PASSOS DE GIGANTE 161/365
Decolaaaaaaaaaaaa Águiaaaaaaaaaaaa! Hoje vou trabalhar PESADO (HARDCORE) com o medo e a insegurança diante de uma prova. Se estiver disposto a aprender, é simples demais… é só ficar CONOSCO até o final.
Cenas do último capítulo de Passos de Gigante 160: aprendemos a melhorar e a aumentar o vocabulário de nossas emoções diante de uma prova.
Bora Boraaaaaaaaaaaaaaaaaargh Decolaaaaaaaaargh!
“Você fica nervoso se precisar falar diante de um grupo de pessoas? Seu estômago fica embrulhado? Sua respiração acelera? Seu pulso dispara? Suas mãos tremem? Você sua frio? Essas sensações impediram Carly Simon de se apresentar ao vivo durante cinco anos. Outros artistas, porém, descobriam como usá-las em benefício próprio. Bruce Springsteen, por exemplo, rotula essas mesmas sensações físicas como “excitação”, e considera que sejam uma parte natural e positiva da preparação para se apresentar. Essas sensações fazem com que ele se lembre da experiência incrivelmente poderosa de entreter milhares de pessoas. Para ele, o pulso acelerado não é um inimigo, é um aliado.
Da próxima vez em que souber que será o centro das atenções, talvez seja a ocasião de apreciar esse fluxo de adrenalina como excitação e, não como medo”. (ROBBINS, Anthony, pag. 184. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)
Eita que texto lindo! Já te adianto que não sou o Bruce Springsteen (curta o som se você é das “antigas” e assim como eu curte o Bruce)… então não vou ousar gravar um vídeo cantando para vocês (Rs). Coloquei o vídeo da música abaixo, pois a letra de Streets of Philadelphia tem um significado especial para mim.
Só mais um detalhe: eu AINDA não consigo transformar a expectativa numa excitação hardcore tal qual o Bruce… mas VAMOS CHEGAR LÁ.
A letra da música acima é triste, pelo menos para mim é bem triste. Cansei de chorar me imaginando correndo na Lagoa Rodrigo de Freitas (EXPECTATIVA). Eu corria mesmo era no entorno daquele rio sujo, imundo e que no verão recebia as chuvas que invadiam os primeiros andares tomando tudo de seus moradores (REALIDADE).
Depois que me tornei Auditor Fiscal da Receita, NUNCA MAIS EU CORRI NO RIO ACARI. Antes dos gêmeos nascerem, eu corria com minha amada na Lagoa Rodrigo de Freitas umas 40 vezes por ano, sempre aos domingos.
Correr na praia ou na lagoa ou até mesmo em qualquer paisagem com muito verde revigora todas as energias. Agora, aqui entre nós… só funciona para quem acredita… do contrário… continue sem fazer nada e sem resultados… eu respeito 100% quando você não utiliza o poder ao seu próprio favor. É a sua vida mesmo. Perdoa-me pela sinceridade!
Se alguém disser para você que os poderes da visualização, da oração, da garra e da fibra são uma grande bobagem, puxem a descarga ou apertem a tecla “F”.
Eu odiava estudar, parecia que existiam espinhos nas cadeiras ou seria um formigueiro na minha bunda? Já te contei algumas vezes como eu mudei essa realidade e até gravei um vídeo no youtube (link aqui).
Já no amor… eu não chegava em menina alguma… minhas pernas tremiam… o frio na barriga me consumia a tal ponto d’alma congelar. Resultado… não chegava em ninguém, mesmo minha mãe dizendo que eu era lindinho! (rsrsrs).
Ela falava uma coisa em casa e eu ouvia outro no colégio! (rsrs) O pior é que eu acreditava na mãe coruja e me achava bonitão… ahahaha… fato é que buscava sempre a menina mais linda da turma e vivia no mundo dos poemas de amor…
O medo era tão grande que muitos dos meus versos e poemas sequer foram entregues… platônico para carvalho! ponte que partiu!
Vou encerrar os Passos com dois exemplos de como você pode utilizar o conteúdo de hoje para não só transformar a sua vida, mas também ser aprovado em qualquer prova ou concurso das galáxias.
Nos relacionamentos, já estou aposentado com a mulherada, mas quando venci o medo e a timidez… papai do céu… até sendo mais feio que urubu em despacho de encruzilhada eu dava um ou outro beijinho…
NOTA DE ESCLARECIMENTO: Senhor Urubu, por favor, não processe o tio Rapha por eu te chamar de feioso! :) Eu sou mengão e estamos JUNTOS!
Não vou exagerar… nunca fui pegador e nunca curti isso… sempre sonhei em ser o príncipe das princesas, mas CARACAAAAAAA NINGUÉM BEIJAVA O SAPO CARAMBAAAAAAAAAAAAAAAA! Como é que eu iria me transformar? SEM CHANCE!
Depois que fiz uma oficina de teatro, que durou apenas três meses no Colégio e Curso Soeiro em Cascadura, eu comecei a me libertar da timidez. Interpretei o Miguel Falabella em um telejornal ecológico e meu papel era Miguel FOLHABELA! Mais biba impossível… fui zoado até a morte de gay e decidi vestir o personagem… virei gay de corpo e de alma (só na encenação hein! rs).
