Por que o Estratégia Concursos não dá descontos na Black Friday ?
Nos últimos dias, muitos alunos têm nos perguntado se o Estratégia Concursos vai participar da Black Friday e, se vai, qual será o percentual do desconto. O Estratégia Concursos, desde o seu início, em 2011, nunca participou de uma Black Friday. Neste ano, manteremos firmemente nossa tradição. Explicaremos por quê.
Antes de tudo, sabemos das dificuldades por que passam nossos alunos. Entendemos que, muitas vezes, a situação financeira do aluno é bastante ruim. Muitos estão desempregados. Alguns largaram o emprego para focar nos estudos em regime integral. Outros, mesmo com emprego, estão com orçamento apertado pois o estudo para concursos exige muitos investimentos em material de qualidade. Em todos estes casos, um desconto poderia ajudar o aluno a adquirir os cursos do Estratégia.
No entanto, temos forte convicção que uma redução brusca dos preços tal como a praticada na Black Friday (com descontos que, muitas vezes, passam de 50%) é ruim para os professores, para os nossos funcionários, e para os alunos.
Para que qualquer atividade econômica funcione efetivamente, ela deve ser boa para todos os envolvidos. No caso da venda de cursos para concursos públicos, a atividade deve ser boa para (1) alunos, (2) professores e (3) empresa (incluindo funcionários e donos).
(1) Se a atividade for boa somente para os alunos, com preços muito baixos, os professores (que ganham percentual de vendas) podem se desmotivar e isso vai se refletir na qualidade do material. O prejudicado, no final, acaba sendo o aluno que vai receber material de qualidade menor. Não é à toa que cursos muito baratos, coincidentemente, em boa parte dos casos, não conseguem preparar o aluno adequadamente para a prova. Já tentou se preparar para concurso com essas apostilas de banca de revista? Pois é … elas são bem baratas. Estão em Black Friday eterna.
(2) Se ela for boa somente para os professores, os alunos deixam de comprar e isso se reflete na queda de vendas. O prejudicado, neste caso, passa a ser os professores.
(3) Se ela for boa somente para o site, professores se sentem desmotivados e alunos deixam de comprar. O prejudicado aí passa a ser o site.
Então, perceba que nem sempre aquilo que, na superfície, parece bom será necessariamente bom no médio prazo.
Entendemos também que a concessão de descontos agressivos na Black Friday acaba até desrespeitando aqueles alunos que adquiriram cursos no site nos dias imediatamente anteriores à promoção. Imagine você comprar um produto em um dia e, de repente, descobrir que, poucos dias depois, ele está custando bem menos que o preço que você pagou. Sabemos que isso existe aos montes no mercado, mas não é algo com que concordamos.
É importante ressaltar que não somos contra a realização de promoções específicas. Pelo contrário, acreditamos que, em algumas situações, elas são muito válidas, até para valorizar os alunos que mais nos acompanham. Já fizemos várias promoções aqui no Estratégia, especialmente, em nossos aulões ao vivo e em campanhas de email após esses aulões. Elas são feitas geralmente quando lançamos produtos novos (quando editais são publicados, por exemplo, ou quando realizamos as chamadas “Semanas Especiais” focadas em algum concurso ou área específica). Mas não é nada comparado à cultura do Black Friday.
A cultura da Black Friday também faz com que a empresa receba uma enxurrada de vendas que aconteceram tão somente por causa do preço. São alunos que compram no impulso para “aproveitar os 50%, 60%, 70% de desconto”. Isso é ruim para os alunos e também para a empresa.
Primeiro, é ruim para os alunos pois eles adquirem um material que tem boas chances de não ser estudado. Se o aluno quisesse mesmo estudar aquele material, já o teria adquirido sem esperar por Black Friday.
Segundo, é ruim para a empresa pois as taxas de cancelamentos e pedidos de devolução crescem, pois, nos dias seguintes à compra, o aluno percebe que não precisava comprar aquele curso e pede o dinheiro de volta. As demandas de suporte aumentam exponencialmente na mesma medida em que sua qualidade cai. Não é à toa que o e-commerce em geral recebe número recorde reclamações na época da Black Friday.
Entendemos as dificuldades dos alunos e é por isso que tentamos, ao máximo, facilitar a decisão do aluno. Parcelamos em 12X sem juros, permitimos download dos vídeos e damos um prazo de garantia de satisfação bastante longo.
Se você está esperando uma Black Friday para se preparar melhor para concursos, talvez, você não esteja se preparando tão bem assim. Sabemos que não é fácil resistir às “modinhas” do mercado. A Black Friday é uma delas. Por isso, sentimos a necessidade de redigir este comunicado, uma vez que muitos alunos estão esperando por algo que não vai acontecer em nosso site. O Estratégia Concursos não participa da Black Friday.
Abraços e bons estudos!
Coordenação do Estratégia