PASSOS DE GIGANTE 130/365
Decolaaaaaaaaaaaaa Águia! Ontem foi entregue o primeiro dos seis passos do Condicionamento Neuro Associativo. Lembre-se que tudo aquilo que você não tem é pelo que você não sabe, pois se soubesse já teria. Aproveita para decolar comigo e vamos absorver mais um dia de conteúdo top das galáxias!
Bora Boraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Decolar!
“Você já percebeu que, quando as pessoas ficam doentes e são muito paparicadas, algumas vezes não se curam tão depressa? Apesar de realmente desejarem se recuperar logo, o prazer de receber tanto amor e atenção e a permissão para relaxar pode inconscientemente adiar ou impedir a cura. Quando as pessoas obtêm um benefício secundário da própria dor ou emoção que estão tentando mudar, isto é chamado de ganho secundário. Essa necessidade de preservar o benefício secundário costuma ser um dos maiores obstáculos à mudança duradoura.
Que benefícios ocultos você pode obter de um comportamento que você sabe que deve mudar? Qual é a atração deles comparada à dor que você sabe que esse comportamento lhe causou, causa e poderá causar?” (ROBBINS, Anthony, pag. 151. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)
A ciência do Condicionamento Neuroassociativo é a RESPOSTA. Entenderam agora porque pegamos tão forte na seção de Perguntas? Sim? Não? Talvez? O fato é que você irá usar as SUAS melhores perguntas dos Passos de Gigante 91 ao 121.
“O início de um hábito é como um fio invisível, mas a cada vez que o repetimos o ato reforça o fio, acrescenta-lhe outro filamento, até que se torna um enorme cabo, e nos prende de forma irremediável, no pensamento e ação”.
ORISON SWETT MARDEN
Você acreditaria se eu dissesse que alguém que odiava estudar, detestava com todas as forças poderia mudar essa relação de ódio para amor?
Eu sempre dei muito problema para os meus pais na escola, para falar a verdade… as merdas começaram na quinta-série e continuaram até o ensino médio… sempre levei a escola nas coxas.
“Nas coxas = expressão idiomática brasileira. Quando se diz que alguma coisa foi feita nas coxas, isso significa que essa coisa foi feita apressadamente, sem capricho e mal feita”.
Perdi as contas de quantas vezes os meus pais foram chamados na escola… perdi as contas de quantas vezes fui chamado a atenção… PONTE QUE PARTIU! PONTE QUE PARTIU! PONTE QUE PARTIU! PQP 3X!
Hoje, ao olhar para trás eu tenho CLAREZA dos motivos! A Escola, o corpo docente, os meus pais, TODOS focaram no carvalho DOS PROBLEMAS!
CARACAAAAAAAAAAAAAA! FOCA NA SOLUÇÃO!
Em algum momento, será que pararam para refletir ou para pensar só alguns minutos na CAUSA! NA CAUSA CARACAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
Todo aquele sofrimento da infância e da adolescência poderia ter sido evitado! Apanhei muito, tomei muita, muita porrada, muita porrada, porrada para cacete!
Na escola eu era o menino que mais apanhava, saco de pancada da turma… contava para o meu pai e apanhava ainda mais dele…
QUE MERDA! QUE MERDA! QUE MERDA!
E assim eu continuava aloprando na Escola, pois TODO MUNDO FOCAVA NO PROBLEMA E NINGUÉM FOCAVA NA SOLUÇÃO!
Se liga que TUDO VAI SE ENCAIXAR AGORA! Fique bastante atento!
A solução era atenção… a solução era amor… a solução era carinho… era só que eu queria… só isso… difícil conter as lágrimas lembrando disso tudo… Flórida viu…
ZERO REMORSOS! ZERO MÁGOAS! Tudo o que aconteceu me fez chegar até aqui onde estou hoje e escrevendo esse texto para vocês.
O BENEFÍCIO TEMPORÁRIO (olha tudo se conectando agora) era ATENÇÃO! Quando eu era encaminhado para direção do colégio, eu me tornava o destaque da escola.