NÃO É QUE DEU CERTO? FOI O MAIOR “XUCESSU”! SQN – SÓ QUE NÃO! Hahahaha… O fato é que ali eu descobri que eu poderia interpretar e SER QUALQUER COISA QUE EU QUISESSE NO UNIVERSO! (RS)
Eu adorava imitar gay no quartel. Eu me divertia muito e divertia os outros também. As imitações, algumas vezes, eram feitas na frente do meu pai e ele não curtia nada daquilo. Eu incorporava o personagem Alfredinho (Lúcio Mauro Filho) do Zorra Total, filho do Maurição (Jorge Dória).
TEATRO É LIBERTADOR! Eu agradeço de coração ao professor de Literatura que me introduziu nesse mundo! Até pensei em trabalhar na televisão, mas o sonho de ser piloto de avião falou mais alto.
A técnica que eu desenvolvi para VENCER o medo, o frio na barriga, a tremedeira foi acreditar (ou mentir para mim mesmo) que se a menina dissesse não, ELA SERIA UMA GRANDE PERDEDORA… e sabe o porquê?
Simples… ela perderia a chance de beijar um sapo, ganhar um príncipe e se transformar na mulher mais feliz do Universo.
Além daquelas tradicionais frases do tipo: “O “não” eu já tenho, eu vou em busca do SIIIIIIIIIIIIIIIIIIM!”
Ganhei coragem e me dei foi bem! (rs) Só que eu desejei sempre casar com a primeira mulher da minha vida. Dessa forma, eu iria seguir os Passos do Gigante Arcênio (meu falecido vovô) que ficou praticamente 75 anos casado e FELIZ com uma única mulher.
Não deu certo com a primeira… já te contei isso nos Passos de Gigante 65, 72 e 158… a minha amada… logo no início do namoro me pediu para interromper as imitações de gays… puxa vida.. eu me divertia tanto com aquilo… adorava fazer meus amigos rirem… eu tinha tanto talento para coisa que até me confundia de vez em quando (brincadeirinha, rsrsrs).
Depois do pedido… foi o fim do Alfredinho e dos outros personagens… os colegas do quartel pediam para continuar, mas honrei a princesa e enterrei aquela encenação.
Todo esse mundo imaginário foi criado… isso não aconteceu da noite para o dia… era treino atrás de treino. Nesse fantástico mundo de Rapha, eu descobri que poderia fazer isso (encenação – fingir que estava calamo) durante as provas. Quando fiz a matrícula para fazer 15 SIMULADOS DE FISCAL DA RECEITA NO CURSO GABARITO, ADVINHA?
A CHAVE VIROU!
Virou de um jeito INACREDITÁVEL! Eu imaginava que cada simulado era a prova da Receita e combatia o medo, a tremedeira e o frio na barriga com SONO e ORAÇÃO! Calma aê que eu te explico!
Durante simulados e algumas provas EU DECIDI chegar um pouco mais cedo para ORAR E DORMIR ANTES DA PROVA!
É isso mesmo… DOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORMIR!
Eu fechava os olhos, agradecia a DEUS pela oportunidade de fazer a melhor prova da minha vida, rezava um PAI nosso, imaginava uma prova perfeita e, em seguida, tirava um cochilo de 5 minutos.
Se a tensão voltasse, era só imaginar que eu era muito, mas muito inteligente e que NENHUMA BANCA E NENHUM EXAMINADOR seriam capazes de me deter.
Resultado Final: Dos 15 simulados feitos, em 12 deles meus acertos ficaram abaixo de 50%. HAKUNA MATATA! (Passos de Gigante 123) ERREI UM VEZ, NÃO ERRO NUNCA MAIS. Assim meu repertório de questões aumentava cada vez mais e mais.
Nos outros concursos (BACEN, MPU, RFB, SEFAZ-RJ, ISS-ANGRA), apliquei a técnica e passei em todos. Na RFB foi apenas para segunda fase. Já para o ISS Angra e o BACEN, eu fiquei na reserva.
O que você irá fazer de DIFERENTE a partir de hoje, AGORA, para alterar o seu vocabulário corporal, hormonal e oral diante de uma PROVA?
Seja um GIGANTE, escreva nos comentários e compartilhe conosco suas ideias.
PALAVRA CONVENCE E O EXEMPLO ARRASTA! Acredito que os Gigantes que estiverem levando o estudo a sério já entenderam como funciona o aplicativo aprovados. Qualquer dúvida, leiam a seção de dúvidas. Link aqui.
DÉBITO: Gravar o vídeo da R15T30 e disponibilizar no meu canal do youtube.
DESAFIOS DOS GIGANTES:
1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.
2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.
3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado! :)
SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADE! FAÇA A SUA PARTE!
AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!
Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!
QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)
NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI
QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM…
Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP
Facebook: LACERDAF3
Instagram: LACERDAF3
Twitter: @Lacerda300
Um ótimo final de semana abençoado. Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!
Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)