Falaaaaaaa Águiaaaaaa, confesso… hoje eu tive que usar a técnica que eu compartilhei contigo no Passo de Gigante 37. Foi bem desafiador levantar da cama… talvez por eu ter bebido uísque além do que deveria, talvez por cansaço… talvez por sono…
Doeu levantar? doeu… meu ritual do acordar foi sonolento? Foi! Cheguei a apagar durante alguns segundos durante a meditação? Sim… apaguei…
E daí Raphael?
No texto de hoje usaremos a “DOR” como nossa aliada mais forte. Combinado?
“Você já sentiu, que independentemente do que faça, sempre está exposto à dor? Por exemplo: algumas vezes, as pessoas sentem que vão sofrer tremendamente se mantiverem um relacionamento, e que, se o abandonarem, ficarão sozinhas – e sofrendo ainda mais. Em consequência, não fazem nada… e sofrem do mesmo jeito!
Em vez de sentir-se preso, use a dor como sua aliada mais forte. Pense nas experiências passadas e presentes. Sinta a dor com tanta intensidade a ponto dela se tornar uma alavanca que o obrigue a agir. Chamamos isso de chegar ao limiar emocional. Em vez de esperar passivamente por essa emoção inevitável, por que não produzi-la conscientemente de um modo que possa motivá-lo a tornar a vida melhor a partir de hoje? (ROBBINS, Anthony, pag. 52. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)
Águias… a dor é inevitável… as decepções são inevitáveis… a tristeza também é inevitável… maaaaaaaaaaaaaaaaaaas, o SOFRIMENTO nãoooooooooo… esse é evitável!
O sofrimento é ruim… o sofrimento é tóxico… te contamina…, por outro lado, a dor deve ser a sua maior aliada. Afinal, ela é a responsável por informar que há algo errado.
Da mesma forma nos seus estudos, nos esportes, nos relacionamentos…
Se você tem dor no casamento, nos estudos, na musculação… não é para ter raiva da dor e muito menos ressentimento. Já percebeu que é ela que está apontando que algo deve ser tratado/cuidado? Algo deve ser compreendido.
Nesse contexto, como você quer que a situação melhore, você vai buscar uma solução, pois você é um GIGANTE que AGE! ;)
Sabe o que é mais interessante? É que voltamos para as escolhas (Passos de Gigante 35). Diante da DOR, eu SOFRO ou eu MUDO?
Se você observa a DOR como uma ALIADA, então você vai buscar mudanças.
Se você olha para a DOR e se agarra com ela, então você irá produzir ressentimento e vitimização.
Já se deu conta de que muitas das maiores mudanças no mundo vieram de uma dor, de um problema que precisava ser solucionado.
Existia um problema para transportar o homem de um lugar para outro de forma rápida e inventaram o avião.
Existia o problema para enxergar e inventaram os óculos. E o que dizer da roda?
Percebe como a dor pode ser sua aliada? Nesse momento eu te convido a observar onde está doendo? É só nos estudos? Ou também doí na vida conjugal, na vida financeira, com seus filhos?
Percebeu que existe a dor, perfeito. Agora traz ela para perto de você e vai tratar, porque fugir disso, de coração, não irá resolver o problema… só vai piorar…
Pessoas inteligentes aprendem com a dor, ao contrário daquelas debilitadas emocionalmente que se afundam nela.
Aprender, transforma. Educação, provoca mudanças. Se você fica parado diante da dor, você tende a ficar a parado… tem que haver alguma força para tirar você da inércia, pode ser a sua aprovação, o sorriso dos seus filhos, a realização de uma viagem, a salvação do seu casamento…
Independente do que seja, deve haver AÇÃO! Do contrário você tende a desistir (contrário de sucesso, lembra?). Quando você aprende a usar a dor como sua aliada, você muda!
