Fiscal - Federal (RFB e AFT)

Papéis e habilidades do administrador: resumo para a RFB

Olá, pessoal, tudo bem? Neste resumo apresentaremos os principais tópicos acerca dos PAPÉIS E HABILIDADES DOS ADMINISTRADORES, com foco no concurso da Receita Federal do Brasil (RFB).

Papéis e habilidades do administrador: resumo para a RFB

Inicialmente, devemos lembrar que o edital do novo concurso da Receita Federal já foi publicado.

Além disso, a banca examinadora contratada para conduzir o certame foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e, no total, foram disponibilizadas 230 vagas para o cargo de Auditor-Fiscal e 469 vagas para o cargo de Analista-Tributário.

Ademais, acerca do tema deste artigo (papéis e habilidades dos administradores), ressalta-se que o edital do certame indicou expressamente esse tema no conteúdo programático aplicável a ambos os cargos.

Assim, este artigo atende perfeitamente aos concursos que pretendem concorrer para o cargo de Auditor-Fiscal e para os que pretendem pleitear uma vaga de Analista-Tributário.

Bons estudos!

Papéis e habilidades dos administradores para a RFB: os papéis conforme Mintzberg

Conforme Henry Mintzberg, existem dez papéis específicos dos administradores públicos.

Em outras palavras, esses papéis consistem em funções (ou atividades) desempenhadas pelos administradores, no exercício de suas missões institucionais.

Nesse sentido, o supracitado autor classificou os papéis dos administradores em três categorias, a saber: interpessoais, informacionais e decisórios.

PAPÉIS INTERPESSOAIS

Os papéis interpessoais dos administradores relacionam-se com a capacidade do profissional da administração em se relacionar com outros membros da organização.

Dessa forma, por meio dos papéis interpessoais o administrador estabelece relações pessoais com os superiores, com os subordinados e com os clientes do negócio.

Sobre isso, no contexto dos papéis e habilidades dos administradores para o concurso da RFB, é muito importante que o candidato conheça os papéis interpessoais:

  • Símbolo (representação): por meio deste papel, representa-se a característica do administrador de atuar como representante da organização. Nesse sentido, o administrador participa de atividades (como eventos e cerimônias) com a função de representar a organização da qual participa. Ou seja, o administrador desempenha um papel de símbolo da entidade.
  • Liderança: o administrado atua como um líder, influenciando sua equipe e orientando acerca dos rumos a serem tomados. Nesse contexto, o administrador líder direciona os subordinados para a adequada realização das atividades a fim de que os objetivos da entidade sejam alcançados.
  • Elemento de ligação: nesse papel interpessoal, por sua vez, o administrador atua como elo entre as diversas faces da organização (internas e externas). Em outras palavras, o administrador estabelece uma rede de contatos que possibilita a troca de informações tanto com chefes e subordinados quanto com os clientes do negócio. Dessa forma, o administrador realiza a integração entre os atores importantes à organização.

PAPÉIS INFORMACIONAIS

Por outro lado, os papéis informacionais do administrador referem-se à produção, à coleta e à disseminação de informações em âmbito interno e externo à organização.

Assim, também existe extrema importância, no estudo dos papéis e habilidades dos administradores para a RFB, em detalhar os papéis informacionais, conforme segue:

  • Monitor: em atenção ao papel informacional de monitor, o administrador realiza a coleta e a análise de informações, a fim de identificar aquelas que sejam úteis à organização. Nesse sentido, vale lembrar que por meio do papel interpessoal de elemento de ligação aprendemos que o administrador cria uma rede de contatos (interna e externamente à organização). Pois bem, por meio do papel de monitor o administrador faz uso dessa rede de contatos para obter e processar as informações importantes. Além disso, o administrador também pode utilizar outras fontes para obtenção de informações (fontes comuns como jornais, revistas, sites de internet).
  • Disseminador: por sua vez, consiste no papel informacional do administrador que compartilha informações internamente à organização. Ou seja, por meio do papel disseminador o administrador distribui as informações coletadas (por meio do papel de monitor) com superiores e subordinados. Assim, devemos perceber que o papel de disseminador se refere exclusivamente ao ambiente interno da organização.
  • Porta-voz: por outro lado, refere-se ao papel do administrador de disseminar as informações referentes à organização em âmbito externo a ela. Portanto, diferentemente do papel disseminador, no papel de porta-voz o administrador volta-se exclusivamente para o ambiente externo da organização. Nesse sentido, pode-se citar a realização de uma entrevista na rádio ou na televisão com o objetivo de fornecer informações sobre a organização para o público geral.

