Concursos Públicos

Pós-edital: Uma metodologia de planejamento para você utilizar

Olá, pessoal, tudo bem?! Gostaria de dividir com vocês uma metodologia que pode ajudá-los a montar um excelente plano de estudos no pós-edital baseado na sua realidade.

Uma boa preparação no pré-edital é fundamental para atingir a aprovação. É bem difícil ser aprovado em concursos sem já ter estudado bastante antes do edital. Porém, sem um estudo organizado e planejado após a publicação do edital, o aluno pode perder sua vaga.

Dividiremos esse artigo em cinco partes para facilitar o seu entendimento:

  • Montar o edital verticalizado;
  • Estabelecer prioridades;
  • Conhecer a banca;
  • Fazer simulados;
  • Semana de véspera.

Primeiro passo pós-edital: Montar o edital verticalizado

Saiu o edital. E agora?

A primeira coisa que você deve fazer é ler o edital do início ao fim. Sempre existe alguma informação importante que pode prejudicá-lo se você não a souber.

Em seguida, vá para o conteúdo programático. É nesse momento que você vai montar o seu edital verticalizado.

Objetivo

Vamos utilizar como exemplo um edital que foi publicado há pouco tempo, TCDF (Tribunal de Contas do Distrito Federal).

A ideia de você montar o edital verticalizado é forçar que você leia todo o conteúdo programático para evitar situações como: “Eu não sabia que tinha esse conteúdo no edital”.

Existem editais verticalizados compartilhados na internet, mas o objetivo aqui é que você monte o seu próprio.

Como fazer

Cada tópico do edital deve ser transformado em uma linha diferente no Excel ou em outro software de sua preferência.

Conteúdo de Contabilidade Geral para o TCDF
Edital Verticalizado – Distribuição do Conteúdo até o item 6

Estabelecer Prioridades

Após distribuir todo o conteúdo, você irá pintar a coluna ao lado do assunto com as cores verde, amarelo e vermelho de acordo com a seguinte classificação:

  • Verde: Total confiança no assunto (não necessita de revisão)
  • Amarelo: Confiança pequena ou média no assunto (é necessário revisar)
  • Vermelho: Conteúdo nunca visto
Modelo de Edital Verticalizado

Você deve fazer essa estrutura para todas as disciplinas do edital e, a partir disso, montar seu ciclo de estudos objetivando estudar todos os pontos.

O mais difícil nas provas de concurso não é entender o conteúdo programático, mas sim lembrar de tudo no dia da prova. A maioria das questões da prova são fáceis e médias. Se você acertá-las, juntamente com algumas difíceis, suas chances de ser aprovado será altíssima.

Ao realizar essa metodologia, você irá estudar todos os pontos do edital, de acordo com a sua necessidade, e será bem mais difícil de esquecer alguma coisa no momento da prova.

Conhecer a banca

Esse, sem dúvidas, é um dos pontos mais importantes para uma preparação de alto nível.

Com certeza você já ouviu alguém dizer: “sou ótimo com a FCC, mas odeio a CESPE”.

Isso ocorre porque as bancas possuem formas distintas de cobrar determinados assuntos. Por isso, é muito importante que você se adeque ao estilo da banca durante o pós-edital.

Exercícios são a chave

A melhor forma de conhecer a banca é exercitar muito. Dessa forma, após revisar ou estudar o que você planejou, deve realizar muitos exercícios da banca.

Para isso, utilize primeiramente os exercícios contidos no seu PDF. O professor, no momento de elaborar o material, irá incluir as questões mais recorrentes da banca sobre aquele assunto. Ao concluir todos os exercícios, você pode montar cadernos de questões específicos por assunto no seu sistema de questões.

E se a banca possui poucas questões de determinado tema?

Isso já demonstra que a probabilidade de esse assunto cair na sua prova é bem baixa. Porém, como hoje em dia o aluno tem que dominar praticamente todo o conteúdo para ser aprovado, a partir das questões que você resolveu de outros assuntos, pense: “como a banca X pode cobrar isso?”