Para quem trabalha, estuda e ainda tem filhos, doí ainda mais acordar mais cedo do que todos da casa ou dormir mais tarde do que todos, isso quando o concurseiro não resolve sofrer as duas dores.
Para quem não trabalha e está só em casa estudando, euzinho aqui sentia muitas dores quando não fazia 8 (oito) horas líquidas de estudo por dia. Isso porque eu decidi encarar o estudo em casa como um trabalho sério e eu tinha que prestar contas para o meu mural todos os dias.
Trabalhando ou não, remoer essa dor e ficar se lamentando vai mudar alguma coisa? Sinceramente, que transformação você acredita que irá acontecer se ficar dizendo: ah tá brabo… ah tá doendo… ah tá isso… ah tá aquilo…
ESCOLHAS DIANTE DA DOR:
A sua capacidade de sentir dor e de resistir a dor é capaz de fazer uma grande diferença nos seus resultados.
Eu tive apenas dois relacionamentos longos (namoros) em minha vida. Minha vontade era ter tido apenas um. Eu sempre sonhei em casar com a primeira namorada, sabe aquela coisa de conto de fadas…, então… não rolou. Existe algo muito forte dentro de mim que é a lealdade, a honra… Com a traição no primeiro namoro, perdoei e aprendi a não guardar mágoa… depois veio uma segunda traição, essa foi a que mais doeu… noivo… pronto para casar e aconteceu isso… foi a minha maior decepção e o meu maior aprendizado.
E daí Raphael?
Hoje eu acredito que vivo um ótimo casamento, pois eu decidi fazer absolutamente tudo diferente. Eu analisei criticamente tudo o que eu errei no relacionamento anterior. Em regra, as relações dão sinais de que estão próximas do fim. Não dá para ficar como observador, tem que agir e muitas vezes fui omisso como homem! Talvez você se questione, talvez não, mas esse Raphael é um louco? Quem traiu foi ela! Ele não tem que mudar nada!
ERRADO! Se eu continuasse cometendo os mesmos erros e sendo o mesmo homem, eu iria continuar atraindo para mim o mesmo tipo de mulher e revivendo o mesmo tipo de frustração.
Entenderam o PODER DA DOR? Entenderam que essas experiências compartilhadas com vocês vão muito além dos estudos?
E ao longo de minha jornada eu decidi ser um eterno aprendiz, pois dessa forma você diz para si que nunca, nunca saberá tudo. Sempre estará aberto para o aprendizado.
Uma ótima forma de se fazer isso (evoluir) é amando feedbacks. Você recebe, FILTRA, analisa… pode ser que você sinta PRAZER (OH! YEAH) ou pode ser que você sinta DOR (use-a como aliada para mudanças), ou ainda, pode ser que você não sinta nada.
Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a uma determinado pedido ou acontecimento. O termo é utilizado em áreas como Administração de Empresas, Psicologia ou Engenharia Elétrica. Em alguns contextos a palavra feedback pode significar resposta ou reação.
Já imaginou quanto SOFRIMENTO não poderia ser evitado pelos adolescentes se eles soubessem disso ou se nós soubéssemos disso naquela época?
A DOR É INEVITÁVEL, mas saiba que ela é temporária. Pode demorar mais para uns, menos para outros, vai depender do quanto de dedicação, de comprometimento, de foco você tiver nessa missão rumo à aprovação.
Seja luz no mundo, seja um farol, aprenda sempre… e nesse processo aproveite para iluminar o seu próximo! :)
NOTA: O texto de hoje foi fruto de pesquisas sobre temas relacionados a dor e teve como principal fonte o autor best seller: Paulo Vieira, um dos meus instrutores como master coach, na FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico).
AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!
Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!
QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)
NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI :)
QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM…
Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP
Facebook: LACERDAF3
Instagram: LACERDAF3
Twitter: @Lacerda300
Uma terça-feira incrível para todos vocês. Que seus sonhos se tornem realidade… acreditem… é possível… Aos astros e além!
Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…