Olá, pessoal, boa noite! Professor Felipe aqui na área trazendo a correção da prova da Polícia Civil do Paraná, aplicada neste fim de semana! Achei uma prova muito boa, diversificada, cobrando praticamente todos os itens do edital. Um verdadeiro simulado de língua portuguesa para qualquer concurso!
Vamos à correção.
Sobre a última frase do texto, “O colégio informou que irá intensificar ações de respeito às diferenças entre os alunos.”, considere as afirmativas a seguir.
I. A expressão “de respeito” pode ser substituída por “referentes”, sem prejuízo do sentido original.
II. A frase permite inferir que práticas de combate ao bullying são prescindíveis naquele colégio.
III. Há crase em “respeito às diferenças”, correspondendo à contração da preposição “a” com o artigo “as”.
IV. O conteúdo da frase revela que ações de combate ao desrespeito já faziam parte daquele ambiente escolar.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Comentários:
Questão que versa sobre “pressupostos”, informações implícitas. Se o colégio irá intensificar ações de respeito às diferenças”, é porque ações já existem e ficarão mais intensas. Então, podemos concluir que já faziam parte daquele ambiente (IV- certo) e que, portanto não eram prescindíveis (II- errado).
III- Correto. Temos fusão de Respeito A + AS diferenças
I- Incorreto. Nada a ver! A banca tentou confundir “Respeito A alguma coisa” com “A respeito de alguma coisa (assunto)”
Gabarito letra C.
Quanto às vírgulas utilizadas imediatamente após “bullying” (linha 4) e “outra” (linha 19), considere as afirmativas a seguir.
I. A primeira vírgula sinaliza que há um sujeito, “adolescentes”, antes da vírgula, e outro sujeito após a vírgula, cujo núcleo é “ataque”.
II. A primeira vírgula serve para indicar que “o ataque” é um complemento de “sofriam”, assim como “bullying”, mas este é objeto indireto, enquanto aquele é objeto direto.
III. A segunda vírgula decorre da presença de dois sujeitos no mesmo período composto: “uma das vítimas” e “outra”.
IV. A segunda vírgula marca a supressão da forma verbal “levou”, já registrada antes no mesmo período, o que permite evitar a repetição.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Comentários:
I- Correto. A vírgula antes do E separa orações com sujeitos diferentes.
II e III – Incorretos. A vírgula não determina essas funções sintáticas.
IV- Correto. Esta é a vírgula que indica elipse:
uma das vítimas levou um tiro nas costas, e outra, (levou) um de raspão no joelho.
Gabarito letra B.
Sobre o uso de termos para se referir a estudantes citados na notícia, considere as afirmativas a seguir.
I. O termo “estudante” (linha 1) e a expressão “primeiro estudante” (linha 21) não se referem à mesma pessoa.
II. As expressões “outro aluno” (linha 2) e “o outro colega” (linha 22) não se referem à mesma pessoa.
III. O termo “deles” (nas linhas 24 e 27) não se refere às mesmas pessoas.
IV. O termo “adolescentes” (nas linhas 4 e 16) não se refere às mesmas pessoas.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Comentários:
I- Correto. O “estudante” da linha 1 é o atirador. O da linha 21 é uma das vítimas alvejadas.
II- Correto. “Outro aluno” na linha 2 é o ajudante do atirador; “o outro colega” na linha 22 é uma vítima.
III- Correto. O primeiro “deles” se refere às vítimas; o segundo, aos atiradores.
IV- Incorreto. Em ambos os casos, refere-se aos meninos que atacaram os colegas.
Gabarito letra D.
Sobre a locução “teria sido gravado” (linha 7), assinale a alternativa correta.
a) É usada essa forma verbal porque o autor da gravação é o próprio estudante que cometeu o atentado, o que compromete a veracidade das falas e das imagens veiculadas no vídeo.
b) Remete à voz passiva em construção frasal incomum, em que o agente da passiva – Paraná Portal – precede a forma verbal.
c) O particípio é utilizado como estratégia para evitar o gerúndio, forma nominal tida como típica da oralidade e excessivamente informal para o registro escrito.
d) Trata-se de forma que corresponde ao pretérito mais-que-perfeito composto e poderia ser substituída por “gravara”, sem prejuízo do sentido original.
e) Recorre-se a essa forma verbal – integrada pelo futuro do pretérito composto na voz passiva – para evitar o endosso da informação referente ao momento da gravação.
