Artigo

PASSOS DE GIGANTE 138/365

Decolaaaaaaaaaaaaa Águia! O que você anda fazendo com o seu conhecimento adquirido?

Está usando ou deixando apodrecer? Ou seria atrofiar? Ou quem sabe enferrujar? Não deve ser novidade para você, mas conhecimento só se torna PODER se colocado em prática. Só se torna APRENDIZADO no campo de batalha.

No capítulo anterior, Passos de Gigante 137, abordei o assunto Piloto Automático, sair da rotina e como se preparar mentalmente para não ser surpreendido na hora da prova. Leu, compartilhou? Show! Não leu e nem compartilhou, está esperando o quê? Crescer e contribuir, lembra? Se eu estou acordando às 3h da madrugada, na boa, o mínimo esperado como gratidão seria o seu comentário, nem que seja para falar :

VOCÊ É DOIDO CARA! :) (rs)

SE LIGA: o projeto é gratuito e precisa ser multiplicado, comentado e, principalmente, CRITICADO, aqui e/ou no instagram. No meu mindset, todo feedback é positivo. Escutando você aê do outro lado é que conseguiremos crescer JUNTOS. Combinado?

“Você perde aquilo que deixa de utilizar. Um modo fácil de interromper um padrão limitador é simplesmente evitá-lo. Um caminho nervoso (uma neuroassociação) que não for usado se atrofiará. No entanto, tenha cuidado: isso funciona tanto para o negativo quanto para o positivo…

A coragem não utilizada diminui; o empenho não exercitado desaparece; a paixão não manifestada se dissipa.

Agora mesmo tome a decisão de fazer algo que o leve a utilizar uma de suas emoções mais ricas e fortalecedoras. Lembre-se: quanto mais você usa algo, mais forte ele se torna. Nossos músculos emocionais devem ser exercitados não somente para produzir resultados, mas nos manter num estado saudável e preparado”. (ROBBINS, Anthony, pag. 159. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Um exemplo prático disso, euzinho aqui. Era uma vez um menino chamado Raphael Lacerda, ele tinha 30 e poucos anos… bobinho… ingênuo… sonhava em se tornar jogador futebol ou no mínimo um craque do esporte no quartel em que ele trabalhava.

Todos os dias ele tentava entrar para o time de futebol dos melhores do quartel, mas ele havia feito algo inusitado em sua “carreira futebolística”. Vê se pode uma coisa dessas: jogou a vida inteira como goleiro e agora fazia tudo para jogar como ponta-direita ou lateral direito.

Quando percebera que não tinha a menor chance, ele decidiu pegar pesado, bem pesado. Ele comprou o melhor uniforme de jogador de futebol. Camisa oficial do flamengo, short, meião, chuteira profissional e a cueca da sorte. Enfeitado como um urubu vermelho e preto ele só fazia cagada jogando na linha. Percebendo que apenas com ações diferentes, teria resultados diferentes ele aumentou o investimento e comprou dois manuais de futebol. Bastava um, mas não… comprou dois o trintão pereba de futebol.

Todos os dias ele pegava o manual de futebol do mickey e do donald com as dicas do pelé e lia… lia… lia… Detalhe: Ele fazia isso na frente de todo mundo no quartel. Quando os militares perceberam o que estava acontecendo, ele virou um dos maiores motivos de chacota (bullying) no quartel.

Pergunta se ele ligou. (rs) Muito antes do Nassim Nicholas Taleb cunhar o termo antifragilidade, o Raphael Lacerda já executava na prática o famoso “bate que eu fico mais forte e melhor a cada porrada”.

Entendam a diferença de resiliência para antifragilidade, já abordamos o tema nos Passos de Gigante 102. Na resiliência, você “apanha” e volta para o tamanho original, ao contrário do antifrágil que fica maior e mais forte.

Todos os dias depois do expediente ele permanecia no campo de futebol com os seus livros, com uma bola da nike (total 90) e corria… chutava… driblava cones… pendurava camisas no gol e buscava acertar ora com a direita e ora com a esquerda… Fazia chuva ou sol, ele estava lá treinando como se fosse um profissional.

Existem dois caminhos (dentro vários) possíveis para se chegar ao sucesso.

Primeiro, não sabendo que era impossível, foi lá e fez.

