Polícia Federal (Farmácia e Química) | Prova discursiva (DICA 02)

Olá pessoal, tudo joia? Me chamo Diego Souza e sou professor de química. Durante 1 semana, publicarei diariamente uma sequência de 7 dicas rápidas para a prova discursiva de Perito Criminal Federal da PF. Abordarei alguns assuntos gerais, válidos para todas as áreas, e outros mais específicos, focados nas áreas de Farmácia e Química. Esclareço que não sou professor de português, nem de redação. Portanto, as dicas que postarei a pedido de alunos são apenas auxiliares.

Sem mais, vamos à dica de hoje.

DICA 02: o que é o texto dissertativo expositivo e quais suas principais características?

Há dois tipos de textos dissertativos: o argumentativo e o expositivo. A dissertação argumentativa é aquela que estamos mais acostumados, normalmente cobrada em provas de vestibulares, na qual o redator expõe sua opinião sobre o tema apresentado. Para tanto, lança mão de argumentação lógica e de ilustrações para defender uma tese, que reflete o posicionamento do leitor frente à problemática. Vale lembrar que nesse tipo de texto, a estruturação é relativamente rígida, sendo necessário 1 parágrafo de introdução, parágrafos de desenvolvimento e 1 parágrafo de conclusão.

Infelizmente, muito do conhecimento sobre o texto argumentativo não lhe será útil para a prova discursiva de Perito Criminal da PF. Conforme edital, o tema da prova discursiva será extraído do conteúdo específico de seu edital. Pois bem, conhecimentos específicos na área de Farmácia e Química são muito técnicos, o que deixa pouca ou nenhuma margem para argumentação ou defesa de ponto de vista. Por esse motivo, a modalidade de texto mais adequada e também mais provável de ser cobrada é a dissertação expositiva.

 

Segue abaixo duas das principais características da dissertação expositiva:

1) Impessoalidade: há várias maneiras de se construir frases impessoais. Listo algumas possibilidades:

a) utilizar o sujeito indeterminado: verbo na 3ª pessoa do plural ou verbo ativo na 3ª pessoa do singular, seguido do pronome “se”.

Ex: Visam a maximização do rendimento da reação.

Ex: Afere-se o menisco da bureta volumétrica, antes do início da análise titulométrica.

b) verbo no infinitivo:

Ex: É importante validar o método analítico, antes de implantá-lo na rotina laboratorial.

c) Oculte o agente: faça uso de expressões como “vale lembrar”, “Ressalte-se”, “é preciso”, “convém observar”.

Ex: Convém lembrar que a identificação de substâncias psicotrópicas pode ser realizada por outras técnicas analíticas, a exemplo da espectrofotometria UV-VIS.

Ex: Saliente-se que a porta anterior da residência estava danificada na região da fechadura.

d) Voz passiva:

Ex: A técnica do luminol foi proposta a fim de se identificar vestígios de sangue em cenas de crime, mas pode apresentar resultados falso-positivo.

Seque abaixo o trecho de um artigo que escrevi para Química Nova, no qual é possível perceber (nos destaques) como as diferentes construções impessoais podem ser combinadas em um texto dissertativo expositivo.

[…] Com a preocupação de economizar reagentes e diminuir a geração de resíduos, procurou-se modificar o método padrão de análise foliar adotado por este laboratório, de forma a avaliar se a diminuição da massa da amostra utilizada manteria a mesma eficiência na extração dos elementos. Ao mesmo tempo, compararam-se as digestões por via seca e por via úmida, visando identificar qual seria a alternativa mais eficiente a ser usada juntamente com o espectrômetro de absorção atômica com atomização em chama disponível no laboratório. Para isto, foram estudadas as determinações de sete dos elementos de maior demanda: os macronutrientes cálcio, magnésio e potássio; e os micronutrientes ferro, zinco, cobre e manganês. […]

 

2) Elevada objetividade: evite subjetividade e não delongue os assuntos cobrados. Se restrinja a abordar somente os tópicos cobrados, pois as informações adicionais não serão computadas para o aumento de sua nota. Apresente explicações, informações e definições necessárias de maneira clara, da mesma forma que ocorre em livros técnicos. Veja o exemplo abaixo, extraído do livro Fundamentos de Química Analítica:

Suponhamos que um dos tópicos exigidos fosse: cite variáveis que influenciem na absorbância na análise espectrofotométrica e discuta como minimizar tais interferências”

As variáveis comuns que influenciam o espectro de absorção de uma substância incluem a natureza do solvente, o pH da solução, a temperatura, altas concentrações de eletrólito e a presença de substâncias interferentes. Os efeitos dessas variáveis devem ser conhecidos e as condições para a análise escolhidas de maneira que as pequenas variações em suas grandezas não afetem de forma significativa a absorbância (Skoog, 2008).

Por hoje é só, confira amanhã a próxima dica, na qual abordarei estratégias de estruturação de texto dissertativo expositivo sobre assuntos de química e farmácia. Deixe abaixo sua dúvida ou comentário a respeito da discursiva de Química ou Farmácia.

Se ainda não leu a DICA 01, confira pelo link abaixo:

DICA 01: PRATIQUE

Bons estudos!

Diego

Facebook: Prof. Diego Souza

Diego Souza

Diego Souza é Perito Criminal da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Químico Industrial pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); Mestre e doutorando em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Aprovado para os seguintes cargos: Técnico em Química da EMBRAPA em 2º lugar; Analista em Química da EMBRAPA em 1º lugar; Especialista em Recursos Minerais/Química do DNPM, hoje transformado em Agência Nacional de Mineração (ANM), em 1º lugar; e Perito Criminal-Química da PCDF em 2º lugar.

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