PASSOS DE GIGANTE 98/365
Fala Águia! Bom dia das Galáxias! Venho de outro planeta para te dizer: “Eu não sou doido! Não… Não mesmo… Não sou maluco… Como é que eu seria capaz de minha vingar dela! Eu não tenho motivo algum! Ela é perfeita para mim, pelo menos até o momento… nunca me decepcionou…
Caracaaaaaaaaaaaaa! O que esse Raphael está aprontando, agora? De quem ele está falando? O que o Thanos está fazendo aqui? MEU DEUS! MEU DEUS! PERGUNTAS! PERGUNTAS! PERGUNTAS! E nenhuma delas vai me aprovar em concurso público algum… Continuo ou não continuo esse Passo de Gigante, eis a questão?
Eu deveria PARAR por aqui e seguir o nosso roteiro, mas me dá uma moral, ok? Estou no segundo dia consecutivo com nada mais… nada menos que 2,5 (duas horas e meia) de sono… Não sei o que isso significa para você, mas me lembra demais a Dilma Roussef. Sabe aquela história de vamos chegar na meta para depois dobrar a meta? Então… o meu corpo aqui, operando no limite, precisa de 5 (cinco) horas de sono. Dormir metade disso tá sendo desafiador demais! Acredite!
Ah, Raphael… Para, por favor! Como você descobriu isso (limite de 5h sono)?
” – Ora… me testando! Uai!”
É o que eu falo com meus alunos durante os treinamentos:
“SÓ SEI QUE NADA SEI…” (Sósó)
“CONHECE- TE A TI MESMO E TE DIREI QUEM ÉS…” (Sósó… Susu… )
Lá está ele… novamente filosofando… ou seria em devaneios? Afinal… o cara nem está dormindo e continua aqui escrevendo para gente… Sei não hein… acho que os Passos de Gigante vai ser longo e não vai me acrescentar em nada!
AMIGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!
AMIGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
Ah! Que saudade de GRITAAAAAAAAAAAAR!!! Te peço um voto de confiança! Fica comigo até o final que isso aqui (os Passos) será INCRÍVEL! Estamos JUNTOS AD ASTRA ET ULTRAAAAAAAARGH!
Sei e já te disse diversas vezes que as perguntas são mais importantes que as respostas, ok… mas vamos responder alguns questionamentos feitos bem no início desse texto e, aos poucos, eu vou inserir PERGUNTAS para você refletir… Combinado?
De quem eu estava falando lá no primeiro parágrafo? É da minha sogritcha maravilhosa… ela está ajudando de forma extraordinária aqui em casa e tem sido um amor… claro que trazer alguém para sua casa para dormir durante “x” dias… “y” meses… “z” anos… DEFINITIVAMENTE vai tirar sua liberdade!
No caso, a minha liberté era andar PELADÃOOOOOO pela casa! Ah… Raphael… Não… por favor… não… agora você abusou… que desnecessário cara… precisava você ter falado isso? precisava ter escrito isso?
Sim… PRECISAVA! E CONFIA EM MIM!
Estou lendo o quarto livro de um jovem muito irado, muito louco, muito fora da curva, seu nome: RAIAM PINTO DOS SANTOS…
Putz! Falou em peladão e ainda meteu um pinto aê no meio… Caramba… esse lance só está piorando!
Confia em mim, prezado leitor! Confia em mim!
Como eu estava dizendo, sobre o quarto livro que estou… na verdade… OUVINDO, do Raiam… ele se chama: “Missão Paulo Coelho” e em um dos seus capítulos, o Raiam descobre que ninguém menos que “O MAGO” Paulo Coelho foi “expulso” de sua cobertura no segundo andar por andar peladão…
É isso mesmo… você não leu errado… cobertura no segundo andar… e existiam apartamentos mais altos… dos vizinhos… que não precisavam ver aquela coisa balançando para lá e para cá! Vou parar por aqui… e quando você passar, você lê os livros do Raiam… eu…, particularmente, estou gostando muito… muito mesmo… totalmente fora da caixinha… (rs).
Fiz esse parênteses gigante para te dizer que minha esposa hoje… às 02:25 da manhã gritou comigo peladão… ela, LITERALMENTE, achou que eu fosse sair do quarto PELADÃO para render minha sogritcha linda e ficar com as crianças… NÃO… NÃO… NÃO… Eu não sou maluco! É claro que eu coloquei uma roupa para ficar com os gêmeos abençoados… e é óbvio que a sogritcha não me viu e nem vai me ver peladão… (rsrsrsrsrs).
Uns dez parágrafos arribaaaaaaaaaaaa… e, finalmente, as pontas irão se conectar… ALELUIA NÉ?
Vamos de perguntas e, em seguida, vou chamar dois amiguinhos… bem rapidinho… para nos visitar… a dupla sertaneja SUSU e SÓSÓ. Guenta aê amigo… Guenta aê amiga… NÃO SOLTA ESSE CINTO… Por que já decolamos… não percebeu ainda? Então se liga!
Quando é que alguém te chamou de maluco (doido)? Isso já aconteceu?