Segundo, se alguém conseguiu, eu também posso conseguir, pois absolutamente TUDO É TREINÁVEL.

A inspiração para aprender futebol depois dos 30 (trinta) anos de idade chegou com ninguém menos que NILTON SANTOS.

Nilton Santos 22 anos – Nilton Santos chegou tarde ao futebol, mas teve o privilégio de jogar ao lado de Pelé no Santos. Em 2000 foi eleito pela FIFA como o melhor-lateral esquerdo de todos os tempos. Começou no Botafogo aos 22 anos.

Vocês sabem o apelido do meu amiguinho Niltinho?

ACERTOU NA MOSCA quem disse “A ENCICLOPÉDIA“!

Ele foi chamado assim por causa dos conhecimentos sobre o futebol e por ser completo como jogador, foi o precursor em arriscar subidas ao ataque através da lateral do campo. Revolucionou a posição de lateral-esquerdo, utilizando-se de sua versatilidade ao defender e atacar, inclusive marcando gols, numa época do futebol que apenas tinha a função defensiva.

Mosaico da torcida alvinegra no estádio Nilton Santos

Que ousadia a minha! (rs). Eu, sinceramente, não sabia o que eu estava pensando naquela época. Hoje até entendendo os motivos das risadas dos meus colegas. Foi muita ingenuidade acreditar que eu poderia chegar aos pés do Nilton Santos. O cara foi tão flórida para o Botafogo que hoje dá nome ao estádio também conhecido como Engenhão.

Apenas uma pessoa no quartel respeitava, admirava e ainda me ajudava a treinar os fundamentos do futebol. O nome dele era Eli, sargento antigo, experiente, maestro do meio de campo e jogava muita bola. Entre um efetivo de 700 pessoas, entre civis e militares, apenas uma pessoa me deu forças. Obrigado Eli. Eu te amo ainda mais por ter sido o único a acreditar.

Esse Raphael não cansa de pensar grande, seria ele um lunático, rsrsrs.

Durante o TFM (Treinamento Físico Militar), todas terças e quintas entre 07:30 e 09:30, era autorizado pelo comandante da unidade a prática de qualquer atividade desportiva. Só tem um detalhe, nos dias de chuva, não havia quórum para rolar uma partida de futebol de campo. No máximo um futsal, mas para o Raphael não havia tempo ruim. Debaixo de chuva lá estava ele correndo de um lado para o outro, driblando cones, conduzindo a bola… ora com o pé esquerdo, ora com o pé direito. Muitas vezes tropeçando… outras se enrolando e em várias caindo… caindo… (rs).

Por causa disso eu me tornei o Nilton Santos! Hahahahahahahah… brincadeirinha! O fato é que treinar diariamente me levou para outro patamar no futebol. Agora, além de correr como um maluco (como gostavam de dizer), eu chutava muito forte com a direita e tinha uma esquerda que dava para salvar alguma coisa.

Isso foi se desenrolando… a zoação foi diminuindo… diminuindo… até que de vez em quando… QUEM DIRIA… o Raphaelzinho aqui começou a ser escolhido para jogar nas primeiras partidas. Todavia, ainda estava muito longe de jogar na seleção do PAME – Parque Aeronáutico de Material Eletrônico e mais longe ainda de representar os praças (soldados, cabos e sargentos) em um campeonato carioca de futebol militar.

A diversão aumentou bastante, pois É GOSTOSO DEMAIS quando você faz um GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL, muito mais quando é um GOL… GOL… GOLAAAAAAAAAAAAÇO… AÇO… AÇO… AÇO! Por outro lado, os treinamentos diminuíram… diminuíram… diminuíram… até desaparecer.

Poxa vida! Se eu tivesse treinado mais eu teria me tornado o Niltinho! Hahahahahaha…

A história acima é real e pode ser confirmada com quaisquer dos meus amigos do quartel, embora pela zoação eles digam que eu não tenha aprendido nada! (Rs). Nesse caso, só entrando em campo para te provar! (Rs).

Depois de sair do quartel para estudar para auditor fiscal da receita larguei o futebol, pois tinha medo de me machucar e na minha casa o único plano de saúde que nós tínhamos era o SUS. Definitivamente eu não queria arriscar.

