Notícia

Por que o Estratégia Concursos não dá descontos na Black Friday ?

estrategia concursos descontoNos últimos dias, muitos alunos têm nos perguntado se o Estratégia Concursos vai participar da Black Friday e, se vai, qual será o percentual do desconto. O Estratégia Concursos, desde o seu início, em 2011, nunca participou de uma Black Friday. Neste ano, manteremos firmemente nossa tradição. Explicaremos por quê.

Antes de tudo, sabemos das dificuldades por que passam nossos alunos. Entendemos que, muitas vezes, a situação financeira do aluno é bastante ruim. Muitos estão desempregados. Alguns largaram o emprego para focar nos estudos em regime integral. Outros, mesmo com emprego, estão com orçamento apertado pois o estudo para concursos exige muitos investimentos em material de qualidade. Em todos estes casos, um desconto poderia ajudar o aluno a adquirir os cursos do Estratégia.

No entanto, temos forte convicção que uma redução brusca dos preços tal como a praticada na Black Friday (com descontos que, muitas vezes, passam de 50%) é ruim para os professores, para os nossos funcionários, e para os alunos.

Para que qualquer atividade econômica funcione efetivamente, ela deve ser boa para todos os envolvidos. No caso da venda de cursos para concursos públicos, a atividade deve ser boa para (1) alunos, (2) professores e (3) empresa (incluindo funcionários e donos).

(1) Se a atividade for boa somente para os alunos, com preços muito baixos, os professores (que ganham percentual de vendas) podem se desmotivar e isso vai se refletir na qualidade do material. O prejudicado, no final, acaba sendo o aluno que vai receber material de qualidade menor. Não é à toa que cursos muito baratos, coincidentemente, em boa parte dos casos, não conseguem preparar o aluno adequadamente para a prova. Já tentou se preparar para concurso com essas apostilas de banca de revista? Pois é … elas são bem baratas. Estão em Black Friday eterna.

(2) Se ela for boa somente para os professores, os alunos deixam de comprar e isso se reflete na queda de vendas. O prejudicado, neste caso, passa a ser os professores.

(3) Se ela for boa somente para o site, professores se sentem desmotivados e alunos deixam de comprar. O prejudicado aí passa a ser o site.

Então, perceba que nem sempre aquilo que, na superfície, parece bom será necessariamente bom no médio prazo.

Entendemos também que a concessão de descontos agressivos na Black Friday acaba até desrespeitando aqueles alunos que adquiriram cursos no site nos dias imediatamente anteriores à promoção. Imagine você comprar um produto em um dia e, de repente, descobrir que, poucos dias depois, ele está custando bem menos que o preço que você pagou. Sabemos que isso existe aos montes no mercado, mas não é algo com que concordamos.

É importante ressaltar que não somos contra a realização de promoções específicas. Pelo contrário, acreditamos que, em algumas situações, elas são muito válidas, até para valorizar os alunos que mais nos acompanham. Já fizemos várias promoções aqui no Estratégia, especialmente, em nossos aulões ao vivo e em campanhas de email após esses aulões. Elas são feitas geralmente quando lançamos produtos novos (quando editais são publicados, por exemplo, ou quando realizamos as chamadas “Semanas Especiais” focadas em algum concurso ou área específica). Mas não é nada comparado à cultura do Black Friday.

A cultura da Black Friday também faz com que a empresa receba uma enxurrada de vendas que aconteceram tão somente por causa do preço. São alunos que compram no impulso para “aproveitar os 50%, 60%, 70% de desconto”. Isso é ruim para os alunos e também para a empresa.

Primeiro, é ruim para os alunos pois eles adquirem um material que tem boas chances de não ser estudado. Se o aluno quisesse mesmo estudar aquele material, já o teria adquirido sem esperar por Black Friday.

Segundo, é ruim para a empresa pois as taxas de cancelamentos e pedidos de devolução crescem, pois, nos dias seguintes à compra, o aluno percebe que não precisava comprar aquele curso e pede o dinheiro de volta. As demandas de suporte aumentam exponencialmente na mesma medida em que sua qualidade cai. Não é à toa que o e-commerce em geral recebe número recorde reclamações na época da Black Friday.

Entendemos as dificuldades dos alunos e é por isso que tentamos, ao máximo, facilitar a decisão do aluno. Parcelamos em 12X sem juros, permitimos download dos vídeos e damos um prazo de garantia de satisfação bastante longo.

Se você está esperando uma Black Friday para se preparar melhor para concursos, talvez, você não esteja se preparando tão bem assim. Sabemos que não é fácil resistir às “modinhas” do mercado. A Black Friday é uma delas. Por isso, sentimos a necessidade de redigir este comunicado, uma vez que muitos alunos estão esperando por algo que não vai acontecer em nosso site. O Estratégia Concursos não participa da Black Friday.

Abraços e bons estudos!

