Olá, tudo bem com você? Está estudando para o concurso da PC-MG? No artigo de hoje vamos falar sobre a Pirâmide de Glasser e o concurso da PC-MG!

Não sei se você soube, mas foi publicado o Edital do concurso da Polícia Civil de Minas Gerais. São 165 vagas imediatas para os cargos de Analista da Polícia Civil e Técnico Assistente de Polícia Civil!

Sendo 114 para cargo de nível médio e 51 para cargo de nível superior. Ou seja, mesmo se você não tiver curso superior pode concorrer neste certame! Uma excelente oportunidade para você iniciar sua jornada no serviço público!

https://www.mg.gov.br/instituicao_unidade/policia-civil-do-estado-de-minas-gerais-pcmg

Mas, muita atenção: a inscrição para esse concurso é só até o dia 5 de maio, já as provas vão ser realizadas dia 05 de junho.

Este momento de pós-edital deve ser utilizado para aparar todas as arestas e afiar bem o machado para a prova.

Como falou Abraham Lincoln: “Se eu tivesse 8 horas para cortar uma árvore, gastaria seis afiando meu machado”.

Esse pensamento cai muito bem no estudo para concurso público, não é mesmo?

Afinal, passamos meses, até anos estudando para uma prova que iremos responder em algumas poucas horas.

Mas, para responder bem essa prova em poucas horas, é necessária uma boa bagagem de estudo anterior.

Por isso, no artigo de hoje vamos falar a respeito da aplicação da Pirâmide de Glasser no seu estudo para concurso público, especialmente para o concurso da Polícia Civil de Minas Gerais.

O objetivo desse artigo é justamente tornar o seu estudo mais eficiente, potencializando as chances de sua aprovação. Vamos lá?

Quem foi William Glasser criador da Pirâmide de Glasser – Pirâmide de Glasser e o concurso da PC-MG

William Glasser nasceu em 1925 em Cleveland. Ele se formou inicialmente em engenharia química, no entanto, ainda no início da sua carreira decidiu cursar psicologia na faculdade Case Western.

Com base em seus estudos e nas suas experiências obtidas na sua vida profissional, Glasser criou inúmeras teorias abordando questões sociais. Na área da educação, Glasser falou a respeito da Teoria da Escolha.

Essa Teoria da Escolha trata de uma pesquisa com base na tese de que nenhum ser humano é totalmente desmotivado, pelo contrário, todos gostam de aprender.

No entanto, o interesse pelo aprendizado varia de acordo com a satisfação de cinco necessidades básicas: sobrevivência, liberdade, pertencimento ao grupo, poder e diversão. Segundo Glasser, o sentimento de pertencimento seria o que mais influencia na hora da aprendizagem.

Assim, como o ser humano não gosta de se sentir entediado, se o conteúdo gerar tédio, o estudante ficaria desinteressado e cansado. Para Glasser, as melhores formas de aprendizagem acontecem de dentro para fora, isto é, algo que é gerado de acordo com a motivação do estudante.

Logo, o aprendizado seria um movimento que partiria do individual para o coletivo. Dessa maneira, foi criada a pirâmide de aprendizagem.

Vamos falar um pouco dessa Pirâmide?

Conceito da Pirâmide de Glasser

A Pirâmide de Aprendizagem criada por Glasser busca evidenciar os níveis de retenção de aprendizagem de cada indivíduo conforme a maneira com que ele se relaciona com o assunto estudado.

Como falamos, Glasser explicou que todos os seres humanos estão capacitados a aprender por meio de canais intrínsecos de motivação. Sendo assim, a motivação está diretamente ligada à liberdade que cada pessoa tem.

Desse modo, a Pirâmide de Aprendizagem quer mostrar que a aprendizagem não se limita à memorização de forma mecânica ou a algumas técnicas padronizadas de estudo.

A pirâmide de aprendizagem se divide em duas categorias de aprendizagem: aprendizagem ativa e aprendizagem passiva. No entanto, para Glasser, os métodos de aprendizagem ativa são mais eficientes. Sendo assim, a aprendizagem ativa possui mais capacidade de assimilação e aprendizado.