Aquela fantasia de jogador de futebol saiu do armário no churrasco de comemoração e posse dos auditores fiscais de 2012. Uhuuuu! Aleluia! Saí de casa mais uma vez todo enfeitado, como se fosse realmente um profissional.

No dia da festa acabei ganhando o apelido de Tufão devido ao personagem interpretado pelo Murilo Benício na novela “Avenida Brasil” (para mim melhor novela já exibida pela rede Globo). Sim… já fui noveleiro (rs).

Te contei essa história toda, pois ela é recheada de aprendizados.

Você sabia que no concurso de Auditor Fiscal da Receita (SEFAZ-RJ – 2011) um dos aprovados ingressou com 54 anos de idade e que o segundo mais velho entrou com 47 anos?

NÃO SABENDO QUE ERA IMPOSSÍVEL, FOI LÁ E FEZ!

SE ALGUÉM CONSEGUIU, EU TAMBÉM POSSO! TUDO, ABSOLUTAMENTE TUDO É TREINÁVEL!

A minha carreira no futebol voltou de forma bem tímida. Eu jogava todas as quartas no clube da light em Vila Isabel. Era um futebol muito, mas muito bom de se jogar, tirando o fato de que alguns colegas levavam aquela brincadeira sério demais.

Como o meu medo de me machucar (AGORA COM PLANO DE SAÚDE TOP DAS GALÁXIAS, UHUUUUU) era maior que a vontade de me divertir e por ter alguns colegas que entravam duro (Ui! rsrs) sem necessidade, então eu decidi me autoaposentar!

Nem no videogame eu tenho jogado futebol nos últimos anos, rs. Tanta coisa mudou… outras prioridades.

Agora, alguém aqui tem dúvidas de que se eu for jogar bola novamente estarei TOTALMENTE TRAVADO? Pior do que isso serão os dias posteriores. Dores musculares e o risco de lesão aumentado pela ausência de atividade física com frequência.

138 PASSOS DE GIGANTE foram entregues… o que você tem feito com esse conhecimento? Engavetou como a Câmara e o Senado fazem com alguns dos bons projetos que passam por essas casas legislativas? Deixou no limbo para usar sabe-se lá quando?

Encerro os Passos dizendo para vocês que nunca me diverti tanto escrevendo um texto e lembrando desse período maravilhoso em minha vida.

NÃO IMPORTA A SUA IDADE! ESTUDE COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ! ESTAMOS JUNTOS NA JORNADA DO ETERNO APRENDIZ.

Para a turma que conheceu Chaves e Chapolim, eu deixo uma canção tão alegre, mas tão alegre e inocente que até já pensei em registrar no meu testamento um artigo determinando que ela seja cantada várias vezes em meu velório (rs).

Caracaaaaaaa…. Raphael, você pensa em morrer?

Eu não penso… eu vou… você vai… nós vamos… a morte é inevitável. O que você vai deixar como legado no seu nome, o que você irá representar para as pessoas que você mais ama, isso é contigo. Eu dou o meu melhor todos os dias para manter a inocência e alegria das crianças em mim, bem como o fogo e o entusiasmo dos jovens, mas com o equilíbrio da racionalidade trazido pela fase adulta.

DIVIRTAM-SE! ESTUDEM! AMEM! AMEM MUITO!

Se você é jovem ainda, jovem ainda, jovem ainda
Amanhã velho será, velho será, velho será!
A menos que o coração, que o coração sustente
A juventude que nunca morrerá!

Existem jovens de oitenta e tantos anos
E também velhos de apenas vinte e seis
Porque velhice não significa nada
E a juventude volta sempre outra vez!

Se você é jovem ainda, jovem ainda, jovem ainda
Amanhã velho será, velho será, velho será!
A menos que o coração, que o coração sustente
A juventude que nunca morrerá!

E você é tão jovem quanto sente
Pode apostar: é jovem pra valer
E velho é quem perde a pureza
E também é quem deixa de aprender!

Se você é jovem ainda, jovem ainda, jovem ainda
Amanhã velho será, velho será, velho será!
A menos que o coração, que o coração sustente
A juventude que nunca morrerá!

Não diga não à vida que te espera
Pra festejar a alegria de viver
Pra agradecer a luz do seu caminho
E você vai com isso entender!

Se você é jovem ainda, jovem ainda, jovem ainda
Amanhã velho será, velho será, velho será!
A menos que o coração, que o coração sustente
A juventude que nunca morrerá!