Pode ter sido assim:
“Menino! ou Menina! – VOCÊ VAI FICAR MALUCO DE TANTO ESTUDAR!“
Ou… assim também conta…
“VOCÊ DEVE SER LOUCO DE ESTUDAR PARA CONCURSO DEPOIS DO QUE O BOLSONARO DISSE!”
OBS: Caso você esteja desinformado sobre as falas do Presidente… então… eu te atualizo. Ele disse que “não haverá concurso público até 2020!”. A interpretação da galera foi uma viagem tão grande na maionese que nem vale a pena comentarmos… não agora…não nos Passos de hoje! ;)
Vamos falar o que é maluquice, o que é doideira… o que é insanidade de verdade? Vamos? Você está preparado? Não se ofenda, por favor…
MALUQUICE! DOIDEIRA! INSANIDADE é você continuar fazendo SEMPRE a mesma coisa e acreditar que terá resultados diferentes… E quem disse isso não foi o Albert Einstein! Não mesmo! Se alguém conseguir provar, eu acredito e não estou dando uma de Pedro Pedreira!
O quanto você tem estudado?
O quão cedo você tem acordado para estudar? ou…
O quão tarde você tem ido dormir depois de estudar… depois de cumprir sua meta?
Solta a voz da dupla das galáxias aê gente! Lá vai!
“Conhece-te a ti mesmo, torna-te consciente de tua ignorância e será sábio”. (Sócrates, no meu caso… já que somos íntimos… Sósó)
“Conheces teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso.
Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas.
Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas“. (Outro amigão, dessa vez o Susu… mais conhecido com Sun Tzu – A arte da guerra).
Perceberam as pontas se conectando?
O peladão foi para te falar do conceito da insanidade de fazer a mesma coisa e achar que vai passar em concurso público… Não seja ingênuo e muito menos bobo!
E sobre se conhecer… foi quando eu falei… láaaaaaaa em cima sobre usar seu corpo e sua mente como se fossem um laboratório! Cuidado hein! Não vá fazer alguma merda e colocar a culpa em mim!
Seu corpo, suas regras… sua mente, seus pensamentos… Sua vida… seus resultados! Teste de forma ecológica, ou seja, de um jeito que não irá fazer mal para sua saúde e para aqueles que te cercam.
Como você vai saber se é ecológico ou não?
Ora! Bom senso e testando! Só não inventa moda se o edital estiver publicado ou autorizado…
Aprendi, no mercado financeiro, que quanto maior o risco, maior a EXPECTATIVA de retorno… ou seja… CUIDADO! Não é retorno garantido!
Eu fiz dezenas de testes com meu corpo e com a minha mente, só não usei drogas e nem beijei meninos… muito menos outras coisas que disso derivam… por que eu estou te falando isso? Ora… porque o Paulo Coelho, nos testes dele, fez muita… muita loucura… até (com todo respeito Paulinho) queimar a rosca, ele queimou… Desse teste, eu… eu estou fora! Sou 100% convicto quanto a minha heterossexualidade e não quero usar drogas NUNCA!
Aprendizados até aqui:
- autoconhecimento (testes);
- sair da média e ser chamado de louco ou de brilhante (excepcional);
- fazer algo diferente se você estiver colecionando reprovações;
- não andar peladão (rsrsrsrsrsrsrs)
Dispensa esse último… tudo bem! (rs)
“Não há qualquer dúvida de que a capacidade do nosso cérebro é fenomenal. Na verdade, seriam necessários dois prédios do tamanho do antigo World Trade Center para armazenar toda a capacidade do seu cérebro. Entretanto, sem saber como recuperar e usar tudo o que foi armazenado, esse potencial é inútil. O que permite que você encontre tudo o que deseja em seus bancos de dados mentais? O enorme poder das perguntas. Frequentemente nossa incapacidade de tirar proveito das nossas experiências deve-se menos à falta de memória do que a uma falha em fazer as perguntas que dão acesso a nossas lembranças”. (ROBBINS, Anthony, pag. 116. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)
Apresento-lhes um claro exemplo de preguiça mental.
Qual é melhor técnica de revisão para estudar para concurso público?
Eu sei… já disse várias vezes que o sucesso deixa pistas, então você deseja um “atalho”… um “corta caminho” para ter em seu poder… de mãos beijadas a melhor técnica de revisão das galáxias. É isso mesmo?
Sem testar nada, você vai acreditar que a melhor técnica é “X”, “Y” ou “Z”.
Hei! É a sua vida! São os seus sonhos! São os seus resultados. Imagine que eu chegasse agora e dissesse para você colocar todas as suas economias em bitcoin. Você colocaria mesmo sabendo que poderia sofrer uma desvalorização surreal e o seu dinheirinho iria virar pó?
Até quando você irá permitir que outras pessoas digam o que é melhor para você? O que funciona para você… sem ao menos testar… Insanidade!
Receita de Bolo é maravilhoso, todas aquelas instruções, hoje com vídeos fica ainda mais fácil… (Sim… eu amo cozinhar, mas não faço isso há um bom tempo… um dos meus melhores investimentos foi contratar uma cozinheira aqui para casa… tempo é dinheiro, tá ligado?). FOCO RAPHA!