Nesse sentido, o esquema elaborado por Glasser demonstra os canais de aprendizagem, ou seja, a Pirâmide expõe os métodos para adquirir conhecimento, além do método tradicional de ensino.

Destarte, quando o estudante está aprendendo de forma passiva, como quando ele escuta uma explicação, a sua retenção de aprendizagem é menor.

Por sua vez, quando o estudante assume um papel ativo no seu estudo, como quando ele participa de debates, faz questões sobre o tema e resume o conteúdo, a absorção do assunto aumenta de maneira considerável.

Como funciona a Pirâmide de Glasser

Como falamos, a Pirâmide de Aprendizagem trata de uma representação gráfica, por meio da qual é possível verificar as porcentagens de retenção de aprendizagem relacionadas à atividade educacional realizada.

Desse modo, são inúmeras as variações que podem ocorrer de um modelo para o outro. No entanto, uma que pode resumir bem essa teoria é:

  • Aprendemos 10% do conteúdo quando lemos;
  • Aprendemos 20% do conteúdo quando escutamos;
  • 30% do conteúdo quando assistimos/observamos algo;
  • Aprendemos 50% do conteúdo quando combinamos observação e escuta;
  • Aprendemos 70% do conteúdo quando discutimos, debatemos, perguntamos e conversamos a respeito do tema;
  • Por fim, aprendemos 95% do conteúdo quando ensinamos para alguém, resumindo, explicando, estruturando e definindo o conhecimento.

Sendo assim, como podemos perceber a partir da representação gráfica dessa pirâmide, quando o estudante fica apenas como um agente passivo no processo de aprendizagem, no caso de um modelo de estudo apenas expositivo, ele retém menos o conhecimento.

Por conseguinte, essa teoria estimula uma participação mais ativa do estudante na construção da aprendizagem. Isto posto, o posicionamento mais ativo do estudante aumenta consideravelmente o seu grau de aprendizado.

Simplificando, quanto mais o estudante se relaciona com o conteúdo de maneira ativa, maior é o percentual que ele retém de informações, ou seja, maior a sua aprendizagem.

Importância da Pirâmide de Glasser

Sendo assim, a Pirâmide de Glasser foi muito importante para quebrar a abordagem tradicional de aprendizagem, na qual o estudante era apenas um agente passivo responsável apenas por receber o conteúdo.

Essa Pirâmide colocou o estudante como um protagonista no seu processo de aprendizagem. Sendo assim, o estudante não iria apenas receber o conteúdo, mas ele iria participar ativamente dessa geração de conteúdo.

Mas, por que essa participação mais ativa do estudante é tão importante?

Quando o estudante realiza um estudo mais ativo, ele ativa redes sensoriais e cognitivas do seu cérebro. Assim, no estudo ativo o estudante se envolve mais com o conteúdo que está sendo estudado, o que faz com que ele utilize diferentes áreas do seu cérebro, armazenando o conteúdo estudado de forma mais eficaz.

Alguns dos benefícios de aplicar um estudo mais ativo são:

  • Melhora a retenção do conhecimento;
  • Estimula o desenvolvimento de um pensamento crítico;
  • Aumenta a motivação para aprender;
  • Melhorar o engajamento com o conteúdo;
  • Facilita a memorização do conteúdo.

Portanto, são inúmeros os benefícios de realizar um estudo mais ativo, já que esse estudo melhora o pensamento crítico, ajuda na retenção das informações aprendidas, além de auxiliar na motivação para continuar estudando por mais tempo.

Porém, isso não quer dizer que você tenha que extinguir o estudo passivo, pelo contrário, o estudo passivo é necessário principalmente para um primeiro contato com a matéria. Afinal, deve-se mesclar o estudo passivo com o estudo ativo para conseguir o máximo de retenção do conteúdo.