Comentários:
Sejamos diretos nessa questão, pois a resposta é específica e as demais alternativas apenas trazem embromação. O futuro do pretérito é tempo do indicativo que traz ideia de incerteza, de hipótese. Então, ao ser usado, mostra que aquele fato é duvidoso, pode ser verdadeiro ou não, é apenas apresentado como algo possível, alegado.
Então, ao usar “teria sido gravado”, o autor evita “endossar” (confirmar a veracidade) do fato. Gabarito letra E.
Quanto ao uso de “porém”, em “O primeiro deles, porém, corre o risco de ficar paraplégico” (linha 24), considere as afirmativas a seguir.
I. O conectivo serve para pôr em oposição o risco de ficar paraplégico e a ausência de risco de morte.
II. A conjunção serve para estabelecer oposição entre os estados de saúde das duas vítimas.
III. A conjunção está interposta entre o sujeito “O primeiro deles” e o verbo, o que requer que ela esteja entre vírgulas.
IV. A conjunção pode ser deslocada para depois do termo “risco”, no mesmo período, sem exigir vírgulas antes e após seu uso.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Comentários:
I e II- Correto. A conjunção adversativa “porém” faz oposição entre “não correr risco de morrer” e “correr risco de ficar paraplégico”, dois estados diferentes de saúde. É como dizer: “não morrerá, mas pode ficar paraplégico”.
III- Correto. A conjunção adversativa deve ser deslocada entre vírgulas, pois está intercalada, entre sujeito e verbo.
IV- Incorreto. Deveria ficar entre vírgulas do mesmo modo.
Gabarito letra D.
O 12º parágrafo menciona a Bíblia que pertenceu a Fabiane; no parágrafo subsequente, continuam as referências ao livro. Sobre essas alusões, considere as afirmativas a seguir.
I. Trata-se de um bem que contém dados pessoais da vítima e que constitui uma de suas poucas marcas na casa.
II. É um modo de articular dois tempos: o dia do linchamento e o tempo presente; o livro esteve presente em ambos os momentos.
III. O trecho entre parênteses ressalta e evidencia o equívoco dos agressores.
IV. É um objeto irrelevante que pouca interferência teve sobre os desdobramentos da ocorrência trágica.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Comentários:
I Correto. Possui nome e telefone. Veja no texto:
A lembrança mais à mão é uma Bíblia da antiga dona da casa, com seu nome e telefone na contracapa.
II. Correto. A vítima portava esta mesma bíblia.
III. Correto. Dizia a capa “Bíblia Sagrada” e conseguiram confundir com livro de magia negra.
IV. Questão incorreta. É um objeto totalmente relevante, pois é uma lembrança da vítima e do equívoco que causou sua morte.
Gabarito letra D.
Sobre o antepenúltimo parágrafo, assinale a alternativa correta.
a) O uso de “se”, em substituição a “como”, é possível, sem alterar o sentido da frase original.
b) O fósforo riscado e a ação das notícias fraudulentas representam e ilustram os mesmos atos protagonizados pelas mesmas pessoas.
c) O “início das agressões” é uma forma objetiva de aludir ao ato de espalhar gasolina, ambas as situações protegidas pelo anonimato.
d) A imagem de riscar um fósforo, empregada no trecho, corresponde a uma etapa cronologicamente posterior ao início das agressões.
e) As agressões são resultado daquilo a que a imagem de espalhar gasolina remete: produzir uma inquietação que pode derivar para a violência.
Comentários:
Eis o parágrafo:
Não há testemunhas que relatam o início das agressões — ou como um fósforo foi riscado onde as fake news já haviam espalhado gasolina.
Vejamos:
a) A troca mudaria o sentido, pois “como” tem sentido de modo. “Se” traria ideia de dúvida.
b) O fósforo representa o ato final, a gasolina é que representa figurativamente as fake News.
c) A agressão final é representada pelo ato de “acender o fósforo”.
d) É concomitante, é o mesmo ato, representado metaforicamente.
e) Gabarito letra E.