Coordenação do Estratégia

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Pena. Estava esperando um desconto de pelo menos 50% para comprar um curso do Inss, mas não vai dar. Pelo menos pra mim, nesses preços não dá. Um dia de black friday ajudaria.
    Humadson Dias Ribeiro em 22/11/18 às 21:43
  • Diante desse posicionamento, concordo com estrategia...Tudo que é excelente tem um preço..prefiro pagar mais caro em uma empresa responsável e confiante.
    José renildson da rocha em 22/11/18 às 20:56
  • Concordo em partes com o posicionamento do Estratégia. Sei que descontos exorbitantes trazem prejuízos para a empresa e para os professores, mas poderia sim haver descontos planejados na Black Friday. Como alguns colegas comentaram, faz parte fo mercado e da lei de oferta e procura. Todos gostamos de aliar descontos com qualidade e todas as excelentes empresas fazem isso. Gosto muito do Estratégia, já adquiri pacotes anteriormente, mas no momento estou comprando em outro curso por conta das promoções e boa qualidade também. A situação está difícil e o mercado precisa acompanhá-la para se manter.
    Jamille em 22/11/18 às 08:34
  • Puxa! Parabéns pela sinceridade e honestidade -- não muito comum no comércio convencional! Só reforçou minha decisão de adquirir aqui um curso de que preciso.
    Samuel de Sá em 15/11/18 às 22:18
  • Acabo de comprar um pacote para o TRF2, em uma das muitas promoções que o Estratégia fez ao longo do ano (teve uma promoção que deu R$ 100,00 em desconto - foi melhor que a Black Friday!!!). Até comparei com outros cursos, inclusive com um que já foi o melhor por muito tempo. Olhei os dois materiais, os professores, o atendimento, até os aulões... Paguei um pouco mais caro no Estratégia, mas tenho convicção que valeu a pena. O outro curso é muito bom, mas hoje posso dizer que o Estratégia oferece excelência (em diversos sentidos). E fico muito feliz quando vejo quase que diariamente o Ricardo Vale, Heber Carvalho, Sergio Mendes, Mario Machado, Ronaldo Fonseca (e tantos outros que vou parar por aqui) aparecendo quase que diariamente para falar sobre concursos. Eles têm até esse negócio de 30 dias para se arrepender (não que precise - nunca me arrependi). Em resumo: se o Estratégia continuar sendo o Estratégia que é hoje, não precisa de Black Friday... Abraços, bora estudar.
    gabriel em 25/11/16 às 16:27
  • Também concordo com o posicionamento do Estratégia Concursos.
    gnoliveira em 25/11/16 às 14:36
  • Concordo com o posicionamento do site. Temos que levar em consideração que quem adquire os materiais do estratégia não está simplesmente comprando um produto, mas sim fazendo uso de um serviço, afinal temos os professores a nossa disposição para eventuais dúvidas e atualizações, quando estas ocorrem. Temos que valorizar estes serviços da mesma forma que esperamos que nosso trabalho suado do dia a dia seja valorizado. Além disso, o tempo perdido estudando por um material ruim nunca compensará a suposta economia de alguns poucos (ou mesmo muitos) reais.
    ANDRE M em 25/11/16 às 12:23
  • ''Entendemos também que a concessão de descontos agressivos na Black Friday acaba até desrespeitando aqueles alunos que adquiriram cursos no site nos dias imediatamente anteriores à promoção.'' E se não for agressivo? 10~25%? É uma opção. Algum cliente vai comprar pouco tempo antes do desconto, normal... sempre vai ser assim. Principalmente quando a promoção ocorre em data qualquer, que não tem como prever. Black Friday é previsível! Ou seja... essa situação deveria acontecer MENOS, já que muitas pessoas esperam pelas promoções. Houve desconto quando o estratégia atingiu 100.000 inscritos no youtube. Perdi, infelizmente. Foi chato... mas não foi desrespeito, evidentemente! Poxa, é a vida. Escolhi comentar apenas um trecho, mas, na minha opinião, há vários pontos do post que poderiam ser repensados. De qualquer forma, respeito a decisão da empresa, claro. :)
    Ana Carolina em 23/11/16 às 21:56
  • É uma opção da empresa. Porém, a justificativa não está correta. O ganho na BLACK FRIDAY se dá na escala. E não tem qualquer relação com a qualidade dos cursos. Outros cursos muito bons participam da promoção e nem por isso passam a ser melhores ou piores. Mas, como afirmei, é uma opção da empresa.
    Julio Fontana em 23/11/16 às 11:51
  • Argumentos convincentes. Os materiais disponibilizados pelo Estratégia durante o ano em seu site, disponíveis para serem baixados gratuitamente, com certeza valem mais que descontos em Black friday. Assim mantém a qualidade. Quem optar por outro material, agradeço, assim aumenta minha chance.
    Vanderlei em 22/11/16 às 23:10
  • Eu até entendo mas não concordo com essa justificativa. Enfim, cada empresa faz o que quer. Cabe a nós concurseiros a escolha. Sigamos em frente!!!
