Olá!
A Língua Portuguesa tem característica peculiar de cobrança nas provas da EBSERH e alguns assuntos são recorrentes. Por isso, vou inserir neste artigo algumas questões comentadas para que você possa realizar e perceber a forma como a instituição cobra.
O primeiro assunto é a fonética. Basicamente a EBSERH cobra a diferença entre letra e fonema. Além disso, ela cobra seu conhecimento sobre a distinção de dígrafo (duas letras com apenas um som: chave, tampa) e encontro consonantal (duas letras e dois sons: pasta, plano).
Vamos a algumas questões
Questão 1: EBSERH – UFPA 2016 Fisioterapeuta (banca AOCP)
Assinale a alternativa em que todos os vocábulos tenham 6 fonemas.
a) Continua, passagem, grande.
b) Contra, quando, avançar.
c) Alheio, sempre, convívio.
d) Depende, exclui, avançar.
e) Valores, relação, sentido.
Comentário: Na alternativa (A), a palavra “continua” apresenta 8 letras e 7 fonemas, haja vista que há o dígrafo vocálico /õ/, gerado da junção das letras “on”. A palavra “passagem” apresenta 8 letras e 7 fonemas, haja vista que há o dígrafo consonantal /S/, gerado da junção das letras “ss”. Note que “em” é constituído de dois fonemas: a vogal /ẽ/ e a semivogal /Y/, representada pela letra “m”. A palavra “grande” apresenta 6 letras e 5 fonemas, haja vista que há o dígrafo vocálico /ã/, gerado da junção das letras “an”.
Na alternativa (B), a palavra “contra” apresenta 6 letras e 5 fonemas, haja vista que há o dígrafo vocálico /õ/, gerado da junção das letras “on”. A palavra “quando” apresenta 6 letras e 5 fonemas, haja vista que há o dígrafo vocálico /ã/, gerado da junção das letras “an”. Note que “qu” apresenta duas letras e dois fonemas, pois “q” é consoante e “u” é semivogal. A palavra “avançar” apresenta 7 letras e 6 fonemas, haja vista que há o dígrafo vocálico /ã/, gerado da junção das letras “an”.
Na alternativa (C), a palavra “alheio” apresenta 6 letras e 5 fonemas, haja vista que há o dígrafo consonantal /λ/, gerado da junção das letras “lh”. A palavra “sempre” apresenta 6 letras e 5 fonemas, haja vista que há o dígrafo vocálico /ẽ/, gerado da junção das letras “em”. A palavra “convívio” apresenta 8 letras e 7 fonemas, haja vista que há o dígrafo vocálico /õ/, gerado da junção das letras “on”.
A alternativa (D) é a correta, pois a palavra “depende” apresenta 7 letras e 6 fonemas, haja vista que há o dígrafo vocálico /ẽ/, gerado da junção das letras “en”. A palavra “exclui” apresenta 6 letras e 6 fonemas, isto é, cada letra é um fonema. A palavra “avançar” apresenta 7 letras e 6 fonemas, haja vista que há o dígrafo vocálico /ã/, gerado da junção das letras “an”.
Na alternativa (E), a palavra “valores” apresenta 7 letras e 7 fonemas, isto é, cada letra é um fonema. A palavra “relação” apresenta 7 letras e 7 fonemas, isto é, cada letra é um fonema. A palavra “sentido” apresenta 7 letras e 6 fonemas, haja vista que há o dígrafo vocálico /ẽ/, gerado da junção das letras “en”.
Gabarito: D
Questão 2: EBSERH Nacional 2016 Enfermeiro (banca AOCP)
Assinale a alternativa correta referente aos encontros das letras e dos sons que ocorrem na língua portuguesa.
a) Na palavra “pesquisa” há, respectivamente, um encontro consonantal e um ditongo.
b) Em “crescente” há, respectivamente, três encontros consonantais: “cr”, “sc” e “nt”.
c) Há dígrafo na palavra “negro”.
d) Há dígrafo na palavra “empreender”.
e) Há dígrafo na palavra “igualdade”.