8. (COPS-UEL / POLÍCIA CIVIL-PR / ESCRIVÃO / 2018)
Assinale a alternativa que explica, corretamente, a relação entre a frase “No caso de Fabiane, literalmente.” e o parágrafo em que está inserida.
a) A frase atesta que Fabiane foi vítima do conjunto de atos enumerados e desencadeados pelas notícias fraudulentas citados na frase anterior.
b) A frase confirma que o encontro de Fabiane com aquelas pessoas envolvidas em seu linchamento tinha sido casual.
c) A frase reforça que a vida de Fabiane foi efetivamente destruída pelas notícias fraudulentas, isto é, ela morreu em decorrência da circulação daquelas notícias.
d) A frase ressalta que Fabiane também era suscetível à influência das notícias fraudulentas.
e) A frase significa que Fabiane, assim como as demais pessoas, desconhecia o poder nocivo das notícias fraudulentas.
Comentários:
Vamos ao cerne da questão.
“Destruir vidas”, no terceiro parágrafo, é uma expressão figurada, no sentido de causar danos extremos. Porém, no caso narrado, a expressão se mostrou literal, porque a vida de Fabiane foi literalmente, concretamente destruída: ela foi assassinada.
Gabarito letra C.
Releia a frase a seguir.
Trata-se do primeiro caso de repercussão no Brasil em que boatos pela internet serviram como fio condutor para uma história de final trágico.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a reescrita dessa frase, tanto no que se refere ao sentido quanto à conformidade com a norma culta.
a) Tratam-se de boatos pela internet que constituíram o primeiro caso de repercursão no Brasil e serviram como fio condutor para uma história cujo o final foi trágico.
b) É o primeiro caso a repercutir no Brasil em que boatos pela internet serviram como fio condutor para uma história cujo final foi trágico.
c) O caso é o primeiro a repecurtir no Brasil onde boatos pela internet desempenharam a função de fio condutor para uma história na qual teve final trágico.
d) Foi o primeiro caso no Brasil de repercussão de boatos pela internet que foi o canal trágico de uma história acabada.
e) O caso constituiu o primeiro a repercurtir boatos pela internet no Brasil no qual o fio condutor para uma história teve final trágico.
Comentários:
A redação sem erros está em:
b) É o primeiro caso a repercutir no Brasil em que boatos pela internet serviram como fio condutor para uma história cujo final foi trágico.
Façamos as devidas correções e os devidos adendos pertinentes:
a) Trata-se de boatos pela internet que constituíram o primeiro caso de repercussão no Brasil e serviram como fio condutor para uma história cujo final foi trágico.
Tratar-se de é expressão invariável; não há artigo após ‘cujo’.
c) O caso é o primeiro a repercutir no Brasil em que boatos pela internet desempenharam a função de fio condutor para uma história, que teve final trágico.
d) Foi o primeiro caso no Brasil de repercussão de boatos pela internet que foi o canal trágico de uma história acabada.
Essa redação acima é uma completa mistura de todas as palavras, nem seria possível reescrever, apenas recomeçando do zero. Não foi o boato que repercutiu, foi o caso.
e) O caso constituiu o primeiro a repercutir boatos pela internet no Brasil no qual o fio condutor para uma história teve final trágico.
Essa redação acima também é uma completa mistura de todas as palavras, nem seria possível reescrever, apenas recomeçando do zero. Não foi o fio que teve final trágico, mas sim o caso. Gabarito letra B.
Sobre a frase do viúvo – “Tive de colocar sozinho o barco para andar” –, assinale a alternativa correta.
a) É empregada a linguagem conotativa, e a frase corresponde às lembranças da vida feliz ao lado da esposa no passado.
b) É empregada a linguagem conotativa, e a frase remete à continuação da vida familiar, após a morte de Fabiane.
c) É empregada a linguagem denotativa, e a frase se refere ao início do casamento de Jaílson e Fabiane.
d) É utilizada a linguagem figurada, e a frase indica a ausência de obstáculos para se reerguer quanto ao caráter trágico da morte da esposa.
e) É usada a linguagem figurada, e a frase focaliza a autonomia e a individualidade do viúvo e das filhas na reconstrução da vida familiar.
Comentários:
A linguagem é conotativa, pois é figurada, simbólica. Não há um barco real, refere-se à continuidade da vida familiar, tocada pelo viúvo, agora sozinho. Em suma, ele “tocou o barco” sozinho.
Gabarito letra B.
