Artigo

Primeiro-ministro britânico anuncia intenção de realizar referendo sobre saída do Reino Unido da União Europeia

Pessoal, hoje nos deparamos com uma notícia importante: o primeiro-ministro britânico anunciou a intenção de realizar um referendo sobre a saída de seu país da União Europeia. Ele ainda disse que, sem uma reforma na União Europeia, é possível que o Reino Unido deixe o bloco. Cameron pretende realizar uma consulta popular até 2017, mas para isso precisará ser reeleito em 2015. Para que Cameron seja reeleito é necessário que os conservadores ganhem as eleições parlamentares e assim possam reelegê-lo, já que se trata de um sistema parlamentarista de governo.
Cameron aproveitou para fazer críticas ao bloco que, segundo ele, perdeu competitividade e transparência, além de estar desconectado dos cidadão europeus. Ainda de acordo com ele, caso a crise continue, a zona do euro poderá perder dois terços de sua produtividade em duas décadas. 
Mesmo lembrando a importância da União Europeia em integrar os países e em assegurar a paz, o primeiro-ministro britânico reafirmou a necessidade de o bloco aceitar as mudanças propostas pelo Reino Unido, entre as quais estão o aumento da autonomia dos Estados, a consolidação de um mercado comum e estímulos à competitividade do bloco. Cameron afirmou ainda que é a favor de que o Reino Unido permaneça no bloco, mas que o que está em jogo é a estabilidade da Europa – lembrando que o Reino Unido é um dos países menos afetados pela crise.   
   

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.