Depois de comemorar a classificação no concurso, você sabe o que é preciso ser feito até assumir o cargo? Descubra quais são as etapas ao ser aprovado para cargo público.
Para muitas pessoas, a preparação para o concurso público leva meses e pode exigir a participação em várias provas até obter um resultado positivo.
Mas quais são os próximos passos para quem passou no concurso? A verdade é que nem todo mundo sabe o que fazer ao ser aprovado para um cargo público.
Se este for o seu caso, após comemorar a boa nota no exame, é hora de se preparar para as próximas etapas, que te levam a assumir o seu cargo. A boa notícia é que tudo é bem mais simples do que na fase de preparação.
O edital do concurso público é o tipo de documento que a maioria dos concurseiros leem antes da prova e se esquecem da “existência” dele logo depois de participar do exame.
Quem passou no concurso, pode aproveitar o momento para resgatar o edital e ler novamente, com ainda mais atenção.
Isso porque, normalmente, os editais apresentam informações sobre a data em que os aprovados serão nomeados aos seus cargos, além de dados sobre o que acontece a partir da liberação dos resultados.
Como os concursos podem ter suas datas previstas alteradas, vale ficar de olho no site da prefeitura ou do órgão para o qual você prestou concurso, para encontrar atualizações sobre a sua prova.
Quando uma pessoa é aprovada em um concurso público, existem alguns documentos que devem ser apresentados para que o cargo seja “liberado”.
A partir do momento em que a nomeação do concurso for publicada oficialmente, normalmente em jornais, o candidato tem 30 dias para tomar posse, portando os documentos listados no edital.
Por isso, para facilitar essa etapa, deixe os documentos separados ou ao menos identificados, para que você saiba onde encontrar cada documentação exigida.
Algumas prefeituras e órgãos estão modernizando seus processos ao realizar a coleta de assinatura pela internet. Procure saber como fazer uma assinatura digital para ganhar tempo e não perder prazos.
Lembre-se de tirar as certidões negativas (da Receita Federal ou da Justiça Eleitoral, por exemplo) com uma certa antecedência. Assim, caso você tenha alguma pendência, conseguirá resolver em tempo hábil.
De acordo com pesquisa realizada pela rede LinkedIn, com gestores de grandes empresas, um dos maiores erros cometidos por novos colaboradores é deixar de fazer perguntas e esclarecer expectativas.
Esse tipo de comportamento é algo comum entre os concursados, que entram em um cargo com a sensação de que precisam saber de todos os detalhes do trabalho.
Para evitar essa situação, é preciso preparar o seu psicológico. Enquanto você está na fase “passei no concurso, e agora?”, trabalhe o seu emocional para não se sobrecarregar.
Algo que você pode fazer é buscar mais informações sobre o dia a dia da sua área de trabalho. Ter embasamento faz com que você se sinta mais seguro, o que impacta diretamente na hora de assumir o seu cargo.
Depois de estudar muito, conquistar uma boa nota em provas de concurso público, ser aprovado e se preparar para entrar na vaga, é o momento de assumir o seu cargo!
Por conta da pandemia do coronavírus, muitas prefeituras e órgãos estão permitindo que profissionais realizem suas funções no esquema home office. Para algumas pessoas, o home office para concursados é uma tendência que tem tudo para crescer.
Hoje, já existem órgãos do governo que operam por meio do trabalho em casa, como o Supremo Tribunal Federal (STF), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Tribunal de Contas da União (TCU).
Independentemente de ser um cargo que permita trabalhar em casa ou exige o comparecimento em uma empresa, não deixe de comemorar a sua entrada oficial no mundo dos concursados. Certamente, um passo importante em sua trajetória profissional.
Muita gente tem a visão equivocada de que o profissional concursado não trabalha “de verdade”. Porém, a realidade é que, diariamente, você vai precisar lidar com vários desafios.
Ao trabalhar como concursado, não deixe de se esforçar em seu cargo e manter-se atualizado. A estabilidade de um concurso pode ser perdida diante de comportamentos irregulares.
Assim, com dedicação e foco, sua carreira como concursado tem tudo para ter muito sucesso!
O concurso do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (concurso TRE SP), que faz parte do…
O concurso do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE SC), que faz parte do TSE…
O concurso do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (concurso TRE RJ), que faz…
O concurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), teve as provas aplicadas 8 de dezembro, agora conta com…
Será disponibilizado no Diário Oficial da União (DOU), em edição extra, um edital específico para…
O concurso do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (concurso TRE MG) que faz parte…