Técnicas para um Estudo Ativo – Pirâmide de Glasser e o concurso da PC-MG

Quando estamos lendo um PDF ou assistindo uma aula sem realizar anotação, estamos apenas recebendo o conteúdo de maneira passiva. Como falamos, isso é essencial principalmente para um primeiro contato com a matéria, mas verificamos que não é suficiente para suprir todas as necessidades de aprendizado.

Por sua vez, o estudo ativo torna o estudante um protagonista no processo de aprendizagem, isto é, ele participa ativamente da construção do conteúdo que ele está estudando.

Ok, você já percebeu o quanto é importante adicionar técnicas de Estudo Ativo durante a sua aprendizagem. Mas, quais são essas técnicas? Vamos listar algumas?

Técnicas de Estudo Ativo

  • Resolver Questões -> Não coloquei primeiramente essa Técnica por acaso, arrisco dizer que é a principal para você alcançar o sucesso no seu estudo e na sua prova. Além de treinarmos o nosso conhecimento ao resolver questões, verificamos os pontos que são mais importantes e como a banca costuma cobrar aquele assunto;

Quando erramos uma questão e vamos atrás do conteúdo para entender o porquê erramos, buscando referências e refazemos a questão, além de estarmos revisando o conteúdo, estamos fortificando-o na memória para não errar na prova.

  • Mapas Mentais -> Os mapas mentais partem de um tema central para assuntos conexos com esse tema. Assim, quando construímos um mapa mental forçamos nosso cérebro a identificar as conexões daquele assunto, buscando suas referências;
  • Flashcards -> Quando você está com dificuldade em decorar um ponto específico da matéria, uma boa alternativa pode ser a utilização de flashcards. Nessa técnica, você transforma o conteúdo estudado em pequenas fichas de perguntas e respostas, utilizando a frente e o verso da ficha;
  • Dialogar com o texto -> Quanto mais você cria imagens mentais e sensoriais a respeito do assunto, mais você se envolve com aquele conteúdo estudado. Desse modo, uma dica é tentar visualizar como aquele assunto funciona na prática;
  • Anotar durante o estudo -> Quando você anota algo que julga importante durante o estudo passivo, ou quando você grifa palavras-chave com um marca texto, você se envolve mais com conteúdo que está sendo estudado;
  • Ensinar a alguém o assunto que estudou -> Quando você ensina para alguém o conteúdo estudado você força bastante a sua melhora, melhorando a retenção do conhecimento.

Resumindo – Pirâmide de Glasser e o concurso da PC-MG

Quando você participa de maneira mais ativa do conteúdo estudado, você retém as informações com uma maior facilidade, além de aumentar a motivação para estudar por mais tempo.

No entanto, o estudo passivo não deve ser descartado, pelo contrário, você deve mesclar as técnicas de estudo ativo com as de estudo passivo.

Espero que você tenha gostado do Artigo de hoje!

Bom Estudo!

Elizabeth Menezes

@elizabethmpalves

Quer saber mais um pouco sobre a preparação para os concursos da PC MG?

É só assistir esse vídeo muito legal:

https://www.youtube.com/watch?v=zktn4AUSgPU

Cursos e Assinaturas – Pirâmide de Glasser e o concurso da PC-MG

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

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Elizabeth Menezes de Pinho Alves

Bacharel em Administração pela UFPE, bacharelanda em Direito, pós-graduada em Direito Administrativo e Constitucional. Começou em 2014 os estudos para concursos apenas para a área fiscal, por influência de amigos e familiares que trabalhavam na área. Então, em 2017, com a abertura do concurso do Tribunal de Contas de Pernambuco, decidiu mudar o foco e aproveitar as oportunidades da área de controle, o que se mostrou uma excelente e acertada decisão. Atualmente exerce o cargo de Auditor de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, tendo também sido aprovada em: 5° lugar para Auditor Fiscal de Garanhus - PE (2015), Auditor Fiscal de Goiânia - GO (2016), Auditor Fiscal do Maranhão (2016), Analista de Gestão do TCE-PE (2017) e Auditor de Contas Públicas do TCE-PB (2018). Além disso, foi aprovada e nomeada em concursos de Auditor Fiscal Estadual, Municipal e da área de Controle.

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