Criança faz criancice… menino faz meninice… a imaturidade não me fez enxergar que eu estava ali… bem na vitrine do colégio, mas como um destaque negativo.
Meu ganho secundário era atenção.
Abrindo meu coração para vocês, meu maior arrependimento desse período foram os socos e chutes que eu dava no meu irmão que eu tanto amo. Ele era bem menor do que eu… e em busca de atenção eu batia nele… em busca de descontar o que eu sofria na rua… eu batia nele. ME PERDOA MEU IRMÃO! Eu te amo muito! Muito!
E na sua vida de concurseiro, existe alguma dor ou emoção que você queira mudar? Existe algum ganho secundário por trás de um ato que vem prejudicando a sua vida, os seus estudos, os seus relacionamentos?
Lembre-se que sem identificar o problema, não há a menor possibilidade de encontrar a solução. Existe o problema? Qual a causa? Em que situações ele ocorre? Com que ele ocorre? Só contigo ou tem mais alguém envolvido?
Problema/Causa Identificados, FOCO NA SOLUÇÃO!
Um ato, um comportamento, uma atitude não vira hábito do nada! São necessários vários ingredientes para a formação do hábito.
Já falamos disso, mas não custa repetir…
A CHAVE MESTRA SÃO OS SEUS PENSAMENTOS!
Você só coloca um pensamento para fora se você quiser…
Você só reforça um pensamento negativo se você quiser…
Seus pensamentos criam seus sentimentos…
“Dependendo de como falarmos com nós mesmos, viveremos de uma maneira ou de outra, e o mundo que perceberemos será um ou outro.”
Óscar González
Entenda e aceita a verdade!
Quando eu falo que VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL PELA VIDA QUE VOCÊ TEM LEVADO! O ÚNICO E SEM CONVERSA MOLE, POIS NINGUÉM ALÉM DE VOCÊ CONTROLA OS SEUS PENSAMENTOS!
É tênue a linha que separa nossa capacidade de pensar e de sentir, e a emoção se encontra no meio do caminho entre eles.
Vejamos um exemplo:
Estou estudando raciocínio lógico. É uma disciplina que eu odeio, mas que cai na minha prova, então eu tenho que estudar essa bosta. O mais louco é que eu erro um caminhão de questões… erro tanto que desanima… só que quando acerto umazinha é tão legal. Já estou estudando há algum tempo, mas parece que nada entra na cabeça. Nessa saga de aprender exatas já tive dias horrorosos, outros péssimos e outros nem tanto assim.
A verdade é que, de forma objetiva, meu desempenho em raciocínio lógico está melhorando, mas na velocidade da tartaruga com câimbra. Sou capaz de fazer os exercícios mais fáceis, mas que, inicialmente, me pareciam impossíveis.
Ontem fui rodar novamente meu ciclo de estudos e era o dia de raciocínio lógico. Estou na merda… Sou um bosta… Foi um dias em que minha produtividade teve o rendimento mais baixo. Da bateria de 50 questões, fiz 20, errei 10, acertei 5 e nem tinha ideia de como começar as outras cinco. Não consegui fazer questões que até dias atrás eu realizava sem problemas. Será que estou ficando burro? Ou será que eu sou um burro mesmo?
Meu pensamento disse: “sou um desastre, isso não é para mim.”
Minha emoção me transmitiu: “estou com raiva de mim mesmo.”
Meu sentimento posterior ao longo do resto do dia foi: “me sinto triste e desanimado.”
Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii… deu ruim… Ih agora… quem eu devo ouvir?
Na historinha contada acima, pode ser que você tenha vivido isso ou algum parecido, ainda que em menor grau de impacto… ainda que em outra disciplina… o fato é que dependendo da SUA análise, isso determinará a SUA AUTO IMAGEM!
Entendam que essa imagem pode arruinar ou alavancar a sua motivação para continuar estudando uma disciplina extremamente desafiadora.