Nhonho: “Olha, olha turma! O Dr. Chapatin!
É o velho mais jovem que eu conheço!”

Dr. Chapatin: “Eu não sou velho, viu!
Sou uma pessoa vivida!”

Nhonho: “É, Dr. Chapatin,
Quantos anos o senhor tem, hein?”

Dr. Chapatin: “Eu? Todos!
Mas isso não te interessa, ouviu!
Jovem ainda!”

Se você é jovem ainda, jovem ainda, jovem ainda
Amanhã velho será, velho será, velho será!
A menos que o coração, que o coração sustente
A juventude que nunca morrerá!

Se você é jovem ainda, jovem ainda, jovem ainda
Amanhã velho será, velho será, velho será!
A menos que o coração, que o coração sustente
A juventude que nunca morrerá!

DICA DO APP APROVADO – Comentário da Giovana no PG133.

Como cadastrar atividades paralelas no app aprovado:

1.Coloque uma atividade para rodar (marcar o tempo) no cronômetro (corrida, por exemplo);

2. Ao término da corrida, entre na atividade que foi executada em paralelo e inclua-a usando a opção manual.

Dessa forma, é só lançar o horário e o tempo iguais ao da corrida para um áudio book ou para uma vídeo aula ou qualquer outra situação de tarefas simultâneas.

OBS: TUDO, ABSOLUTAMENTE TUDO, QUE VOCÊS FIZEREM FOCADOS E DE FORMA EXCLUSIVA, O RESULTADO SERÁ INFINITAMENTE MELHOR.

É cientificamente comprovado por diversas Universidades, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos que FOCO aumenta em até 60% a qualidade dos seus resultados.

ENTÃO CUIDADO COM COZINHA E ASSISTIR VÍDEO AULA! Ou qualquer outra tarefa simultânea! Não se engane nas horas líquidas de estudo.

Quando você coloca o popozão na cadeira é que os melhores resultados serão forjados.

Desde ontem, alterei o horário de entrega dos Passos de Gigante para 18h a 23:59. Assim como você precisa de rotina, eu também preciso. Vou dar o meu melhor para deixar os Passos com um dia de antecedência. Dessa forma, consigo programá-lo para entrar no ar às 5h da manhã. Avisarei assim que conseguir. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeee!

PALAVRA CONVENCE E O EXEMPLO ARRASTA! Segue o meu desempenho do dia 03 de junho de 2019.

DESAFIOS DOS GIGANTES:

1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.

2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.

