Policial (PM/BM - Oficial)

Pensamentos que dificultam a preparação para a PM-GO

Olá, tudo bem com você? Está estudando para o concurso da PM-GO? Hoje vamos falar sobre os pensamentos que dificultam a preparação para a prova da PM-GO!

Pensamentos que dificultam a preparação para a PM-GO

Foi publicado o Edital do concurso da Polícia Militar de Goiás. Estão sendo oferecidas 1.670 vagas, sendo 1.500 para soldado, 20 para soldado músico, 100 para cadete e 50 para tenente.

E tinha gente que falava que 2022 não seria o ano dos concursos públicos. Como se não bastasse a quantidade de vagas, o salário inicial da PM-GO varia de R$ 6.353,13 a R$ 13.901,60.

Bom dinheiro para começar a sua jornada no serviço público, não é mesmo?

Mas, como as provas já serão realizadas entre os dias 29 de abril a 30 de maio e 4 de maio a 6 de junho, vamos falar um pouco sobre os pensamentos que podem dificultar a sua aprovação nesse certame ou em qualquer outro concurso público.

Vamos lá?

Pensamentos que dificultam a preparação para a PM-GO

Sabemos que passar em concurso público não é uma tarefa simples, é uma tarefa que exige muito empenho e dedicação por parte do estudante.

Para conseguir a tão sonhada aprovação é necessário muito foco!

Afinal, sabemos que a oferta de vagas é muito menor do que o número de candidatos que estão concorrendo para o certame, ou seja, nem todos vão ser aprovados.

Conquistar a aprovação em um concurso público é o sonho de muitas pessoas. Até porque a maioria das pessoas buscam a estabilidade que só o serviço público pode proporcionar. Afinal de contas, sabemos o quanto é atrativa a estabilidade em um país tão instável.

Ademais, além da estabilidade, o concurso público lhe oferece inúmeros benefícios, como: várias licenças, auxílios, qualidade de vida, excelentes remunerações, entre outros.

Para conquistar todos esses benefícios é necessário muito estudo, muita dedicação e superar vários desafios.

Afinal de contas, se tem tanta gente querendo é porque a recompensa é muito boa!

Estudar para concurso público é um projeto de médio ou longo prazo, já que provavelmente será necessário estudar por alguns meses ou até anos para conseguir a aprovação.

Mas, se esse é o seu sonho, você precisa correr atrás para conquistar a sua aprovação no seu cargo dos sonhos.

Como falamos, além de tudo, o concurso da Polícia Militar de Goiás está ofertando 1.670 vagas, isto é, são 1.670 chances de você conquistar a sua tão sonhada aprovação e de quebra iniciar sua jornada no serviço público com uma excelente estrutura remuneratória.

Então, vamos listar agora alguns atos que podem dificultar a conquista do seu cargo público, ou seja, atos que você deve ficar atento para não cometer.

1. Pensamentos que dificultam a preparação para a PM-GO: Como o Excesso de Informações pode dificultar a sua preparação

Muitos estudantes pecam na hora de selecionar os materiais que vão estudar, querem estudar os assuntos minuciosamente e acabam pegando várias fontes, o que não é nem um pouco eficiente na hora do estudo.

Se você tentar estudar o assunto de várias fontes para aprender “melhor”, você não vai conseguir sair do lugar. Até porque em uma prova de concurso público cai inúmeras matérias e dentro de cada matéria também são exigidos inúmeros assuntos.

Assim, para conseguir dar conta das disciplinas do seu concurso, você precisa fazer um estudo mais eficiente.

Você precisa estudar por um material focado no seu concurso, que seja voltado para você acertar as questões na sua prova.

Afinal, quem passa no concurso não é quem mais sabe do assunto, mas sim quem marca o X no lugar certo.

Então, você precisa estudar por um material voltado para o concurso público que você deseja.

Como você já sabe, o Estratégia Concursos é a empresa que mais aprova no país. Então, disponibilizamos materiais direcionados para o seu estudo. Afinal, o principal objetivo do Estratégia é o seu nome no Diário Oficial.

