Olá, tudo bem com você? No artigo de hoje vamos falar a respeito de tipos e gêneros textuais para você gabaritar na sua prova da PM-AP. Vamos lá?
A tipologia textual está associada com a forma na qual o texto está sendo apresentado para o leitor. Sendo assim, a tipologia é caracterizada pela presença de determinados traços linguísticos importantes. Por seu turno, o gênero textual desempenha funções específicas, as quais são vivenciadas pelos usuários da língua.
Você deve ter pensado agora:
“Por que eu iria querer saber qual a diferença entre tipos e gêneros textuais?”.
Saber diferenciar gênero de tipo textual é muito importante para distinguir corretamente os diferentes tipos de textos, já que quando sabemos as principais características dos textos, fica mais fácil interpretar um texto na hora da prova.
Além disso, a interpretação está associada com vários fatores ligados à estruturação textual.
Isto posto, os gêneros textuais são textos que têm uma função social em uma situação de comunicação. Sendo assim, os gêneros textuais não possuem uma estrutura definitiva e limitada, diferente do que acontece com os tipos textuais.
Deste modo, existem vários modelos de gêneros textuais. Além disso, os gêneros textuais podem ser modificados de acordo com o tempo, devido às mudanças ocorridas no padrão de comunicação da sociedade.
Exemplos de gêneros textuais são: resumo, receita culinária, conto, dicionário, resenha, propaganda, carta, novela, crônica, poema, artigo, e-mail, entre outros.
No que diz respeito à tipologia textual é caracterizada por determinar a estrutura dos textos, além da sua finalidade e objetivo. Ou seja, os tipos textuais são responsáveis pela maneira como um determinado texto está sendo apresentado para o leitor
Exemplos de tipos textuais são: narrativo, dissertativo, expositivo, descritivo e injuntivo.
Como falamos, a tipologia textual determina os seguintes textos em prosa e seus gêneros, como:
Por seu turno, os gêneros textuais que se apropriam da estrutura narrativa são: contos, crônicas, fábulas, romance, biografias, entre outros.
Sendo assim, o tipo textual narrativo elenca elementos como espaço, tempo, personagens e enredo com a finalidade de narrar algum acontecimento ou contar uma história, podendo essa história ser verídica ou não.
Como exemplo de um texto narrativo, verifique um fragmento abaixo do conto Felicidade clandestina, de Clarice Lispector:
As principais características do tipo narrativo são:
2. Dissertativo/ Argumentativo: A característica determinante de um texto dissertativo-argumentativo é que é um texto opinativo. Destarte, as ideias do texto são desenvolvidas por intermédio de estratégias argumentativas que possuem como finalidade convencer o leitor.
Os gêneros do texto dissertativo-argumentativo são: ensaio, carta-argumentativa, dissertação-argumentativa, editorial, entre outros.
Assim, o texto dissertativo-argumentativo trata de um texto de opinião. Ou seja, as suas ideias são colocadas para convencer o leitor a respeito de um assunto específico. Destarte, o texto deve ser preferencialmente escrito na 3° pessoa.
As características mais importantes da Dissertação-argumentativa são:
3. Expositivo: O tipo textual expositivo tem a finalidade de apresentar informações sobre um objeto ou fato específico, apresentando as suas características por intermédio de uma linguagem concisa e clara.
Os gêneros que pertencem ao tipo expositivo são: reportagem, seminário, resumo, artigo científico, fichamento, entre outros.
As principais características da dissertação-expositiva:
– É um tipo não persuasivo;
– Tem a função informativa ou explicativa;
– O seu texto é estruturado com: introdução, desenvolvimento e conclusão;
– Apresenta muitos verbos na terceira pessoa e no presente;
– Tem uma linguagem concisa, objetiva, clara e imparcial.
4. Injunção: O tipo textual conhecido por injuntivo apresenta como finalidade a instrução do interlocutor, por meio de verbos no imperativo para atingir sua finalidade.
Os gêneros que são escritos através da estrutura injuntiva são: manual de instruções, receitas culinárias, editais, bulas, regulamentos, entre outros.
Características mais importantes do tipo textual injuntivo:
5. Descritivo: O tipo descritivo tem como objetivo descrever coisas, pessoas ou situações.
Os gêneros que utilizam desse tipo textual são: ata, guia de viagem, laudo, relatório, entre outros.
Deste modo, os textos descritivos buscam realizar uma descrição objetiva ou subjetiva. Por seu turno, nesse tipo de texto há predominantemente o tempo presente e o pretérito imperfeito. Além disso, nesse tipo textual há frases nominais (frases sem verbos) e verbos de ligação.
Características mais importantes do texto injuntivo:
Espero que tenham gostado do artigo do artigo de hoje e boa prova!
Um abraço e bons estudos!
Leonardo Mathias
@profleomathias
http://www.policiacivil.ba.gov.br/
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…
Atenção, concurseiros! Neste domingo, 22 de dezembro, encerra o prazo para garantir sua inscrição no concurso…
A área fiscal é uma das mais prestigiadas no mundo dos concursos públicos, com salários…
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento acerca da possibilidade de os sobrinhos-netos serem herdeiros,…