3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

GRATIDÃO ETERNA

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma quarta-feira extraordinária. Acredite! TUDO É TREINÁVEL! Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • vc falou sobre morte e eu acabei de chegar de um velório ... justamente pensando que o que levamos é o bem que podemos fazer, o amor que podemos doar. Vc tem feito isso com louvor!
    REnata em 06/06/19 às 12:08
    • Amém Renatinha! É só o começo! Meus filhos despertaram esse sentimento... apenas o desejo de tê-los já fez com que a semente de algo diferente fosse plantado. Obrigadaço pelo feedback! :)
      Raphael Lacerda (BALBOA) em 06/06/19 às 18:37
  • Achei Lindo e inspirador o texto...gerou memórias de infância em minha pessoa... rsrsr... essa canção do chaves...que Deus te use cada dia mais e mais como luz e sal nesse mundo!!!
    Creyci em 06/06/19 às 08:27
    • Feliz e Grato pelo seu comentário! :) Legal ter despertado boas memórias em você... quero mesmo é que desperte o GIGANTE INTERIOR... se é que não já despertou! Ótimos estudos!;) Estamos JUNTOS! Ad Astra et Ultra! Aos Astros e Além! ;)
      Raphael Lacerda (BALBOA) em 06/06/19 às 18:36
  • Nossa como eu tenho aprendido com vc.Minha percepção a respeito de muitos assuntos mudaram. Deus o abençoe
    Mariana Freitas Braga Batista em 06/06/19 às 00:05
    • Amém Mariana! Feliz e grato pelo carinho que cada um de vocês deposita como retribuição aqui nos comentários dos Passos de Gigante.
      Raphael Lacerda (BALBOA) em 06/06/19 às 18:38
  • Valeu Rapha... Tá top seu entusiasmo. Obrigada por tudo. Não tô mais fazendo isso de cronometrar audioaula enquanto cozinho. Horas líquidas = BC (bunda na cadeira). Aprendido isso! Pode ficar tranquilo kkkk Acho que foi pra mim essa indireta! Abraço de gigante!
    Analu em 05/06/19 às 23:00
    • Parabéns Analu! Mais uma evolução! Cada dia melhor... Ad Astra et Ultra! Aos Astros e Além!
      Raphael Lacerda (BALBOA) em 06/06/19 às 20:25
  • Meeeeestreee !. Glória a Deus pela sua vida e pela sua exposição , você é meu coach e não sabe ,lhe acompanho desde o primeiro passos de gigantes !. Exatamente, desde o primeiro ,não perco um . Obrigado por cada artigo ,depois que vi você colocar que está escrevendo as 03h e gosta de cada feedback . Realmente quem não gosta,cá estou com sentimento de gratidão por cada artigo. Não sei se tem ,mas gostaria de deixar uma sugestão - Li o livro '' O Milagre da Manhã - Hal Elrod , e se você já leu gostaria de ler um artigo de como você consegue acordar as 03/04h da manhã , tenho essa ambição e infelizmente tem sido fracassada , após um dia inteiro de estudos ,parece que o cansaço bate e não consigo acordar ,senão depois das 06h . Seria maravilhoso um artigo seu com suas experiências e métodos de como se manter firme e acordar na madrugada. Grande Abraço ,mestre.
    Carlos Augusto em 05/06/19 às 16:02
    • Grande Carlos, meu maior segredo contra o sono é o meu propósito. Ele é tão forte, mas tão forte que eu não consigo ficar na cama e às vezes não consigo dormir... kkkkk... sei que é meio louco falar desse jeito, mas é verdadeiramente assim... nunca estive tão entusiasmado com um projeto como agora estou com os Passos de Gigante. Não comecei acordando às 3h. Comecei às 6h no quartel e fui diminuindo de forma gradativa... a cada dois ou três anos, eu reduzia mais alguns minutos. Estamos falando de 22 anos de teste com o corpo e com a mente. Sempre gostei muito desse assunto e sempre me testei ao longo da trajetória de concursos. Basicamente é isso. Contra o sono, eu divulguei várias dicas no instagram @lacerdaf3 Estão na sessão destaque, na bolinha sono. Se não encontrar, me avisa pelo instagram. Abraço de Gigante
      Raphael Lacerda (BALBOA) em 05/06/19 às 16:50
  • Li esse PG e lembrei da minha época de campinho. Com 12 anos de idade a minha única preocupação era acordar e ir pra escola. Chegar, almoçar e ir direto pro chão de terra. Fiz isso tantas vezes que fiquei bom demais (sem nenhum grau de arrogância digo isso). Mas pratiquei tanto que, pra mim, a coisa mais fácil era driblar e fazer gol. Hoje a coisa mudou. Hoje estudar pra concurso toma conta da maior parte do meu tempo. Com isso, trago a mesma regra do futebol para esse estudo: treinar até ser fácil aprender. Valeu pelos ensinamentos, Raphael! ?
    Lucas em 05/06/19 às 15:54
    • Grande Lucas do instagraaaaaaaaaaaaaaam! Que legal! Eu queria saber jogar bola na vida real como eu sei no videogame! kkkkkk... já era... não tem jeito... pelo menos aprendi alguma coisa para ensinar aos meus filhos jogarem bola..., embora eu prefira que eles estudem muitooooooo! :) Pode contar comigo por mais 200 dias... pelo menos! :)
      Raphael Lacerda (BALBOA) em 05/06/19 às 16:46
  • Esse artigo é um tapa na cara, daqueles que ou você desperta ou você se arrebenta. Gratidão por sua dedicação em escrever "para mim". Que Deus abençoe você e esse dom que usa para o bem.
    Flávia Oldoni em 05/06/19 às 14:13
    • Oi Flavitcha! Boa tarde! Que legal seu feedback! Se identificou todinha, ... é ... às vezes acontece dessas coisas! Feliz e grato pelo seu comentário! Ótimos estudos! :)
      Raphael Lacerda (BALBOA) em 05/06/19 às 16:43