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Português TCE PE – Gabarito (Com recurso)

Português TCE PE- Comentários

Olá, pessoal! Professor Felipe na área.

Tudo bem? Como se saíram na prova?

Fiz um comentário breve sobre as questões e vamos aguardar o gabarito para ver possibilidades de recurso. A prova veio em nível bem alto, como esperado e há itens de interpretação que poderiam causar muita dúvida, pela natureza do texto e pela ambiguidade dos itens.

No entanto, a banca cobrou vários itens que já dávamos como certos: coesão (pronomes), conjunções, tipologia textual, verbo haver/existir, referente do sujeito

Vejamos as questões.

1- De acordo com o autor…

Não. O cidadão ateniense participava muito mais da política do que participamos hoje. Veja na linha 13:

Comparo esse empenho ao nosso. Quantos não resmungam para votar uma só vez a cada dois anos? Nesse período, o ateniense teria passado oitenta tardes na praça, ouvindo, votando.

Questão incorreta.

2- O texto defende a ideia de que…

Sim, as revoluções modernas mencionadas no texto deixaram um legado de proteção. Veja:

Desde a era moderna, os direitos do homem, protegendo-o do Estado, se tornam cruciais. Estes são os grandes legados das três revoluções modernas – a inglesa, a americana e a francesa: somos protegidos não só dos desmandos do monarca absoluto, mas também da tirania do próprio povo e de seus eleitos.

Questão correta.

3- O autor emprega recursos…

A explicação de como funcionava a democracia ateniense está em:

“Moses Finley, um dos maiores conhecedores do tema, conta que, em Atenas, a assembleia popular se reunia cerca de 40 vezes ao ano. Pelo menos mil pessoas costumavam comparecer…”

Nesse trecho, podemos sim pensar que há um trecho com elementos narrativos, pois há um suposto narrador, Moses Finley, contando como eram as assembleias atenienses, os atenienses comparecendo, reunindo-se, votando nas diversas assembleias populares.

Ressalvo, contudo, que a banca já considerou, em provas anteriores, trechos desse tipo como descritivos, já que os textos descritivos também podem conter ações e caracterizar rotinas no passado.

Questão correta.

4- As formas pronominais…

O pronome “o”, em “protegendo-o” tem como referente o “homem”.

Desde a era moderna, os direitos do homem, protegendo-o do Estado, se tornam cruciais.

Questão incorreta.

5- Sem prejuízo da informação veiculada…

Sim. Quando o autor menciona “proteção”, podemos entender também os “mecanismos de proteção” que existem na democracia, os instrumentos que materializam essa “proteção”. A correção gramatical também seria mantida, pois o verbo haver é impessoal (=existir) e não vai ao plural nesse contexto:

Não havia proteção

Não havia mecanismos de proteção

Questão correta.

6- Com o emprego das aspas…

Questão muito sutil. Ao inserir aspas na palavra “falha”, ele mostra que essa palavra foi utilizada com um sentido “especial”, além do óbvio. Essas aspas indicam sua opinião crítica em relação a esse aspecto da democracia ateniense: a inexistência de direitos humanos.

Questão correta.

7- A tese central…

Essa afirmativa limita demais o raciocínio do autor, cuja tese envolve não só direitos civis, mas também direitos políticos e sociais.

Contudo, a questão foi considerada correta pela banca.

Os candidatos devem (com suas próprias palavras) elaborar seus eventuais recursos nessa linha: “apenas” deixa o texto ambíguo, pois possibilita uma leitura de que “basta ter efetividade” nos direitos civis que a democracia está “garantida”. Além da ambiguidade do apenas, esse “garante-se” é muito categórico e não encontra respaldo no texto, que sugere a ideia de que há vários aspectos envolvidos na construção de uma democracia de fato. Não há uma fórmula “garantida”, o texto menciona “garantir liberdade individual”, o que não foi tratado no texto como sinônimo de “efetividade da democracia”.

