Categorias: Concursos Públicos

Parecer técnico com recurso contra a questão 19 SEDUC CE Português

Olá, pessoal!

Venho aqui disponibilizar aos candidatos que se sentiram injustiçados pela banca UECE-CEV na questão 19 de Português, a qual transmite um erro claro e grave que vilipendia a norma gramatical brasileira.

Se você está lendo este artigo, mas não fez a prova e sabe de alguém que fez, junte-se aos mais de 20 candidatos que estão entrando na justiça contra o gabarito definitivo da banca, a qual ignorou os recursos, sem ao menos uma justificativa.

Parecer:

Profissional responsável pela elaboração do parecer: Professor Décio Terror Filho, formado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora-MG. Professor concursado na área federal, com especialização na didática, no ensino a distância e na produção de texto. Atua no ensino da Língua Portuguesa para concurso público desde 2000. Tem vários artigos publicados em revistas direcionadas para concurso público, portais de ensino, além de seus dois livros: Resoluções de Provas de Português – banca ESAF e Resoluções de Provas de Português + breve teoria – banca FCC, ambos lançados pela Editora Ímpetus.

 

Assunto: Anulação da questão 19 (de língua portuguesa) da prova do concurso para professor da SEDUC – Secretaria de Educação do estado do Ceará, certame 2018.

 

  1. Considerando a justificativa para a acentuação da palavra “pôde” em “… mas que nunca pôde ser totalmente esquecida” (linhas 26-27), assinale a opção em que a acentuação do termo destacado é justificada pelo mesmo motivo.

A) “Dali pra frente não mais para onde andar.” (linhas 20-21)
B) “Isso se manifestava em três comportamentos…” (linhas 42-43)
C) “…a evidência viva, encarnada.” (linhas 76-77)
D) “…estão lutando por um lugar e sabem muito bem o porquê.” (linhas 68-69)

Justificativa: A comissão que elaborou esta questão confundiu o princípio de contraste da acentuação com a regra de acentuação diferencial, a qual é uma das regras especiais. Sinceramente, este é um grotesco erro gramatical da banca.

A palavra “pôde” recebe acento pela regra especial de acento diferencial, para destacar o pretérito perfeito do indicativo em relação ao presente do indicativo “pode”. Assim, a questão pede a mesma regra: regra especial de acento diferencial.

São quatro tipos desta regra:

a) O vocábulo “pôde” não teria acento, por ser paroxítona terminada em “e”, como em “classe”. Mas o pretérito perfeito do indicativo “pôde” recebe acento para marcar o timbre fechado em relação ao presente do indicativo “pode”.

b) Os vocábulos “têm” e “vêm” não teriam acento, por serem monossílabos tônicos terminados em “em”, como “bem”. Mas o acento em “têm” e “vêm” só ocorre para diferenciar este plural do singular “tem”, “vem”.

c) O verbo “pôr” não teria acento, por ser um monossílabo tônico terminado em “r”, como “mar”. Só há acento pela regra especial para diferenciá-lo da preposição “por”.

d) O substantivo “fôrma” não teria acento. Só é permitido o acento diferencial e é facultativo para marcar o timbre fechado, em contraste com o timbre aberto “forma”.

Assim, para haver a mesma regra, deveria haver uma das palavras acima nas alternativas, mas isso não ocorreu por erro da banca.

A alternativa (A) não apresenta a mesma regra, pois o verbo “há” é acentuado conforme a regra geral dos monossílabos tônicos terminados em “a”.

A alternativa (B) não apresenta a mesma regra, pois o numeral “três” é acentuado conforme a regra geral dos monossílabos tônicos terminados em “e”, seguidos de “s”.

A alternativa (C) não apresenta a mesma regra, pois o substantivo “evidência” é acentuado conforme a regra geral das paroxítonas terminadas em ditongo oral.