Sobre o uso dos pronomes oblíquos no texto, assinale a alternativa correta.
a) O pronome “nos”, do 1º parágrafo, exerce a mesma função sintática de “lhe” do 2º parágrafo.
b) O uso do pronome “se”, no 2º parágrafo, é facultativo, já que se trata de pronome expletivo, sem carga semântica, apenas estilística.
c) Em “vamos visitá-lo ou telefonar-lhe”, o autor empregou diferentes pronomes em função de o pronome, no primeiro caso, estar ligado a uma locução verbal, mas, no segundo caso, a um verbo no infinitivo.
d) O trecho “tomemos-lhe a prova” pode ser assim reescrito sem alteração do sentido original: tomemo-lo à prova.
e) Em “basta servir-me do termômetro”, o pronome tem valor possessivo e equivale a “meu termômetro”.
Comentários:
a) Correto.
Indícios nos permitem (permitem a nós)= “nos” é objeto indireto.
…fontes de renda não poderiam não lhe poderiam proporcionar=poderiam proporcionar “a ele”= “lhe” é objeto indireto.
Gabarito letra A.
b) Incorreto. O uso do pronome “se”, no 2º parágrafo, é obrigatório, pois temos voz passiva sintética.
c) Incorreto. Em “vamos visitá-lo ou telefonar-lhe”, o autor empregou diferentes pronomes porque o “lhe” não serve como objeto direto, por isso não pode complementar “visitar”.
d) Incorreto. O trecho “tomemos-lhe a prova” significa: tomemos a prova dele (valor possessivo). O trecho “tomemo-lo à prova” significa: coloquemo-lo sob prova.
e) Incorreto. Em “basta servir-me do termômetro”, o pronome tem valor reflexivo.
12. (COPS-UEL / POLÍCIA CIVIL-PR / ESCRIVÃO / 2018)
Sobre o uso de “em que” nos trechos “os enganos em que verificamos ter incorrido” (linha 22) e “foi indiscutivelmente disparada pela arma em que o acusado deixara suas impressões digitais” (linhas 30 e 31), considere as afirmativas a seguir.
I. Nas duas ocorrências, trata-se de pronome relativo acompanhado de preposição, requerida, em ambos os casos, por verbos intransitivos.
II. A função sintática desses dois pronomes “que” é a mesma, uma vez que vêm acompanhados da mesma preposição.
III. As orações que esses pronomes relativos introduzem completam o sentido dos termos antecedentes “enganos” e “arma”.
IV. O pronome “que” pode ser substituído por outro pronome relativo, de mesmo valor semântico, mas de gênero e número diferentes.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Comentários:
I. Incorreto. Deixar não é intransitivo, é transitivo direto. Aqui, ‘incorrer” é transitivo indireto: incorrer em engano.
II. Incorreto. A função sintática desses dois pronomes “que” é distinta. O “em” introduz complemento de “incorrer”, então o “que” retoma “enganos”, como complemento. Na outra ocorrência, tem função de adjunto adverbial de lugar.
III. Correto. As orações que esses pronomes relativos introduzem completam o sentido dos termos antecedentes “enganos” e “arma”.
IV. Correto. O pronome “que” pode ser substituído por outro pronome relativo, de mesmo valor semântico, mas de gênero e número diferentes, como “na qual” e “nos quais”. Gabarito letra C.
13. (COPS-UEL / POLÍCIA CIVIL-PR / ESCRIVÃO / 2018)
Com base nas formas verbais utilizadas no texto, considere as afirmativas a seguir.
I. Predominam verbos no Presente do Indicativo, em razão do caráter expositivo-argumentativo do texto.
II. As ocorrências de formas verbais no Pretérito Perfeito, como “começou” e “choveu”, marcam os trechos narrativos.
III. “estava colando” (linha 25) e “ter incorrido” (linha 22) são formas verbais usadas na voz passiva.
IV. Em “demos-lhe” (linha 19), o verbo “dar” está flexionado no Pretérito Perfeito.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Comentários:
I. Correto. Predominam verbos no Presente do Indicativo, em razão do caráter expositivo-argumentativo do texto.
II. Correto. As ocorrências de formas verbais no Pretérito Perfeito, como “começou” e “choveu”, marcam os trechos narrativos.
