ser eliminado na prova discursiva.
O conteúdo do curso será baseado, por enquanto, no edital da última prova (link ao final), ocorrida em 2013 e organizada pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC, todavia, com enfoque em questões do CESPE, próxima banca.
Assim que o novo edital for publicado, realizarei as adaptações necessárias ao conteúdo do curso, sem ônus aos alunos que já o tiverem adquirido.
Tratando-se do CESPE/UnB, existe uma tendência de manutenção do núcleo central do conteúdo programático do último edital, porém com ampliação de conteúdo.
Por tal motivo, não deixe para estudar apenas após a publicação do edital, comece o quanto antes sua preparação e aumente a sua probabilidade de aprovação.
Com o objetivo de te passar sempre o melhor material, nós, professores do Estratégia, elaboramos um projeto de 50 dicas para SEDF, de diversas matérias, publicadas diariamente. São vídeos curtos, de até 5 minutos, mas que te darão aquela força na hora da prova. Para ter acesso, basta acessar página do Estratégia no Youtube (clique aqui), se inscreva em nosso canal e acompanha todas as dicas.
Neste curso, serão abordados:
– o conteúdo constitucional aplicável à Educação;
– Fundamentos legais da Educação Inclusiva e o papel do professor, que referem-se aos trechos correlacionados à Educação Especial na Constituição Federal de 1988, na Lei nº 9394/96 – LDB, na Lei nº 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente, na Lei nº 10.098/ 94 – Promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, na Lei nº 10.436/02 – Língua Brasileira de Sinais/Libras, na Lei nº 7.853/89 – Apoio às pessoas portadoras de deficiência e na Lei nº 8.859/94 – Extensão aos alunos de ensino especial do direito à participação em atividades de estágio;
– Lei n° 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação; e
– Lei Distrital nº 4.751/2012 – Lei de Gestão Democrática.
ATRATIVOS DO CARGO
Além do nobre exercício do Magistério e da autorização Constitucional para o acúmulo de até dois cargos públicos de Professor ou de um cargo público de Professor com outro cargo público técnico ou científico. Certamente o cargo de Professor DF de Educação Básica destaca-se quando comparado aos dos demais Estados do nosso país.
Quem já estudou o Estatuto — regime jurídico — dos Servidores Públicos do Distrito Federal, Lei Complementar Distrital n° 840, de 23/12/2011 (link ao final), aplicável aos Professores do DF, sabe que alguns benefícios já extintos aos servidores públicos federais e de boa parte das demais unidades federativas ainda permanecem como estímulos aos servidores públicos distritais. Como exemplo temos o adicional por tempo de serviço, também conhecido por anuênio, que é incorporado à remuneração do servidor na razão de 1% sobre o vencimento básico do cargo por ano de serviço efetivo, bem como a criativa licença-prêmio por assiduidade, que pode ser gozada por três meses, sem prejuízo da remuneração, ou convertida em pecúnia no ato da aposentadoria, simplesmente pelo cumprimento do dever funcional de assiduidade, a cada cinco anos ininterruptos de exercício no cargo.
Além do mencionado Estatuto jurídico, a Lei Distrital n° 5.105, de 3/5/2013 (link ao final) reestruturou e trouxe considerável importância institucional à carreira do Magistério Público do DF, que engloba os cargos de Professor de educação básica e de Pedagogo-orientador educacional, assegurando aos Professores da Educação Básica do DF, dentre outras garantias:
- formação continuada, a ser realizada no horário de trabalho do Professor, bem como a garantia anual do afastamento remunerado de, no mínimo, 1% dos Professores ativos para a realização de cursos de mestrado ou de doutorado, mantida a remuneração;
- variadas gratificações (percentuais no art. 17), que podem ser percebidas cumulativamente e ainda são incorporadas por ocasião da aposentadoria e/ou quando o Professor deixar de exercer as atividades que lhes assegurem (conforme as regras dos arts. 30 e 31, respectivamente): Gratificação de Atividade Pedagógica; Gratificação de Atividade de Alfabetização; Gratificação de Atividade de Ensino Especial; Gratificação de Atividade em Zona Rural; Gratificação de Atividade de Docência em Estabelecimento de Ensino Diferenciado; Gratificação de Atividade de Docência em Estabelecimento de Restrição e Privação de Liberdade; e
- recesso escolar coletivo (arts. 32 a 34).
