Olá!
A Língua Portuguesa tem característica peculiar de cobrança nas provas da EBSERH e alguns assuntos são recorrentes. Por isso, vou inserir neste artigo algumas questões comentadas para que você possa realizar e perceber a forma como a instituição cobra.
O primeiro assunto é a fonética. Basicamente a EBSERH cobra a diferença entre letra e fonema. Além disso, ela cobra seu conhecimento sobre a distinção de dígrafo (duas letras com apenas um som: chave, tampa) e encontro consonantal (duas letras e dois sons: pasta, plano).
Vamos a algumas questões
Questão 1: EBSERH – UFPA 2016 Fisioterapeuta (banca AOCP)
Assinale a alternativa em que todos os vocábulos tenham 6 fonemas.
a) Continua, passagem, grande.
b) Contra, quando, avançar.
c) Alheio, sempre, convívio.
d) Depende, exclui, avançar.
e) Valores, relação, sentido.
Comentário: Na alternativa (A), a palavra “continua” apresenta 8 letras e 7 fonemas, haja vista que há o dígrafo vocálico /õ/, gerado da junção das letras “on”. A palavra “passagem” apresenta 8 letras e 7 fonemas, haja vista que há o dígrafo consonantal /S/, gerado da junção das letras “ss”. Note que “em” é constituído de dois fonemas: a vogal /ẽ/ e a semivogal /Y/, representada pela letra “m”. A palavra “grande” apresenta 6 letras e 5 fonemas, haja vista que há o dígrafo vocálico /ã/, gerado da junção das letras “an”.
Na alternativa (B), a palavra “contra” apresenta 6 letras e 5 fonemas, haja vista que há o dígrafo vocálico /õ/, gerado da junção das letras “on”. A palavra “quando” apresenta 6 letras e 5 fonemas, haja vista que há o dígrafo vocálico /ã/, gerado da junção das letras “an”. Note que “qu” apresenta duas letras e dois fonemas, pois “q” é consoante e “u” é semivogal. A palavra “avançar” apresenta 7 letras e 6 fonemas, haja vista que há o dígrafo vocálico /ã/, gerado da junção das letras “an”.
Na alternativa (C), a palavra “alheio” apresenta 6 letras e 5 fonemas, haja vista que há o dígrafo consonantal /λ/, gerado da junção das letras “lh”. A palavra “sempre” apresenta 6 letras e 5 fonemas, haja vista que há o dígrafo vocálico /ẽ/, gerado da junção das letras “em”. A palavra “convívio” apresenta 8 letras e 7 fonemas, haja vista que há o dígrafo vocálico /õ/, gerado da junção das letras “on”.
A alternativa (D) é a correta, pois a palavra “depende” apresenta 7 letras e 6 fonemas, haja vista que há o dígrafo vocálico /ẽ/, gerado da junção das letras “en”. A palavra “exclui” apresenta 6 letras e 6 fonemas, isto é, cada letra é um fonema. A palavra “avançar” apresenta 7 letras e 6 fonemas, haja vista que há o dígrafo vocálico /ã/, gerado da junção das letras “an”.
Na alternativa (E), a palavra “valores” apresenta 7 letras e 7 fonemas, isto é, cada letra é um fonema. A palavra “relação” apresenta 7 letras e 7 fonemas, isto é, cada letra é um fonema. A palavra “sentido” apresenta 7 letras e 6 fonemas, haja vista que há o dígrafo vocálico /ẽ/, gerado da junção das letras “en”.
Gabarito: D
Questão 2: EBSERH Nacional 2016 Enfermeiro (banca AOCP)
Assinale a alternativa correta referente aos encontros das letras e dos sons que ocorrem na língua portuguesa.
a) Na palavra “pesquisa” há, respectivamente, um encontro consonantal e um ditongo.
b) Em “crescente” há, respectivamente, três encontros consonantais: “cr”, “sc” e “nt”.
c) Há dígrafo na palavra “negro”.
d) Há dígrafo na palavra “empreender”.
e) Há dígrafo na palavra “igualdade”.
Comentário: A alternativa (A) está errada, pois há o encontro consonantal “sq”, mas não há ditongo, haja vista que o “u” não é semivogal. Ele apenas auxilia na formação do dígrafo consonantal /k/, por meio das letras “qu”.
A alternativa (B) está errada, pois só há o encontro consonantal “cr”. As letras “sc” formam o dígrafo consonantal /S/ e a letra “n” não é consoante, mas sim a letra que auxilia na formação do dígrafo vocálico /ẽ/.
As alternativas (C) e (E) estão erradas, pois, nas palavras “negro” e “igualdade”, cada letra apresenta seu respectivo fonema.
A alternativa (D) é a correta, pois a palavra “empreender” apresenta dois dígrafos vocálicos, pois as letras “em” e “en” formam dois sons /ẽ/.
Gabarito: D
Questão 3: EBSERH HE – UFSCAR 2015 Técnico (banca AOCP)
Qual das palavras a seguir NÃO apresenta dígrafo?
(A) Lembrar.
(B) Pessoas.
(C) Problema.
(D) Desequilibrada.
(E) Profissional.
Comentário: Na alternativa (A), a palavra “lembrar” apresenta 7 letras, mas 6 fonemas, pois “em” é um dígrafo vocálico, o qual apresenta o fonema /ẽ/.
Na alternativa (B), a palavra “pessoas” apresenta 7 letras, mas 6 fonemas, pois “ss” é um dígrafo consonantal, o qual apresenta o fonema /S/.
A alternativa (C) é a correta, pois a palavra “problema” apresenta 8 letras e 8 fonemas. Assim, não há dígrafo.
