PARÂMETROS INEGOCIÁVEIS PARA O ESTUDO
Para dar mais um grau no seu crescimento, quero tratar hoje de PARÂMETROS INEGOCIÁVEIS.
Um parâmetro é simplesmente um limite mínimo estabelecido, abaixo do qual você não pode ficar. Um parâmetro é diferente de um objetivo. Os objetivos nos impelem para frente, enquanto os parâmetros nos ajudam a manter o que já foi conquistado. Você precisa de ambos. Você pode estabelecer parâmetros para qualquer coisa importante. E aqui está um segredo: você pode usar parâmetros não só para evitar ou reverter deslizes, mas também para realizar melhorias ao longo do tempo.
É um truque mental muito simples que você pode empregar para impulsionar o seu crescimento.
Vamos lá?
Eu costumo dizer que a aprovação no concurso depende de um tripé:
- Tempo
- Material Didático
- Estudar de forma consistente
Vamos falar da variável nº 1. Tempo:
O tempo é um recurso que a natureza nos deu como meio para o nosso crescimento. (Embora a maioria das pessoas fique estagnada). Agora imagine o tempo como uma moeda, porém uma moeda muito perecível, que tem prazo de validade. Quer você a utilize ou não, ela vai perecer. Mas aqui está o segredo. Você pode transformá-la em ouro, como um alquimista. A única maneira de conseguir tal feito é aplicá-la naquilo para a qual ela se destina, o seu crescimento.
Para aprovação no concurso, a variável tempo é muito importante, pois existe uma lei, a lei da causa-efeito, que significa que, para obtermos conhecimento ou nos tornarmos hábeis em qualquer coisa, é necessário fazer algo pelo período necessário para alcançar o resultado pretendido. Se queremos conhecimento, temos que estudar, analisar, ler, pensar, pesquisar, observar, escrever, etc.
Por isso temos que cuidar do nosso tempo com a perícia de um profissional.
Aqui vão algumas ideias que você pode aplicar ou adaptar a sua realidade para não perder o controle de seu tempo.
– Ter uma única agenda.
– Ter um calendário de obrigações. Por exemplo, data xx/xx/xx – reunião de pais na escola; dia xx – pagar cartão de crédito; data xx/xx – aniversário de fulano; data xx/xx/xx consulta , data xx/xx/xx – entregar o imposto de renda.
– Evitar o déficit da iniciação: Não fique esquentando os motores para começar a estudar. Conte 3, 2, 1 e JÁ!
– Marcar um horário para começar a estudar.
– Evitar qualquer tarefa paralela ao estudo (multitarefa)
– Planejar.
– Agende as contas no débito automático, quando possível.
– Delegue, delegue, confie.
– Cortar todos os fatores que lhe distraem dos estudos.
Você pode também adotar medidas de ordem doméstica, como:
– Organizar o cardápio da semana. Privilegiar refeições simples.
– Temperar as carnes em grandes porções, dividi-las em porções menores e congelar.
– Contratar uma faxineira para lavar banheiros, passar roupa, cozinhar bastante comida (pelo menos, 2 tipos de carne e uma sobremesa) e para fazer todo o trabalho pesado da casa.
Lembre-se: No período do estudo, trabalho doméstico, podendo, a gente evita!
Agora estabeleça seus próprios parâmetros inegociáveis quanto ao tempo. Para ilustrar, compartilho com você alguns de meus parâmetros inegociáveis nesse quesito:
O mais tarde que posso acordar de 2ª a 6ª feira é: às 6:30.
Não chegar no trabalho mais tarde que 9:00.
Não dormir mais tarde que meia-noite.
Nunca deixar de separar, antes de dormir, a roupa para o dia seguinte.
Antes de sair de casa, nunca deixar de verificar estes itens: carteira, celular, chaves, notebook, calendário de obrigações.
Agora vamos ao segundo ponto do tripé:
- Material Didático.
Penso que esse é o item mais tranquilo, pois o material do Estratégia é de excelente qualidade. Além disso, os professores apresentam resumos, esquemas, mapas mentais, o que ajuda bastante na memorização.
Sugiro que você compare o material com o edital do concurso para o qual está estudando, a fim de não perder tempo com assuntos que não caiam em sua prova. Algumas vezes, o material do Estratégia pode ir além do edital.