VENCIMENTOS
Veja abaixo a tabela salarial mais atual ou acesse o link ao final:
Perceba que são aplicáveis aos novos professores as seguintes Tabelas: da ETAPA III – Graduação – Licenciatura plena; da ETAPA IV – Especialização; da ETAPA V – Mestrado; e da ETAPA VI – Doutorado.
Veja, também, que estas tabelas indicam apenas o somatório do vencimento básico com a Gratificação de Atividade Pedagógica – GAPED, ainda não incluídas as demais parcelas remuneratórias (gratificações, auxílios,…), o que engordará um pouco mais o seu futuro contracheque!!!
Conheça os Cursos Online do Estratégia Concursos para Professor DF
PROXIMIDADE DO EDITAL E QUANTITATIVO DE VAGAS
Conforme comunicou, em seu site, o Professor e Deputado Distrital Reginaldo Veras, no dia 24/5/2016 (link ao final), qualificando como “informação quentíssima” — confirmada pelo Governador Rodrigo Rollemberg, em entrevista do dia 13/maio/2016 (link ao final) —, possivelmente, nas próximas semanas será publicado o edital para Professor DF de Educação Básica, totalizando, dentre as especialidades disponíveis, 1.593 vagas para provimento imediato e 1.809 vagas destinadas ao cadastro reserva, conforme quadro a seguir:
Sabe-se que, além dos cargos vagos atualmente, destinados as 1.593 vagas para provimento imediato, existe uma previsão de muitas aposentadorias de Professores do DF para os próximos anos, por tal motivo espera-se um número expressivo destinado ao cadastro reserva.
Segue o total de cargos existentes de Professor DF de Educação Básica :
O último concurso (link do edital ao final) foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC, em 2013, teve duração de 2 anos e foi prorrogado por mais 2 anos.
As nomeações dos candidatos aprovados além das vagas de provimento imediato ocorreram, continuamente, até agosto de 2015, conforme se observa:
- Professor – 20 horas: clique aqui
- Professor – 40 horas: clique aqui
Conheça os Cursos Online do Estratégia Concursos para Professor DF
CURSOS JÁ LANÇADOS POR NOSSA EQUIPE DE PROFESSORES
Os nossos cursos seguem minuciosamente o conteúdo programático do último edital, porém enfatizando-se questões do CESPE/UnB, a próxima banca examinadora.
A partir do lançamento do novo edital, a nossa equipe de professores fará as adaptações necessárias aos cursos já disponibilizados, até então, sem ônus aos alunos que já os tiverem adquirido.
Saiba mais detalhes sobre o concurso:
Espero que este artigo possa ter-lhe sido útil, de alguma forma.
Acesse, também, os mapas mentais produzidos pelo professor Fabrício Rêgo com a Lei Orgânica do DF:
Tenha certeza que nossa equipe está pronta para lhe auxiliar, nesta jornada, otimizando sua preparação.
Abraços e bons estudos!
https://www.facebook.com/prof.rodrigobandeira/
Veja abaixo o edital anterior:
Links mencionados:
- Lei Complementar Distrital n° 840, de 23/12/2011: clique aqui
- Lei Distrital n° 5.105, de 3/5/2013: clique aqui
- Site do Professor e Deputado Distrital Reginaldo Veras: clique aqui
- Entrevista do Governador Rodrigo Rollemberg, no dia 13/5/2016, a partir do minuto 8:17 clique aqui
- Edital do último concurso: clique aqui
- Tabela de remuneração: clique aqui