Será sancionado nesta segunda-feira (9), às 16h30, pelo Presidente Luis Inácio “Lula” da Silva, o Projeto de Lei nº 2.258/2022 que permitirá que concursos públicos federais sejam realizados de forma on-line.
Conforme a nova regulamentação, um concurso poderá ser realizado total ou parcialmente à distância, via internet ou por plataforma eletrônica com acesso individual, seguro e em ambiente controlado.
Vale ressaltar que será preciso assegurar o acesso às ferramentas e aos dispositivos de forma igualitária. Esse ponto ainda necessitará de regulamentação pelo Executivo.
O PL também prevê três formas de avaliações. São elas:
Outro ponto importante é que a proposta entrará em vigor somente no quarto ano após sua publicação, ou seja, em 2028, podendo ter a aplicação antecipada pelo ato que autorizar a abertura de cada concurso. A medida não valerá para processos seletivos abertos anteriormente à essa lei.
Conforme o texto do PL, a lei não valerá para concursos da magistratura, para o Ministério Público ou para empresas públicas e das sociedades de economia mista, que não recebem recursos do governo para despesas de pessoal ou de custeio.
>>> Confira o PL 2.258/2022 na íntegra
Divulgação do resultado final é adiada para fevereiro de 2025 Conforme acordo firmado com o…
Quais são as atribuições da comissão de membros que acompanhará os trâmites do novo concurso…
O concurso PC MG oferece 255 vagas de nível superior, distribuídas entre os cargos de Investigador…
A edição 2024.2 do Exame CFC está chegando e muitos bacharéis ou estudantes do último…
No Resumo da Semana você encontra diversas informações sobre concursos públicos previstos e editais publicados!…
O edital do concurso do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) foi publicado com oferta de 19…