Artigo

Princípios Éticos do Profissional de Auditoria

Olá pessoal! No presente artigo iremos abordar um assunto importante e muito cobrado em provas de concurso na área fiscal: os princípios éticos do profissional de auditoria, tendo como referência as Normas Brasileiras de Contabilidade e Auditoria. 

Princípios Éticos do Profissional de Auditoria
Princípios Éticos do Profissional de Auditoria

Vamos passar basicamente pelos seguintes tópicos: 

  • Relembrar o objetivo de um trabalho de auditoria; 
  • Conhecer quais são os princípios éticos do profissional de auditoria; 
  • Entender algumas observações relevantes sobre o tema. 

Auditoria 

Um dos objetivos do auditor é emitir opinião, com segurança razoável, sobre se as demonstrações contábeis em análise estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro. Sendo que: 

  • Fraude – pode ser entendido como ato intencional de omissão e/ou manipulação de transações e operações, adulteração de documentos, registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários; e, 
  • Erro – diz respeito a ato não-intencional de omissão, desatenção, desconhecimento ou má interpretação de fatos na elaboração de registros, informações e demonstrações contábeis, bem como de transações e operações da entidade, tanto em termos físicos quanto monetários. 

Nessa linha, é fundamental que o auditor mantenha um comportamento ético durante os trabalhos, seja no relacionamento com a sua equipe ou com a empresa auditada, para preservar a independência e a credibilidade dos procedimentos e do relatório opinativo. 

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), por meio da divulgação de NBCs (Normas Brasileiras de Contabilidade e Auditoria), emite resoluções com o intuito de orientar e direcionar a atuação dos auditores, abordando conceitos e práticas a serem adotadas em nosso país.  

Entre as principais NBCs, citamos a NBC TA 200 R1, que aborda os princípios éticos do profissional de auditoria, com direcionamentos para quem atua nessa área profissionalmente. 

E é justamente sobre os princípios éticos do profissional de auditoria que iremos nos aprofundar um pouco mais a partir de agora. 

Princípios Éticos do Profissional de Auditoria 

De acordo com a NBC TA 200 R1: 

A16. O auditor está sujeito a exigências éticas relevantes, inclusive as relativas à independência, no que diz respeito a trabalhos de auditoria de demonstrações contábeis. As exigências éticas relevantes abrangem o Código de Ética Profissional do Contabilista, relacionados à auditoria de demonstrações contábeis bem como as NBC PAs aplicáveis.  

Além disso, a NBC TA 200 R1 elenca quais são os princípios éticos do profissional de auditoria a serem observados, como veremos a seguir: 

A17. Os princípios fundamentais de ética profissional relevantes para o auditor quando da condução de auditoria de demonstrações contábeis estão implícitos no Código de Ética Profissional do Contabilista e na NBC PA 01, que trata do controle de qualidade. Esses princípios estão em linha com os princípios do Código de Ética do IFAC, cujo cumprimento é exigido dos auditores. Esses princípios são:  

  • (a) Integridade;  
  • (b) Objetividade; 
  • (c) Competência e zelo profissional;  
  • (d) Confidencialidade; e  
  • (e) Comportamento (ou conduta) profissional.  

O primeiro dos princípios éticos do profissional de auditoria é a Integridade, que significa ser honesto, probo, correto, justo. É manter-se sempre no nível mais íntegro possível como profissional. 

Já em relação à Objetividade, trata-se de ser direto, sucinto, apontado o que de fato é relevante e não dando espaço àquilo que é irrelevante para aquelas demonstrações auditadas. Ser objetivo colabora em dar foco para a empresa auditada agir. 

Sobre Competência e zelo profissional, é estar sempre atualizado com as melhores técnicas, procedimentos e soluções para aplicar nas entidades em que for contratado, entregando assim o serviço mais competente e atual possível. 

Em relação à Confidencialidade, diz respeito ao fato de que o auditor terá acesso a informações muitas vezes sigilosas de empresas, e, sendo assim, tem a obrigação de mantê-las sob sigilo, inclusive após o término dos trabalhos. 

Por fim, o último princípio ético do profissional de auditoria é o Comportamento (ou conduta) profissional, que está relacionado à postura do auditor em seus relacionamentos com sua equipe e com colaboradores da empresa auditada. É fundamental que essa postura seja a mais imparcial e impessoal possível, como é de se esperar como conduta de qualquer auditor, para garantir a isonomia e o profissionalismo dos trabalhos. 

Passamos, portanto, pelos principais aspectos relacionados aos princípios éticos do profissional de auditoria, em consonância com as Normas Brasileiras de Auditoria, que são divulgadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). 

Considerações Finais 

Chegamos ao final do nosso breve artigo sobre os princípios éticos do profissional de auditoria, e esperamos que seja muito útil para a sua preparação e aprovação. 

Lembre-se que é essencial a leitura dos PDF’s e a revisão frequente dos conteúdos, para que assim os seus estudos fiquem cada vez mais avançados.  

Um grande abraço e até mais! 

Quer saber quais serão os próximos concursos? 

Confira nossos artigos! 

Concursos abertos 

Concursos 2024 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.