Não ser aprovado em um concurso público não é o fim do mundo, mesmo que você tenha depositado tempo, recursos e expectativas neste objetivo. A reprovação traz muito aprendizado e é sempre importante reconhecer isso para recomeçar a jornada. Muitos são os concurseiros que prestam mais de um concurso antes de serem aprovados. Além disso, se estudar para editais parecidos, ou sejam, para a mesma área ou entidade, é possível reaproveitar muita coisa entre um edital e outro.
Mas outro detalhe importante para refletir é: por que, afinal, você não foi aprovado? Quais os erros mais comuns entre os concurseiros? Vejamos alguns erros comuns e desafios frequentes que os concurseiros precisam enfrentar e confira quais os motivos fizeram com que você ainda não tenha sido aprovado.
Apesar de haver muitos concursos previstos em todos os estados brasileiros em todos os anos, muitas áreas estão realmente saturadas. São milhares de pessoas disputando um número ínfimo de vagas em determinados editais. Apesar de ser assim mesmo e os candidatos com a melhor performance serem aprovados em um mar de concorrentes, muitas vezes as suas chances aumentam quando você escolhe melhor o concurso para o qual deseja concorrer.
Verifique o número de candidatos por vagas de pelo menos cinco concursos similares pelos quais tem interesse. Estabeleça-os por prioridade. Só porque um concurso é muito disputado não quer dizer que você não consiga passar, mas também não quer dizer que não haja opções melhores.
O planejamento é tudo em se tratando de estudar para concursos públicos, e ele começa geralmente muito antes da publicação do edital. A falta de planejamento é uma das principais causas de reprovação em concursos públicos. A dica é criar um planejamento muito detalhado e personalizado com a sua realidade, ou seja, com a sua rotina. Na sua organização de horários e gestão do tempo, se não considerar outros afazeres – como os profissionais e pessoais – não terá as condições necessárias para estudar.
Há muitas maneiras de planejar os seus estudos e muitas são as metodologias que poderá utilizar. Escolha o formato de organização que tenha mais a ver com as suas necessidades. Faça um cronograma do ponto em que irá iniciar até o dia da prova e divida o conteúdo neste período de forma agradável, que dê tempo para estudar todos os assuntos, sem negligenciar nenhum deles. Priorize todas as etapas de estudo: leitura, resumo, exercícios e simulados, revisão, etc. Privilegie um planejamento que seja iniciado antes mesmo do lançamento do edital, se possível.
Quer ser aprovado? Não adianta você querer estudar disciplinas que desconhece em três semanas antes da prova que irá fracassar. Saiba que boa parte da concorrência estuda antes mesmo do edital e usa o tempo ao seu favor. E mesmo que você tenha muito tempo disponível, o que conta é a forma como você o utiliza.
O tempo é um recurso importante – talvez o mais importante em sua trajetória de estudo. O concurseiro que não reconhecer isso irá reprovar. Faça um planejamento assertivo de todo o período que antecede as provas, adotando uma metodologia que tenha a ver com as suas necessidades.
Não basta estudar por estudar. É preciso criar uma rotina de estudos sistematizada. Muitos concurseiros “estudam quando dá” e utilizam a falta de tempo, como já vimos, como uma desculpa para seus fracassos. Como dito acima, o tempo é um recurso importante e não existe falta de tempo, mas sim, o mal uso dele. Adotar uma metodologia para os seus estudos pode oferecer até 80% mais chances de ser aprovado.
Será que prestar concurso é algo que você quer neste momento da sua vida ou está indo atrás pela necessidade ou pelos salários consideráveis? Será que a área do concurso em questão tem a ver com o seu perfil profissional? Nenhuma carreira é para todo mundo. E nem sempre estamos no momento certo de vida para nos dedicar aos concursos públicos. Reveja os seus propósito pessoais e analise o que é prioridade para você neste momento. Muitas pessoas se frustram em não ser aprovadas em concursos públicos, mas na verdade nem queriam realmente.
Veja também: 5 novas ferramentas para você estudar para concursos públicos
Gostou das dicas sobre como ser ou não ser aprovado em concursos públicos e os principais erros dos concurseiros? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas dicas em suas redes sociais.
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…