2. Como estudar apenas pela Teoria sem fazer questões pode dificultar a sua preparação

Muitos concurseiros acreditam que só vão conseguir ir bem na prova se lerem o máximo que conseguirem do conteúdo teórico. Desse modo, acabam caindo na armadilha de só estudar a teoria e não testar os seus conhecimentos.

Como já falamos, passa em concurso público quem marca o X no lugar certo, parece piada, mas é isso mesmo!

Isso é muito importante. Afinal, o que você vai fazer no dia da sua prova?

No dia da sua prova, você vai fazer questões!

Por isso é tão importante treinar muitas questões!

Quando você testa os seus conhecimentos, por meio das questões, você consegue inúmeros benefícios:

  • Verifica como a banca elabora as questões;
  • Mede o seu desempenho em cada disciplinas;
  • Analisa quais assuntos e matérias são mais exigidos;
  • Testa o controle do nervosismo e a ansiedade no momento da prova;
  • Monitora o tempo de resolução das questões;
  • Revisa o conteúdo teórico;
  • Planeja quais questões você irá começar a resolver; e
  • Analisa quais questões você deve priorizar.

Assim, quando você resolve questões, além de possibilitar conhecer como a banca exige aquele conteúdo em prova, você revisa o conteúdo que você estudou anteriormente, sendo possível verificar quais são os assuntos que merecem uma maior atenção.

Ademais, quando você faz questões depois de estudar o material teórico, você mescla técnicas de estudo ativo com de estudo passivo, o que facilita a sua memorização e assimilação do conteúdo.

3. Como não revisar o conteúdo estudado pode dificultar a sua preparação

Quando estudamos para concurso temos que estudar ao mesmo tempo várias matérias, dentro de cada matéria uma infinidade de assuntos. Como assimilar tudo sem a revisão?

Como fixar inúmeras leis, doutrinas, conteúdos, entre outros?

É quase impossível, não é mesmo?

A revisão é essencial para fixar o conteúdo que foi estudado!

Segundo o psicólogo Hermann Ebbinghaus, as informações são eliminadas pelo cérebro quando não tentamos retê-las. Assim, depois de estudar um assunto, estamos com ele 100% fresco na memória. No entanto, passados 20 minutos já esquecemos cerca de 42% do que aprendemos.

Uma hora após o estudo, já perdemos 56% das informações. Isto é, em apenas 1 hora após o estudo já perdemos metade do conteúdo que estudamos. E depois de 30 dias?

Pasme, 1 mês após o estudo do conteúdo você já esqueceu 80% do conteúdo!

Assim, é fundamental realizar revisões contínuas para tentar frear essa curva do esquecimento.

Fazer revisões periódicas traz inúmeros benefícios para o seu estudo para concurso, como:

  • Otimiza os estudos;
  • Auxilia na memorização;
  • Fixa o conteúdo;
  • E, claro, freia a curva do esquecimento.

4. Pensamentos que dificultam a preparação para a PM-GO: Como não elaborar um planejamento de estudo pode dificultar a sua preparação

Quando você não elabora um planejamento de estudos condizente com a sua realidade, você acaba não dando o enfoque necessário para cada matéria.

Você sabe como criar um planejamento de estudos condizente com a sua realidade?

Primeiramente, verifique quantas horas líquidas você tem disponível para estudo, depois levante quantas disciplinas são exigidas para o seu concurso, verifique quais disciplinas são mais exigidas ou quais têm uma maior pontuação na prova.

Depois disso veja se tem alguma disciplina que você tem mais dificuldade. Depois de ter levantado tudo isso, você precisa alocar as disciplinas no horário que você tem disponível para estudo. Lembrando de priorizar as disciplinas mais importantes para o seu concurso e as que você tem mais dificuldade.

Além disso, não adianta querer aprender todas as disciplinas da mesma forma. Afinal, as disciplinas de direito, por exemplo, exigem habilidades diferentes do que quando estudamos uma matéria como raciocínio lógico.

Então, por mais que na maioria das disciplinas seja mais eficiente o estudo pelo PDF do professor, em outras disciplinas pode ser necessário o estudo pela vídeoaula, principalmente em disciplinas que você está com uma maior dificuldade para assimilar.

