Fala, pessoal, tudo bem? Hoje veremos quais as principais funções de um concursado na área da Educação.
Trata-se de um assunto que interessa a muitos, afinal, há diversas oportunidades em concursos públicos na área da educação.
Faremos, assim, um resumo destacando os cargos vagos, remunerações, banca examinadora e o possível conteúdo programático.
Vamos ao que interessa!
Quando nos referimos à “área da educação”, estamos englobando de uma forma ampla todos os cargos que se relacionam direta ou indiretamente com o ensino.
O mais óbvio deles, claro, é a docência, a qual, por sua própria natureza, pode consistir em diversos cargos e áreas de especialização.
No entanto, também há outros cargos relacionados nas Universidades e Escolas, tais como aqueles na área de informática, biblioteca, área administrativa, área técnica, dentre outros.
Feitas essas considerações iniciais, vamos agora ver algumas funções na prática, para isso, vamos usar alguns concursos abertos ou que lançaram edital como exemplo.
Pegando como exemplo o último edital da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, vemos que havia vagas para Técnico e Analista Universitário, de níveis, respectivamente, médio e superior.
a) Técnico Universitário: atividades de suporte técnico de média complexidade aos projetos e ações operacionais, administrativas e acadêmicas das Universidades Estaduais.
b) Analista Universitário: atividades de suporte técnico aos projetos e ações administrativas e acadêmicas, executados nas Universidades Estaduais;
Já na Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, vemos que esses cargos eram reunidos em um só, qual seja, o de Assistente de Administração. Esse cargo, de acordo com a Universidade, tem as seguintes atribuições:
Executar serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atender usuários, fornecendo e recebendo informações; tratar de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos; preparar relatórios e planilhas; executar serviços gerais de escritórios. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Uma outra instituição na área da educação que lançou edital com cargo parecido foi o Instituto Federal do Estado do Tocantins (IFTO):
Tomando como exemplo o edital da Universidade Federal do estado do Piauí (UFPI), vemos que as atribuições do cargo de bibliotecário ou documentalista foram descritas da seguinte forma:
Disponibilizar informação; gerenciar unidades como bibliotecas, centros de documentação, centro de informação e correlatos, além de redes e sistemas de informação; trata tecnicamente e desenvolver recursos informacionais; disseminar informação com objetivo de facilitar o acesso e geração do conhecimento; desenvolver estudos e pesquisas; promover difusão cultural; desenvolver ações educativas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Já no âmbito da secretaria, a descrição das atividades do secretário escolar são as seguintes (Concurso da Prefeitura de Nova Lima/MG):
Atribuições: Preencher livros, relatórios e formulários referentes à escola e aos estudantes. Emitir documentos solicitados, preparar correspondências e redigir atas de reunião. Conferir diários de classe e assinar documentos oficiais da escola. Elaborar relatório de frequência e ocorrências diversas de funcionários e formulários exigidos pelo Ministério da Educação. Recepcionar o público em geral, orientando-o para o atendimento dentro da escola. Controlar o arquivo corrente e o arquivo morto. Solicitar requisições e controle necessários à manutenção da escola. Na ausência da Diretora Escolar, assumir o papel da direção em questões administrativas. Realizar o censo periodicamente. Executar outras atividades correlatas.
Novamente, vamos utilizar o edital da UFPI como exemplo. Nele foi contemplado o cargo de Analista de TI (tecnologia da informação) com as seguintes atribuições:
Desenvolver e implantar sistemas informatizados, dimensionando requisitos e funcionalidades do sistema, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos; administrar ambientes informatizados; prestar treinamento e suporte técnico ao usuário; elaborar documentação técnica; estabelecer padrões; coordenar projetos e oferecer soluções para ambientes informatizados; pesquisar tecnologias em informática. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Planejar e executar projetos de TI voltados à infraestrutura; Definir padrões de arquitetura em conjunto com a área de desenvolvimento de sistemas; Gerenciar os processos referentes ao controle de operações em Tecnologia da Informação; Apoiar no planejamento de contratações de Tecnologia da Informação; Gerenciar os fornecedores e contratos de Tecnologia da Informação; Realizar atividades que envolvam o projeto de redes de computadores, definindo a topologia e a configuração necessária; Instalar, customizar e manter os recursos de rede e cloud; Prospectar e implementar os recursos para garantir a segurança e disponibilidade dos serviços e ativos de Tecnologia da Informação; Garantir a implementação das políticas relacionadas à segurança cibernética; Atuar como agente integrador entre equipes de suporte ao usuário, sustentação de aplicações, administração de dados, conectividade e comunicação, armazenamento e backup, segurança de TIC e monitoramento de ativos; Auxiliar as demais áreas de tecnologia da informação na análise, planejamento e especificação de procedimentos de segurança; Elaborar despachos, notas técnicas, ofícios, pareceres, planilhas, relatórios, dentre outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade que venham a ser determinadas pela autoridade superior.
Por fim, vale destacar que, muitas vezes, um concurso na área da educação traz cargos específicos para aquele órgão público.
No entanto, e considerando que a relevância de algumas funções/atribuições no cenário social atual, trouxemos alguns cargos interessantes previstos em editais na área da educação.
O edital da UFPI trouxe vagas para o cargo de “Produtor Cultural”, cujas atribuições eram descritas da seguinte maneira:
Elaborar e colaborar no planejamento e divulgação dos eventos culturais, artísticos e administrativos, bem como de ensino, extensão e pesquisa. Promover e acompanhar programas de relações públicas. Promover palestras e programas promocionais em meio de comunicação; buscar divulgar informações de interesse da comunidade universitária, através de redação e publicação de documentos informativos; executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Já o concurso da Fundação Clóvis Salgado (FCS), que tem previsão para lançar edital com vagas para os cargos de Técnico de Gestão Artística (TGA) e Analista de Gestão Artística (AGA), previu, em 2012, as seguintes funções para esses cargos:
AGA – Desempenhar todas as atividades artísticas, logísticas e técnicas de nível superior, relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo da FCS.
TGA – Desempenhar todas as atividades artísticas, logísticas e técnicas de nível intermediário relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo da FCS, bem como auxiliar o Analista de Gestão Artística.
Portanto, pessoal, esse foi nosso resumo no qual analisamos quais as principais funções de um concursado na área da Educação.
Esperamos ter ajudado aqueles que buscavam se decidir para qual cargo concorrer, bem como elucidar, para os já interessados em um cargo específico, as respectivas funções.
Até a próxima!
Quer saber quais serão os próximos concursos?
Confira nossos artigos!
Confira os concursos públicos abertos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos ASSINE AGORA
Agora, confira as vagas e oportunidades dos concursos 2024 navegando através do índice abaixo:
Veja também: Concursos Abertos
Quer saber tudo sobre os concursos previstos? Confira nossos artigos completos:
A edição 2024.2 do Exame CFC está chegando e muitos bacharéis ou estudantes do último…
No Resumo da Semana você encontra diversas informações sobre concursos públicos previstos e editais publicados!…
O edital do concurso do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) foi publicado com oferta de 19…
Está em pauta a realização de um novo concurso PC AL (Polícia Civil de Alagoas)…
Autorização de novo edital iminente! O próximo concurso PC ES (Polícia Civil do Espírito Santo)…
Salário inicial de R$ 7,8 mil! Atenção, corujas: a autorização para realização de um novo…