Você pode estabelecer os seguintes parâmetros inegociáveis neste quesito:
– Nunca deixar de imprimir/baixar o material da semana e de organizá-lo aos domingos.
– Nunca deixar de comparar o edital com o material.
E, por fim, chegamos ao quesito mais importante:
- Estudar de forma consistente
Nós temos uma ferramenta excepcional, que é nosso cérebro. Ele é capaz de processar informações a uma velocidade de mais de 480 quilômetros por hora, com os neurônios se comunicando entre si centenas de vezes por segundo.
Mas o desempenho de uma máquina extraordinária depende também do piloto, não é verdade? E o cérebro tem um piloto interno, que é o córtex pré-frontal, mais conhecido como executivo central, e tem outro piloto externo, que ninguém sabe onde se localiza, e que pode ser chamado de força de vontade, espírito, “eu”, Deus, mente…
Agora tem uma coisa engraçada. O cérebro não gosta de ser dirigido de jeito nenhum. Recentes pesquisas da neurociência concluíram que o modo padrão de funcionamento do cérebro é o modo devaneio. Esse é o modo de o cérebro descansar quando não está entregue a nenhuma tarefa objetiva. Ele exerce uma atração tão forte sobre a consciência, exigindo de nós uma grande determinação para evitar que ele tome conta de nossa mente, especialmente quando não encontramos prazer na tarefa que realizamos.
Manter o executivo central no comando do cérebro é o principal segredo das pessoas que conseguem estudar consistentemente e que “papam” os concursos.
Esta é uma das chaves fundamentais.
E como se consegue manter o executivo central no comando?
Medicamentos
Cientistas do mundo inteiro estão procurando uma resposta e já identificaram várias drogas que atuam nesse sentido, como venvanse ( lisdexanfetamina) , ritalina, entre outras substâncias. (Todos esses remédios são controlados). Porém, o problema é que, tão logo se abandone seu uso, a pessoa volta a ser o mesmo distraído de sempre.
Prazer, propósito, sentido
A técnica natural que tem se mostrado mais eficiente é encontrar prazer, propósito ou sentido na tarefa que se realiza.
Se não encontrar qualquer dessas coisas, aí vai ser mesmo na base do esforço cru, ou seja, persistir, persistir, com tempo definido.
Eu costumo recomendar aos meus alunos 50 minutos de estudo ininterrupto.
Meditação
Outra técnica que passou a ser adotada mais recentemente e que está causando um grande rebuliço é a meditação. O principal defensor dessa técnica é Daniel Goleman. Ele publicou recentemente um excelente livro sobre o assunto, “A ciência da meditação”.
Você pode incluir na sua rotina alguns minutos de meditação. Existem muitas no youtube. Gostei muito das meditações do livro Mindfulness. Estão disponíveis no youtube.
Para a prática do estudo, você pode adotar os seguintes parâmetros inegociáveis:
Não interromper antes de meia hora de estudo.
Estudar, no mínimo, 4,5 h líquidas por dia de 2ª a 6ª feira.
Ler, no mínimo, 200 páginas por semana.
Responder, no mínimo, 200 questões por semana.
Aproveitamento de 80% nas questões, no mínimo.
Fazer, no mínimo, 30 minutos de revisão/dia.
O que fazer se não conseguir obedecer ao parâmetro?
Ninguém é perfeito, todos nós cometemos alguns deslizes. Quando isso acontecer, aumente a pressão de um modo positivo.
Quando você escapar ao parâmetro, estabeleça a meta de voltar a ele, com um incremento. Suponha que não tenha conseguido atingir o parâmetro de 80% de aproveitamento nas questões. Para corrigir, disponha-se a voltar aos 80% e mais um pouco – digamos, 81%.
Note que meu procedimento de correção de parâmetros para aproveitamento aumentou a pressão de 80 para 81, não para 85 ou 90. Aumentar muito o nível é apenas punição: é uma expectativa irrealista fazer todo esse progresso em um único passo gigante. Aumentar a pressão apenas um pouco lhe permite recuperar o ímpeto sem ficar propenso a falhar. Quando você corrige seus parâmetros visando um ponto um pouco mais elevado do que antes, você pode se colocar no caminho do aperfeiçoamento constante.
Vamos colocar em prática?
O convite está feito. Agora o trabalho é com você.
Tenha uma semana linda.
Beijos
Rai