Logo, você precisa tanto elaborar um planejamento de estudo que seja compatível com o seu dia a dia, como precisa verificar como você irá estudar cada matéria.

5. Como não utilizar ferramentas para tentar controlar a ansiedade e o nervosismo pode dificultar a sua preparação

Sabemos que estudo para concurso público está muito relacionado com ansiedade e nervosismo, não é mesmo?

Afinal de contas, como falamos no início deste artigo, passar em concurso público não é uma tarefa fácil, é uma tarefa que exige muito esforço e dedicação.

Essa tarefa, muitas vezes, vem acompanhada de inúmeros questionamentos, como: “Será que eu vou passar? Será que concurso público é para mim? Será que eu estou perdendo tempo?”

Sabemos que a vida do estudante não é fácil! Mas é aquilo: “Quando você decide estudar para concursos públicos, você dá um passo para trás para dar vários para frente no futuro”.

Quando estamos estudando parece que a nossa vida está parada enquanto a dos outros está fluindo, não é mesmo?

Contudo, não se preocupe com isso, no futuro com certeza você vai ver o quanto você vai estar na frente!

Como o estudo para concurso público é algo solitário e que não tem um prazo certo para finalizar, acaba gerando muitos pensamentos de dúvidas e incertezas.

Você não deve deixar esses pensamentos te dominarem, sempre que esses pensamentos invadirem sua mente pense em quem você é e o que você quer conquistar. Verifique todos os seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Encontre uma frase, uma foto, um pensamento positivo que substitua esse pensamento negativo. Se imagine no futuro usufruindo de todos os benefícios que o seu cargo público vai proporcionar para você e para sua família.

Espero que você tenha gostado do Artigo de hoje!

Bom Estudo!

Elizabeth Menezes

@elizabethmpalves

Quer saber mais um pouco sobre técnicas de revisão? Segue esse artigo:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/como-revisar-para-a-prova-da-pc-sp/

https://www.pm.go.gov.br/
https://www.pm.go.gov.br/

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Elizabeth Menezes de Pinho Alves

Bacharel em Administração pela UFPE, bacharelanda em Direito, pós-graduada em Direito Administrativo e Constitucional. Começou em 2014 os estudos para concursos apenas para a área fiscal, por influência de amigos e familiares que trabalhavam na área. Então, em 2017, com a abertura do concurso do Tribunal de Contas de Pernambuco, decidiu mudar o foco e aproveitar as oportunidades da área de controle, o que se mostrou uma excelente e acertada decisão. Atualmente exerce o cargo de Auditor de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, tendo também sido aprovada em: 5° lugar para Auditor Fiscal de Garanhus - PE (2015), Auditor Fiscal de Goiânia - GO (2016), Auditor Fiscal do Maranhão (2016), Analista de Gestão do TCE-PE (2017) e Auditor de Contas Públicas do TCE-PB (2018). Além disso, foi aprovada e nomeada em concursos de Auditor Fiscal Estadual, Municipal e da área de Controle.

Posts recentes

Novo concurso Polícia Penal TO é previsto em LDO 2025

Preparados para um novo concurso público da Polícia Penal de Tocantins (PP TO)? Após muita…

41 minutos atrás

Concurso Polícia Penal TO: novo edital é previsto em 2025

Concurso para a Polícia Penal TO já possui comissão formada desde 2023 Um novo concurso…

50 minutos atrás

Concurso Câmara de Tabatinga AM: atividades suspensas

Atenção, corujas: estão suspensas as atividades do concurso Câmara de Tabatinga, município localizado no estado…

2 horas atrás

Concurso Guarda de Sabará: 44 vagas. Prova em fevereiro

Estão encerradas as inscrições para o concurso Guarda de Sabará, município localizado no estado de…

2 horas atrás

Concurso CNEN: IADES é a banca; 150 VAGAS!

O concurso para a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), está com a banca oficialmente…

2 horas atrás

Concurso CNEN: banca definida para 150 vagas. Confira!

Já está definida a banca organizadora do próximo concurso CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear).…

2 horas atrás