    Charles Porto em 22/11/16 às 21:56
  • Descordo em alguns pontos. Cerca de 10% ou até 15% de desconto apenas por um dia não traria toda essa desvantagem financeira, assim como foi dito. Acredito que até incentivaria muitos a se decidirem logo, e adquirirem o material.
    Tiago Lima em 22/11/16 às 21:20
  • Uma pena mesmo. Entendo, mas infelizmente terei que recorrer as outras empresas que irão aderir a promoção do Black Friday.
    Alexandre em 22/11/16 às 20:55
    • Boa sorte na prova Alexandre!
      Coordenação em 23/11/16 às 09:34
  • De acordo. Estou desempregada e já utilizei quase todos os meus recursos financeiros em materiais adquiridos (inclusive nas últimas semanas) de maneira honesta no site. Não seria justo com quem acaba de comprar os materiais em seu valor normal. Inclusive, já recebemos descontos ao longo do ano (que são cumulativos para as próximas compras).
    Lilian em 22/11/16 às 20:13
  • Super concordo! Compromisso com a qualidade acima de tudo! Parabéns, Estratégia! Estou entre os que trabalham e sofrem com orçamento apertado. Mas a certeza de adquirir um material de excelência compensa o sufoco para pagar!
    Priscilla em 22/11/16 às 19:46
  • Que atitude radical, vou passando de forma exponencial, mas sem esquecer do ponto em que chegamos, guardei o pouco que me resta e no estratégia não vou conseguir investir.
    Eduard em 22/11/16 às 19:38
  • Aulões de Black Friday de longa duração com conteúdos que contemplem ao máximo os editais abertos no momento. Sugestão :D
    Tiago Amorim em 22/11/16 às 18:17
  • Nossa! A Black Friday faz esse barulho todo no mercado porque deve afetar muito negativamente a atividade de uma empresa. Por isso que não acontece em lugar nenhum do mundo! hahaha
    Thiago em 22/11/16 às 16:51
  • Concordo perfeitamente! Até porque já houve descontos este anos, em vários cursos. No mais, as aulas gratuitas disponibilizadas é uma inovação muito boa.
    Jose Canto em 22/11/16 às 16:43
  • Concordo totalmente. Esses cursos que sempre oferecem descontos não possuem a mesma qualidade do Estratégia!!! Partiu Fortaleza - Bsb hemocentro! Técnico Administrativo!
    LUIZ em 22/11/16 às 16:41
  • Grato por avisarem, senhores! Sexta vou direto ao "Ponto", literalmente! hahaha
    Augusto em 22/11/16 às 16:28
  • Apoiados!
    Marco em 22/11/16 às 16:23
  • Eu estava esperando a promoção para comprar cursos. Sinceramente, não fico desapontada com esse comunicado porque é esse tipo de atitude que faz diferença. Eu estou inserindo o material do estratégia agora nos meus estudos e a qualidade é sensacional. Não só pelo conteúdo mas pela presteza e completeza quando precisamos de ajuda nos fóruns e suporte técnico. Outra coisa que amo é o visual clean do site, dos professores, dos pdf's, dos vídeos. Isso é estimulante demais. Quem estuda de verdade está procurando qualidade, apoio, organização e TUDO faz diferença nessa fase. Recomendo que quem não tem condições de comprar os cursos que quer no momento, junte o dinheiro, espere... os materiais valem a pena. Estratégia, obrigada pelo serviço de qualidade e por não tratar os alunos como números. Isso é muito importante pra gente.
    Serenna Alves em 22/11/16 às 15:56
  • Eu acredito em descontos o que não significa que literalmente seja uma prática de "Black Friday". Eu particularmente me encontro na linha de motivos supra citados, pois estou desempregada e em estudos para passar em um concurso como AFT, ICMS-PR, TRE-PR, atualmente estudando para a Câmara Municipal de Londrina. Como gosto do que é bom, e às vezes o que é bom custa caro, me sinto verdadeiramente impotente por não conseguir adquirir um pacote inteiro do concurso que me interessa e que brilhantemente são vendidos pelo Estratégia, sei da dificuldade e esforço que cada professor passa ao elaborar um material completo que certamente garantirá a aprovação de nós concurseiros, concursandos ou concursistas, aliados é claro ao esforço e dedicação de cada um de nós. Mas fica um tanto dicotômico essa justificativa de vocês...
    Luciana R Braga em 22/11/16 às 15:48
  • Parabéns Estratégia!!!
    Lidiberto em 22/11/16 às 15:43
  • Entendo o posicionamento e concordo com os argumentos. Ainda mais quando se pensa na sistemática de atualizações de materiais que o Estratégia possui.
    Raquel em 22/11/16 às 15:27
  • Apoiado! :)
    CAROLINE em 22/11/16 às 15:22
  • que pena...:(
    Fabíola em 22/11/16 às 15:15
  • Obrigado pelo esclarecimento. Eu estava esperando por aguma oferta para adquirir um curso para o TRT 11 e conhecer melhor o material do estratégia. Mas, já que não terá desconto, vou comprar o curso do CERS que está com 40% de desconto. Abraço!
    Glaucio em 22/11/16 às 15:12