Comentário: A alternativa (A) está errada, pois há o encontro consonantal “sq”, mas não há ditongo, haja vista que o “u” não é semivogal. Ele apenas auxilia na formação do dígrafo consonantal /k/, por meio das letras “qu”.
A alternativa (B) está errada, pois só há o encontro consonantal “cr”. As letras “sc” formam o dígrafo consonantal /S/ e a letra “n” não é consoante, mas sim a letra que auxilia na formação do dígrafo vocálico /ẽ/.
As alternativas (C) e (E) estão erradas, pois, nas palavras “negro” e “igualdade”, cada letra apresenta seu respectivo fonema.
A alternativa (D) é a correta, pois a palavra “empreender” apresenta dois dígrafos vocálicos, pois as letras “em” e “en” formam dois sons /ẽ/.
Gabarito: D
Questão 3: EBSERH HE – UFSCAR 2015 Técnico (banca AOCP)
Qual das palavras a seguir NÃO apresenta dígrafo?
(A) Lembrar.
(B) Pessoas.
(C) Problema.
(D) Desequilibrada.
(E) Profissional.
Comentário: Na alternativa (A), a palavra “lembrar” apresenta 7 letras, mas 6 fonemas, pois “em” é um dígrafo vocálico, o qual apresenta o fonema /ẽ/.
Na alternativa (B), a palavra “pessoas” apresenta 7 letras, mas 6 fonemas, pois “ss” é um dígrafo consonantal, o qual apresenta o fonema /S/.
A alternativa (C) é a correta, pois a palavra “problema” apresenta 8 letras e 8 fonemas. Assim, não há dígrafo.
Na alternativa (D), a palavra “desequilibrada” apresenta 14 letras, mas 13 fonemas, pois “qu” é um dígrafo consonantal, o qual apresenta o fonema /K/.
Na alternativa (E), a palavra “profissional” apresenta 12 letras, mas 11 fonemas, pois “ss” é um dígrafo consonantal, o qual apresenta o fonema /S/.
Gabarito: C
Para que você possa ter uma noção melhor sobre o assunto, assista ao vídeo com teoria e questões comentadas!
Agora, vamos a outro assunto: a acentuação gráfica
Questão 1: EBSERH-UFPA 2016 Engenheiro de Segurança (banca Instituto AOCP)
Assinale a alternativa correta.
a) O vocábulo “ética” recebe acento por seguir as mesmas regras de acentuação de “violência”, “empáfia” e “política”.
b) Os vocábulos “sensíveis”, “diálogo” e “ignorância” recebem acento por seguirem as mesmas regras de acentuação.
c) Os vocábulos “possível” e “códigos” têm a acentuação justificada pelo fato de que ambos são terminados em uma sílaba constituída por consoante-vogal-consoante.
d) O vocábulo “urgência”, recebe acento por seguir as mesmas regras de acentuação de “princípio”, “miséria” e “convívio”.
e) Os vocábulos “indignação”, “conteúdo” e “ninguém” são acentuados porque a sílaba tônica apresenta uma vogal nasal.
Comentário: A alternativa (A) está errada, pois “ética” e “política” são proparoxítonas; já “violência”, “empáfia” são paroxítonas terminadas em ditongo oral.
A alternativa (B) está errada, pois “sensíveis” e “ignorância” são paroxítonas terminadas em ditongo oral; já “diálogo” é proparoxítona.
A alternativa (C) está errada, pois, apesar de a última sílaba ser constituída de consoante-vogal-consoante, “possível” é acentuada por ser uma paroxítona terminada em “l”; já “códigos” é acentuada por ser proparoxítona.
A alternativa (D) é a correta, pois “urgência”, “princípio”, “miséria” e “convívio” são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo oral.