O método de cobrança das bancas em determinada disciplina é padrão. Se o examinador gosta de cobrar muita literalidade, provavelmente, nesse assunto que contém poucas questões, ele também tenderá a cobrar a literalidade. Caso ele goste de cobrar cálculos, é bem provável que você precisa focar nos cálculos desse assunto que está sendo estudado.

Em suma, tente se colocar no lugar do examinador e, a partir do histórico dele, imagine quais questões podem ser formuladas.

Fazer simulados

Fazer exercícios após estudar o assunto e sem a pressão do tempo é fácil. Porém, na hora da prova, serão exigidos conhecimentos de todo o conteúdo ao mesmo tempo e o relógio não estará a seu favor.

Por isso, fazer simulados é muito importante no pós-edital para treinar o dia da prova. Além de testar se você realmente está em condições de ser aprovado, o simulado deve ser utilizado para montar sua estratégia de resolução da prova: quais disciplinas fará primeiro, quais por último, quando desistir de fazer uma questão e pular para a próxima.

É ideal que faça, pelo menos, dois simulados antes da prova. No primeiro, provavelmente errará algo que planejou. Então, o segundo será para corrigir os erros do primeiro e fechar a estratégia.

Semana de véspera

Sabe aqueles assuntos que mesmo você revendo no pós-edital ainda necessitam de uma atenção especial? E aquelas fórmulas que insistem em sair da nossa mente?

Enquanto você estuda, vai se deparar com alguns casos que merecem uma atenção a mais. Esses casos devem ser anotados para que façam parte do estudo da semana de véspera da prova.

O ideal é que você termine todo o conteúdo do edital até essa semana, para que nela o foco seja em: releitura de leis secas, rever os assuntos que você costuma esquecer mesmo já tendo visto há pouco tempo e decorar as fórmulas.

Nessa semana tente fazer isso sem se cobrar muito, pois é para ser um momento em que seu cérebro vai relaxar um pouco. Centenas de horas estudadas no pós-edital afetam demais nosso psicológico. Por isso, é muito importante tentar ficar mais tranquilo nessa semana, mas sem perder o foco no que interessa.

Chegou o grande dia

Garanto que, se você estudou com antecedência no pré-edital e fez seu planejamento de pós-edital desconsiderando o que dominava, revisando o que precisava e estudando o que nunca tinha visto, aliado ao conhecimento da banca e uma revisão semanal de véspera, fará uma excelente prova.

Dessa forma, vá para a prova confiante e tranquilo, pois você que fez a sua parte. O resto só será consequência.

Para aqueles que ainda estão no início dos estudos e precisam montar um planejamento inicial, segue abaixo um vídeo que pode contribuir bastante para alavancar seus estudos.

Desejo todo o sucesso para você nessa caminhada, que é longa e sofrida, mas muito recompensadora.

Grande abraço!

Pedro Gadelha

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Pedro Gadelha

Posts recentes

Acesso ao mercado de créditos para empresas do Simples

Opa, como vai?! Neste material veremos um tema cada vez mais importante e cobrado em…

7 horas atrás

Laudo Psicológico – Documentos para o concurso do CFP

Neste artigo você encontrará um resumo da modalidade de documento Laudo Psicológico para o Concurso…

10 horas atrás

Inviolabilidade domiciliar para a PCDF

Olá, concurseiros e concurseiras, tudo bem? Hoje vamos falar sobre inviolabilidade domiciliar. O concurso da…

10 horas atrás

Concurso ADEMA SE: divulgada a classificação preliminar

Após divulgação dos resultados finais, o concurso da Administração Estadual do Meio Ambiente (ADEMA SE)…

11 horas atrás

Concurso ISS Anitápolis SC tem provas canceladas!

Foi publicado um comunicado de cancelamento da prova do concurso público da Prefeitura de Anitápolis,…

11 horas atrás

Concurso Anitápolis SC: provas foram canceladas!

O concurso público da Prefeitura de Anitápolis, cidade de Santa Catarina, comunicou que a prova prevista…

11 horas atrás