Voltando para o bolo, você quer comer, mas não quer meter a mão na massa. Quer tudo de mão beijada! Águia! SENTA A BUNDA NA CADEIRA E TESTA! Vou te oferecer algumas opções e vou te dizer (sem entrar em detalhes) qual funcionou para mim depois de testar umas 3 a 4 técnicas.
Só vou te indicar os melhores e profissionais que eu confio. Links nos nomes das pessoas e no nome das aula (youtube).
GERSON ARAGÃO – Técnicas para não esquecer o que estudou.
ALEXANDRE MEIRELLES – Revisão em exercícios
ALEXANDRE MEIRELLES – Como revisar?
LUÍS EDUARDO – Ciclo de Estudo, Teoria e Revisão
SEITI ARATA – Técnica da revisão comprimida
FERNANDO MESQUITA – Revisão para concursos públicos
RAPHAEL LACERDA – 15Dx/15Dt (Só falta gravar o vídeo! Tá pensando que é só você que procrastina?)
Claro que usei a minha técnica… do contrário, ela não estaria aqui. Testei a 24h/7d/30d e fiz pequenas variações nela… até chegar na minha. A revisão que está sendo mais elogiada por alunos iniciantes é a do @rafaelbarbosaestrategiaconcursos-com-br (Revisão 4.2). Tem vários vídeos dele no youtube aplicando e explicando a 4.2.
Antes de entramos em Provérbios, vamos para sexta pergunta.
6. O que está na sua lista de desejos?
“O que você quer realizar antes de morrer?
Este é outro exercício que pode ser muito esclarecedor. Criar uma lista de desejos cristaliza seu pensamento sobre o que você mais deseja na vida, o que você realmente não gostaria de perder.
Há paixão ali. Por que esperar?” (Texto extraído da internet – será revelado nos Passos de Gigante 100 para não atrapalhar o seu aprendizado).
A partir daqui, exercício de Provérbios. 26 DE ABRIL, CAPÍTULO 26.
Se você já fez, ok… se não sabe do que estou falando, leia as orientações contidas nos Passos de Gigante 72.
PROVÉRBIOS – CAPÍTULO 26 (Escrito por Salomão, o homem mais sábio do Universo)
“Como neve no verão ou chuva na colheita, assim a honra é imprópria para o tolo.
Como o pardal que voa em fuga, e a andorinha que esvoaça veloz, assim a maldição sem motivo justo não pega.
O chicote é para o cavalo, o freio, para o jumento, e a vara, para as costas do tolo!
Não responda ao insensato com igual insensatez, do contrário você se igualará a ele.
Responda ao insensato como a sua insensatez merece, do contrário ele pensará que é mesmo um sábio.
Como cortar o próprio pé ou beber veneno, assim é enviar mensagem pelas mãos do tolo.
Como pendem inúteis as pernas do coxo, assim é o provérbio na boca do tolo.
Como amarrar uma pedra na atiradeira, assim é prestar honra ao insensato.
Como ramo de espinhos nas mãos do bêbado, assim é o provérbio na boca do insensato.
Como o arqueiro que atira ao acaso, assim é quem contrata o tolo ou o primeiro que passa.
Como o cão volta ao seu vômito, assim o insensato repete a sua insensatez.
Você conhece alguém que se julga sábio? Há mais esperança para o insensato do que para ele.
O preguiçoso diz: “Lá está um leão no caminho, um leão feroz rugindo nas ruas! “
Como a porta gira em suas dobradiças, assim o preguiçoso se revira em sua cama.
O preguiçoso coloca a mão no prato, mas acha difícil demais levá-la de volta à boca.
O preguiçoso considera-se mais sábio do que sete homens que respondem com bom senso.
Como alguém que pega pelas orelhas um cão qualquer, assim é quem se mete em discussão alheia.
Como o louco que atira brasas e flechas mortais,
assim é o homem que engana o seu próximo e diz: “Eu estava só brincando!”
Sem lenha a fogueira se apaga; sem o caluniador morre a contenda.
O que o carvão é para as brasas e a lenha para a fogueira, o amigo de brigas é para atiçar discórdias.
As palavras do caluniador são como petiscos deliciosos; descem saborosos até o íntimo.
Como uma camada de esmalte sobre um vaso de barro, os lábios amistosos podem ocultar um coração mau.
Quem odeia, disfarça as suas intenções com os lábios, mas no coração abriga a falsidade.
Embora a sua conversa seja mansa, não acredite nele, pois o seu coração está cheio de maldade.
Ele pode fingir e esconder o seu ódio, mas a sua maldade será exposta em público.
Quem faz uma cova, nela cairá; se alguém rola uma pedra, esta rolará de volta sobre ele.
A língua mentirosa odeia aqueles a quem fere, e a boca lisonjeira provoca a ruína.
AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!
Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!
QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)
NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI :)
QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM…
Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP
Facebook: LACERDAF3
Instagram: LACERDAF3
Twitter: @Lacerda300
Uma sexta-feira abençoada para todos! Reflitam e façam perguntas. Ninguém vai fazer isso por você! Façam os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acreditem! É possível… Aos astros e além!
Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)