A alternativa (E) está errada, pois “indignação” apresenta vogal tônica nasal; “conteúdo” não apresenta vogal nasal, e é acentuada por apresentar hiato, e “ninguém”, apesar de apresentar vogal tônica nasal, é acentuada por ser oxítona terminada em “em”.
Gabarito: D
Questão 2: EBSERH-UFPA 2016 Engenheiro de Segurança (banca Inst AOCP)
Em “Que faz com seus resíduos tóxicos?”, o termo em destaque recebe acento, porque é uma palavra
a) proparoxítona, ou seja, a sílaba mais forte é a última.
b) oxítona, ou seja, a sílaba mais forte é a última.
c) paroxítona, ou seja, a sílaba mais forte é a antepenúltima.
d) paroxítona, ou seja, a sílaba mais forte é a penúltima.
e) proparoxítona, ou seja, a sílaba mais forte é a antepenúltima.
Comentário: A palavra “tóxicos” é uma proparoxítona, pois a sílaba tônica, isto é, a mais forte, é a antepenúltima. Por isso a alternativa (E) é a correta.
Gabarito: E
Questão 3: EBSERH 2016 Técnico em Enfermagem (banca Inst AOCP)
Assinale a alternativa cujas palavras apresentam a mesma regra de acentuação ortográfica.
a) psicólogo, matemática, sustentável.
b) têm, até, também.
c) análise, família, além.
d) dúvida, trânsito, legítima.
e) ciúme, dúvida, saúde.
Comentário: A alternativa (A) está errada, pois “psicólogo” e “matemática” são proparoxítonas; já “sustentável” é paroxítona.
A alternativa (B) está errada, pois “têm” é monossílabo tônico e apresenta acento diferencial, já “até” e “também” são oxítonas.
A alternativa (C) está errada, pois “análise” é proparoxítona, “família” é paroxítona e “além” é oxítona.
A alternativa (D) é a correta, pois “dúvida”, “trânsito” e “legítima” são proparoxítonas.
A alternativa (E) está errada, pois “ciúme” e “saúde” apresentam hiato, já “dúvida” é proparoxítona.
Gabarito: D
Para você aprofundar no assunto, assista ao vídeo com teoria e questões comentadas!
A partir do dia 11 de maio, faremos transmissões ao vivo e gratuitas especificamente para o concurso da EBSERH. Para você ser notificado, basta se inscrever aqui!
QUER SABER TUDO SOBRE O CONCURSO EBSERH? ACOMPANHE NESTA NOTÍCIA AQUI: NOTÍCIA CONCURSO EBSERH
Não deixe de conhecer os nossos CURSOS COMPLETOS PARA O CONCURSO EBSERH. Eles são compostos por aulas escritas (em PDF), aulas em vídeo e também fórum de dúvidas para você entrar em contato direto com o professor. Você tem 30 dias para avaliar os cursos e, se não gostar, devolvemos todo o seu investimento.
Grande abraço!
Professor Décio Terror – siga meu instagram e acompanhe dicas diárias: @decioterror
Inscreva-se no meu canal do You Tube!
Estamos em ano de eleições municipais, o que contribui ainda mais para a publicação de…
A Prefeitura de Crateús, no Ceará, teve divulgado um novo cronograma para o seu concurso…
A Prefeitura Municipal de Careaçu (MG) publicou o novo edital de concurso público com vagas professor…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Careaçu, em Minas Gerais. O…
Vem aí concurso TRT RJ (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª região) com edital divulgado ainda…
Agora está oficialmente assinado o contrato com a Fundação Carlos Chagas (FCC) para realização do…
Ver comentários
Olá professor Terror, o senhor pode comentar também a prova de português da Terracap? Parece que existe possibilidade de recurso em uma das questões.
Abraço,
Luis
Professor, faço coro com o colega acima: poderia nos ajudar resolvendo a prova de português da TERRACAP? Grato, professor!