III. Incorreto. “estava colando” (linha 25) e “ter incorrido” (linha 22) são formas verbais usadas na voz ativa. Não há estrutura de voz passiva como VTD+SE (passiva sintética) ou SER+PARTICÍPIO (Passiva analítica)
IV. Incorreto. Em “demos-lhe” (linha 19), o verbo “dar” está no imperativo. Gabarito letra A.
14. (COPS-UEL / POLÍCIA CIVIL-PR / ESCRIVÃO / 2018)
Quanto ao uso do recurso linguístico utilizado, assinale a alternativa correta.
a) O emprego de “devida e acuradamente”, no 1º parágrafo, atesta a opção do autor por estilo mais didático e despojado, no qual se dispensa o sufixo marcador de intensidade.
b) Em “os indícios nos permitem apenas inferências de certeza relativa, pois expressam somente probabilidade ou possibilidade.”, no 1º parágrafo, o deslocamento de “apenas” para depois de “certeza” configura mudança semântica, ao mesmo tempo em que se caracteriza como transgressão à norma culta.
c) No trecho “O que assim se declara a respeito desse fulano”, no 2º parágrafo, “assim”, por ser advérbio, pode, sem prejuízo gramatical ou semântico, deslocar-se para o início do período em que está inserido, desde que sucedido de vírgula.
d) O emprego de “daí”, no 3º parágrafo, constitui evidência da composição do texto, de forte marcação narrativa.
e) O deslocamento do advérbio “realmente”, no 4º parágrafo, para depois de “provar” desfaz a ênfase posta sobre “ter” ao mesmo tempo em que passa a modificar a ação de “provar”.
Comentários:
a) Incorreto. O “sufixo” mente não indica intensidade, indica modo.
b) Incorreto. Em “os indícios nos permitem apenas inferências de certeza relativa, pois expressam somente probabilidade ou possibilidade.”, no 1º parágrafo, o deslocamento de “apenas” para depois de “certeza” configura mudança semântica, pois passaria a limitar apenas “relativa”; contudo, não há erro gramatical.
c) Incorreto. Se for colocado no início do período, seguido por vírgula, o “assim” passará a ter valor conclusivo.
d) Incorreto. O texto não tem forte marcação narrativa.
e) Correto. O deslocamento do advérbio “realmente”, no 4º parágrafo, para depois de “provar” desfaz a ênfase posta sobre “ter” ao mesmo tempo em que passa a modificar a ação de “provar”.
Gabarito letra E.
15. (COPS-UEL / POLÍCIA CIVIL-PR / ESCRIVÃO / 2018)
Em relação aos conectivos empregados, considere as afirmativas a seguir.
I. “pois” (linha 3) inicia explicação para o que foi atestado na oração anterior: a ausência de certeza absoluta quando se opta pelo uso de inferências baseadas em indícios.
II. “Não obstante” (linha 19) foi empregado não só para confrontar os três exemplos apresentados com os fatos, como também para mostrar a incerteza das inferências baseadas em indícios.
III. O conectivo “se bem que” (linha 25) tem valor conclusivo, equivalente a “porquanto”.
IV. O emprego de “por isso” (linha 28) logo após um ponto desfaz seu caráter conclusivo e o insere semanticamente entre as locuções conjuntivas adversativas.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Comentários:
I. Correto. A conjunção “pois” (linha 3) é explicativa e de fato introduz a justificativa para o que foi atestado na oração anterior: a ausência de certeza absoluta quando se opta pelo uso de inferências baseadas em indícios.
II. Correto. “Não obstante” é conjunção adversativa e foi usada para fazer uma contraposição entre os exemplos.
III. Incorreto. O conectivo “se bem que” (linha 25) tem valor concessivo, equivale a “embora”: embora não lastimável.
IV. Incorreto. Por isso não faz parte das locuções conjuntivas adversativas.
Gabarito letra A.
Então, é isso! Espero que tenham ido muito bem!
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Recurso para questão 2.
O problema da questão é a dúvida que gera quando coloca como sujeito apenas "adolescentes", sendo que o correto seria "Os adolescentes"; o examinador está avaliando o conhecimento sobre separação de sujeitos por vírgula, então faz com que o foco esteja na correção ABSOLUTA da análise. Ainda mais que deixou bem claro o que é o sujeito na oração seguinte: "o ataque", distinguindo do NÚCLEO do sujeito, que realmente é apenas "ataque". Então "adolescentes" é o núcleo do sujeito da primeira oração e não o seu sujeito. A questão deve ser anulada por esta dúvida bem razoável que gerou confusão e por não ter opção de marcar apenas a alternativa IV.
Cabe recurso em alguma questão?
Valeu professor! Português para mim é pior que inglês porém estou evoluindo a cada dia... dessa vez foram 08 acertos das 15 falta muito ainda mas vamos lá!
Obrigado por toda ajuda professor. Acertei 11 e sinto que evolui desde que iniciei as aulas com o Estratégia, contudo, quero muito mais!! Bora estudar!!!!!!