A alternativa (D) foi dada como a correta, mas de maneira alguma pode ser considerada uma regra especial diferencial. A palavra “porquê” foi substantivada pelo artigo “o”. Assim, há o substantivo “porquê”, que é uma palavra oxítona terminada em “e”, como “café”, “bebê”, “candomblé”. Veja: não é o acento simplesmente que o diferencia. Há um artigo que força que tal palavra seja entendida como tônica e por isso há uma regra geral de acentuação.

Note que a conjunção “porque” não tem acento por ser uma palavra átona.

O mesmo princípio ocorre com a conjunção “mas”, que é átona. Porém, quando ocorre o adjetivo “más”, que é uma palavra tônica, passa a ter acento por ser monossílabo tônico terminado em “a”, seguido de “s”. Isso não quer dizer que haja um acento diferencial entre “más”, “mas”. Concorda?

Com base nisso, peço anulação da questão, pois não há alternativa que apresente a regra especial de acento diferencial.

O que houve apenas foi a percepção de que as regras de acentuação gráfica ocorrem por contraste.

As palavras do gramático Domingos Paschoal Cegalla (página 39) reforçam aqui que a conjunção “porque” é átona :

Fonte: CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa ─48. ed. rev.─ São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

 

Por tudo isso, meus amigos, peço a gentileza de entrar com recurso na esfera judicial, pois houve grosseiro erro da banca e os demais candidatos não podem ser penalizados por uma inobservância técnica da banca.

Autorizo desde já a utilização de meu nome como profissional responsável pelo parecer!

Grande abraço a todos!

Décio Terror

Décio Terror Filho

Ver comentários

  • Professor, essa foi a única questão de Língua Portuguesa que errei na prova. Eu escolhi uma alternativa ao acaso para marcar, pois não havia encontrado uma resposta. O seu parecer confirma o que analisei.
    Pela graça de Deus eu não fui prejudicada por esse erro a ponto de não ser classificada para a segunda fase. Mas algo precisa ser feito.
    Obrigada pelos esclarecimentos!

  • Vou para justiça, pois faltou justamente uma questão de português para eu ir a segunda fase... Posso procurar um advogado isando essa justificativa?

    Gilmar de Sousa Dias

  • Bom dia professor!

    Não fiz esta prova, mas o seu artigo me chamou a atenção pois existem inúmeras questões que, após recursos negados, nunca sabemos qual foi o real entendimento da banca. Ao meu ver, todas as questões que recebem recursos deveriam ser justificadas, mesmo com o gabarito mantido. Parabéns pela iniciativa e persistência em "correr atrás" dos direitos de quem se sentiu injustiçado neste caso.

    Aproveitando a sua explicação, aproveito para tirar uma dúvida que me surgiu. Na alternativa C, a palavra evidência não seria acentuada por ser uma proparoxítona acidental?

    Obrigado!

  • Olá! Alguém sabe como é o procedimento p entrar na justiça? Tbm entrei com recurso nesta questão e não consegui ir p segunda fase.

  • Oi boa noite! Eu fui uns dos candidatos prejudicado nessa prova, pois faltou apenas 1 questão para mim passar para a segunda fase

  • Boa noite a todos, fui prejudicado, e perdi toda a minha concentração na parte de português, senti que esta questão apresentava um erro, assim como também em outra questão, a questão do que, pode ter duas alternativas corretas, não fui pra segunda fase por causa desta questão também, como devo proceder, Crato ce. obg professor.

  • Um conselho: Estudem mais para o próximo concuro. Eram oito questões de português e precisaria acertar apenas 3. Estudem mais para o próximo concurso, deixa a galera que estudou em paz.

  • Duas questões de Lingua portuguesa das disciplinas básicas foram passíveis de recurso, a 19 e 21. A banca simplesmente não deu nenhuma justificativa para as pessoas que entraram com recurso. Gostaria que o professor analisasse essa questão também, pois tem duas alternativas corretas. Como já mencionado por um dos comentários acima. Acho mais do que justo a banca dá uma explicação aos candidatos que ainda hoje se sentem indignados com essa atitude.

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