Um recurso de itens de interpretação, ainda mais nebuloso assim, nem sempre é acolhido pela banca, mas vale a pena tentar argumentar.

 

8- O autor apoia sua argumentação.

Achei essa bem ambígua, porque tem uma parte claramente verdadeira e não há muita certeza se a banca vai considerar essa parte “apoia sua argumentação” como certa ou errada.

Entendo que esse “indistinto” prejudica a afirmação, porque, das linhas 19 a 24, o autor faz justamente a “distinção” entre os direitos civis, sociais e políticos e em que esfera eles projetam a “igualdade”. Embora os três busquem igualar os cidadãos em certo quesito, é nebuloso afirmar que o autor “baseie sua argumentação” no fato de que os três são indistintos. O principal argumento do autor é que a igualdade formal não se traduz necessariamente numa igualdade real.

Questão incorreta.

9- Conclui-se do texto…

O autor cita Marshal: “o status de cidadão confere igualdde formal aos indivíduos, ainda que o sistema de classes sociais gere uma desigualdade “real”. Então, a igualdade na lei não reflete uma igualdade na prática, por questões de desigualdade social e econômica.

Questão correta.

10- Para o autor, o Estado é sim um agente indutor da cidadania e da democracia, pois caberia a ele garantir a “efetividade” da democracia no plano real.

Questão incorreta.

11- O trecho um patamar…

um patamar mínimo de igualdade entre os membros da sociedade” deveria existir.

O termo sublinhado é “sujeito”.

12- As expressões “cidadania integral”…

A expressão “cidadania integral” envolve os direitos civis, sociais e políticos. Não se restringe apenas ao aspecto ‘eleitoral’, ligado aos direitos políticos.

Questão incorreta.

13- No último período do terceiro parágrafo…

“Parece ser” é uma locução verbal e forma apenas uma oração. Questão incorreta.

14- Feitas as devidas alterações…

Veja a relação semântica:

A democracia deve gerar uma cidadania integral (civil, política e social), uma vez que a democracia eleitoral se revela restrita ao não englobar temas como direitos sociais e econômicos.

Em outras palavras:

A democracia verdadeira deve ser integral, porque a democracia só eleitoral é limitada e não engloba temas como direitos sociais e econômicos.

Questão correta.

15- Seriam mantidos a correção gramatical…

No texto, o verbo “ter” foi empregado com sentido de “possuir” liberdades comuns. O sentido não é de existir.

Questão incorreta.

Então é isso pessoal, vamos aguardar a posição oficial da banca!

Seguem as imagens para quem não tem a prova:

Link para dowload:

https://1drv.ms/f/s!Ajs3cGCPj3vWhFTE-rLDb4fpPH99

Coordenação

Ver comentários

  • professor Felipe
    boa noite
    não consegui ler o texto e as questões pela imagem que você colocou
    se for possível, colocar outra foto
    agradeço
    vou fazer a prova do TCE no próximo finl de semana
    obrigada

    • Olá, Nathália, boa noite.
      Infelizmente, essa é a melhor imagem que recebi, ok?
      Nos próximos dias, a banca liberará a prova em PDF...
      Abraço e bons estudos.

  • Professor, com todo respeito, mas não concordo com com a correção da questão 03

    O texto narrativo apresenta personagens que atuam em um tempo e em um espaço, organizados por
    uma narração feita por um narrador.

    No texto não temos essas figuras: PERSONAGENS, AÇÃO NO TEMPO e ESPAÇO

    O autor descreveu o como era a Atenas daquela época, ao nos contar que a assembleia ateniense se reunia tantas vezes por ano e tinha tantos presentes.,

    Vamos aguardar o que a banca vai dizer

    • Olá, sim. Eu concordo.
      Eu fiz até a ressalva de que, em prova recente, um trecho desse tipo foi considerado descritivo. É possível que banca veja dessa forma, mas pareceu que o examinador quis indicar que o autor narrou brevemente a rotina das eleições. O trecho é curto, é difícil afirmar com certeza. Vamos aguardar...

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