Se você pensa que um lixo, uma titica, por acaso significa que você é assim só porque não fez alguns exercíciosinhos? Significa que você é um desastre por uma disciplina isolada? Será que a sua mente já falou para os seus pensamentos que o aprendizado ocorre através da tentativa e do erro?
Será que a sua mente já deu uma careta e já fez um HAKUNA MATATA (Passos de Gigante 123) para esse pensamento tóxico?
Será que a sua mente já lembrou de Thomas Edison ou Michael Jordan? Eles assumidamente disseram que erraram milhares de vezes antes de lograr êxito nas conquistas deles.
Se a sua emoção é de raiva por errar uma questão ou não saber como resolver, significa que se você se irrita sozinho o que você pensa está certo? Ah! Fala sério! Vai dizer que esta emoção diz algo de coração verdadeiro sobre ti? Vai dizer sentir uma emoção confirma o que pensamos?
Se, afinal, você se sente triste: significa que isso realmente foi importante para você? Por acaso tudo o que você sente é certo? Este é o sentimento fruto do que você pensa?
OBS: Lembre-se que pensamentos geram sentimentos.
Olha a chave mestra aparecendo mais uma vez:
Nem tudo o que você pensa é certo. As emoções, em muitas situações, não confirmam o que pensamos. Não é por que sentimos algo que significa que seja verdade.
FOCO NA SOLUÇÃO! O que fazer para melhorar?
PRIMEIRO: LIGAR O ALERTA DE PENSAMENTOS!
Quando você se pegar dizendo “se me sinto assim, então com certeza… blá blá blá blá”, descubra o pensamento automático que acompanha a emoção que você sente e pergunte-se: o que diabos eu pensei para começar a me sentir assim? Tenho provas para crer que isso será assim para sempre?
HAHAHAAHA HAAAAAAAAAAAAAAKUNA HAKUNA HAKUNA MATATAAAAAAAAAAAAAAARGH! Não se preocupe… Vai dar tudo certo… Os meus problemas irão se resolver – hakuna matata… a solução vai aparecer… eu vou aprender… hakuna matata.
USE E ABUSE DOS QUESTIONAMENTOS! Questione-se e reflita! Faça um favor para você mesmo, não acredite em todas as histórias que você conta para você mesmo.
A MANEIRA COMO VOCÊ VÊ O PROBLEMA É O VERDADEIRO PROBLEMA!
Parte do texto encontrado no site a mente maravilhosa foi adaptada para elaboração dos Passos de Gigante de hoje. Fonte e link aqui.
DO QUE NOSSOS PENSAMENTOS SÃO CAPAZES! Uau! Surreal! Pode falar! É bizarro o que passa na nossa cabeça… se você não controlar pode chegar em padrões auto destrutivos.
Eu já alimentei a minha mente com tanta besteira que tentei suicídio e já contei essa história nos Passos de Gigante 43 e em detalhes no 70.
COMECE PELOS SEUS PENSAMENTOS! ASSUMA O CONTROLE DA SUA MENTE!
Seus pensamentos formam seus sentimentos.
Seus sentimentos formam suas ações, seus comportamentos e atitudes.
Essas ações, comportamentos e atitudes são responsáveis pelos seus resultados!
Se quiser assistir ao vídeo em que eu conto como aprendi a gostar de estudar, é só clicar aqui! Os Gigantes que acompanham os Passos desde o início certamente já viram.
BASTA DE PERDER PARA VOCÊ MESMO! A CABEÇA É SUA! A MENTE É SUA! OS PENSAMENTOS SÃO SEUS! VOCÊ TEM O CONTROLE!
SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADE! FAÇA A SUA PARTE!
Que dia é hoje? 28 de maio, então leia provérbios 28 e se não sabe do que estou falando, então leia as instruções nos Passos de Gigante 72.
AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!
Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!
QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)
NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI
QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM…
Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP
Facebook: LACERDAF3
Instagram: LACERDAF3
Twitter: @Lacerda300
Uma terça-feira com NOVOS PENSAMENTOS! Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!
Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)