Na alternativa (D), a palavra “desequilibrada” apresenta 14 letras, mas 13 fonemas, pois “qu” é um dígrafo consonantal, o qual apresenta o fonema /K/.
Na alternativa (E), a palavra “profissional” apresenta 12 letras, mas 11 fonemas, pois “ss” é um dígrafo consonantal, o qual apresenta o fonema /S/.
Gabarito: C
Para que você possa ter uma noção melhor sobre o assunto, assista ao vídeo com teoria e questões comentadas!
Agora, vamos a outro assunto: a acentuação gráfica
Questão 1: EBSERH-UFPA 2016 Engenheiro de Segurança (banca Instituto AOCP)
Assinale a alternativa correta.
a) O vocábulo “ética” recebe acento por seguir as mesmas regras de acentuação de “violência”, “empáfia” e “política”.
b) Os vocábulos “sensíveis”, “diálogo” e “ignorância” recebem acento por seguirem as mesmas regras de acentuação.
c) Os vocábulos “possível” e “códigos” têm a acentuação justificada pelo fato de que ambos são terminados em uma sílaba constituída por consoante-vogal-consoante.
d) O vocábulo “urgência”, recebe acento por seguir as mesmas regras de acentuação de “princípio”, “miséria” e “convívio”.
e) Os vocábulos “indignação”, “conteúdo” e “ninguém” são acentuados porque a sílaba tônica apresenta uma vogal nasal.
Comentário: A alternativa (A) está errada, pois “ética” e “política” são proparoxítonas; já “violência”, “empáfia” são paroxítonas terminadas em ditongo oral.
A alternativa (B) está errada, pois “sensíveis” e “ignorância” são paroxítonas terminadas em ditongo oral; já “diálogo” é proparoxítona.
A alternativa (C) está errada, pois, apesar de a última sílaba ser constituída de consoante-vogal-consoante, “possível” é acentuada por ser uma paroxítona terminada em “l”; já “códigos” é acentuada por ser proparoxítona.
A alternativa (D) é a correta, pois “urgência”, “princípio”, “miséria” e “convívio” são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo oral.
A alternativa (E) está errada, pois “indignação” apresenta vogal tônica nasal; “conteúdo” não apresenta vogal nasal, e é acentuada por apresentar hiato, e “ninguém”, apesar de apresentar vogal tônica nasal, é acentuada por ser oxítona terminada em “em”.
Gabarito: D
Questão 2: EBSERH-UFPA 2016 Engenheiro de Segurança (banca Inst AOCP)
Em “Que faz com seus resíduos tóxicos?”, o termo em destaque recebe acento, porque é uma palavra
a) proparoxítona, ou seja, a sílaba mais forte é a última.
b) oxítona, ou seja, a sílaba mais forte é a última.
c) paroxítona, ou seja, a sílaba mais forte é a antepenúltima.
d) paroxítona, ou seja, a sílaba mais forte é a penúltima.
e) proparoxítona, ou seja, a sílaba mais forte é a antepenúltima.
Comentário: A palavra “tóxicos” é uma proparoxítona, pois a sílaba tônica, isto é, a mais forte, é a antepenúltima. Por isso a alternativa (E) é a correta.
Gabarito: E
Questão 3: EBSERH 2016 Técnico em Enfermagem (banca Inst AOCP)
Assinale a alternativa cujas palavras apresentam a mesma regra de acentuação ortográfica.
a) psicólogo, matemática, sustentável.
b) têm, até, também.
c) análise, família, além.
d) dúvida, trânsito, legítima.
e) ciúme, dúvida, saúde.
Comentário: A alternativa (A) está errada, pois “psicólogo” e “matemática” são proparoxítonas; já “sustentável” é paroxítona.
A alternativa (B) está errada, pois “têm” é monossílabo tônico e apresenta acento diferencial, já “até” e “também” são oxítonas.
A alternativa (C) está errada, pois “análise” é proparoxítona, “família” é paroxítona e “além” é oxítona.
A alternativa (D) é a correta, pois “dúvida”, “trânsito” e “legítima” são proparoxítonas.
A alternativa (E) está errada, pois “ciúme” e “saúde” apresentam hiato, já “dúvida” é proparoxítona.
Gabarito: D
Para você aprofundar no assunto, assista ao vídeo com teoria e questões comentadas!
A partir do dia 11 de maio, faremos transmissões ao vivo e gratuitas especificamente para o concurso da EBSERH. Para você ser notificado, basta se inscrever aqui!
QUER SABER TUDO SOBRE O CONCURSO EBSERH? ACOMPANHE NESTA NOTÍCIA AQUI: NOTÍCIA CONCURSO EBSERH
Não deixe de conhecer os nossos CURSOS COMPLETOS PARA O CONCURSO EBSERH. Eles são compostos por aulas escritas (em PDF), aulas em vídeo e também fórum de dúvidas para você entrar em contato direto com o professor. Você tem 30 dias para avaliar os cursos e, se não gostar, devolvemos todo o seu investimento.
Grande abraço!
Professor Décio Terror – siga meu instagram e acompanhe dicas diárias: @decioterror
Inscreva-se no meu canal do You Tube!
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…
Atenção, concurseiros! Neste domingo, 22 de dezembro, encerra o prazo para garantir sua inscrição no concurso…
A área fiscal é uma das mais prestigiadas no mundo dos concursos públicos, com salários…
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento acerca da possibilidade de os sobrinhos-netos serem herdeiros,…
Ver comentários
Olá professor Terror, o senhor pode comentar também a prova de português da Terracap? Parece que existe possibilidade de recurso em uma das questões.
Abraço,
Luis
Professor, faço coro com o colega acima: poderia nos ajudar resolvendo a prova de português da TERRACAP? Grato, professor!