PAPÉIS DECISÓRIOS

Por fim, ao estudar os papéis e as habilidades dos administradores para o concurso da RFB, devemos conceituar também os seguintes papéis decisórios:

  • Empreendedor: consiste na capacidade do administrador de identificar oportunidades de crescimento e novas ideias que possam implicar no sucesso da organização. Dessa forma, em muitas situações, o exercício do papel empreendedor representa admitir riscos em prol de um sucesso futuro. Assim, o administrador empreendedor busca realizar mudanças na organização a fim de implementar as suas ideias para aproveitar oportunidades.
  • Solucionador de conflitos: por sua vez, refere-se ao papel do administrador que, obviamente, busca a solução de conflitos existentes no ambiente organizacional. Nesse sentido, vale ressaltar que a organização pode apresentar conflitos internos (entre integrantes do corpo funcional) ou externos (com competidores). Dessa forma, tais conflitos são possíveis elementos de instabilidade da organização e possíveis riscos aos objetivos organizacionais. Portanto, solucionar conflitos implica na tomada de decisão, pelo administrador, apta a resolver o problema.
  • Alocador de recursos: este papel decisório refere-se às decisões tomadas pelo administrador quanto ao emprego dos recursos disponíveis. Sobre isso, ressalta-se que, em regra, os recursos das organizações são limitados. Portanto, a tarefa de administrar envolve o constante trade-offentre recursos disponíveis e necessidade de alocação. Assim, o administrador precisa fazer uso das informações disponíveis para que possa decidir o melhor momento e local para alocar os recursos a fim de garantir os melhores resultados possíveis.
  • Negociador: por fim, consiste no papel decisório do administrador que representa os interesses da organização no curso de um processo de negociação. Por exemplo, pode ser necessário negociar com empregados que desejam mobilizar um movimento grevista. Por outro lado, pode ser necessário negociar com a alta cúpula da organização a fim de garantir melhores condições de trabalho ou benefícios aos empregados.

Papéis e habilidades dos administradores para a RFB: as habilidades de Katz

Pessoal, agora que estudamos acerca dos papéis dos administradores, faz-se necessário conhecer também as suas habilidades, a fim de “detonar” na prova da RFB.

Nesse sentido, para Robert Katz, existem três tipos de habilidades necessárias aos administradores para que eles possam exercer os seus papéis, a saber: técnicas, humanas e conceituais.

Todavia, antes de iniciarmos um resumo acerca dessas habilidades, comentaremos brevemente acerca do conceito de habilidades (na disciplina de administração).

Conforme a doutrina administrativa, as habilidades representam a capacidade do administrador em converter teoria em prática. Ou seja, por meio das habilidades faz-se possível transformar o conhecimento adquirido pelo administrador em ação, a fim de alcançar algum objetivo.

Assim, consistem em habilidades dos administradores:

HABILIDADES TÉCNICAS

Consistem na utilização de conhecimentos especializados (técnicos) para o exercício das atividades do administrador.

Em síntese, as habilidades técnicas relacionam-se com o administrador que “põe a mão na massa”. Ou seja, aquele que realmente “faz acontecer”.

Por exemplo, o supervisor que necessita elaborar um relatório de atividades para apresentar os resultados do seu setor ao gerente responsável.

Nesse sentido, percebe-se que as habilidades técnicas se relacionam em grande medida com os administradores que atuam no nível operacional.

Portanto, no nível operacional da organização, predominam as habilidades técnicas dos administradores.

HABILIDADES HUMANAS

Por outro lado, as habilidades humanas referem-se à capacidade do administrador de se interrelacionar com os demais atores de interesse para a organização.

Nesse sentido, pode-se dizer que as habilidades humanas consistem na capacidade de comunicação e relacionamento do administrador.

Dessa forma, tais habilidades refletem grandemente na capacidade do administrador de atuar como líder, motivando e coordenando a sua equipe.

Por isso, essas habilidades humanas, apesar de necessárias em todos os níveis da organização (estratégico, tático e operacional), possuem maior importância aos administradores que atuam no nível tático.

Nesse sentido, imagine um gerente (administrador no nível estratégico) que não consegue comunicar aos chefes de setor (administradores no nível operacional) as metas a serem cumpridas.

Da mesma forma, por exemplo, imagine um gerente que possui péssimo relacionamento com todos os subordinados. Nesse caso, espera-se um péssimo ambiente de trabalho em que não existe motivação e nem liderança e com baixa perspectiva de sucesso.

HABILIDADES CONCEITUAIS

Quanto às habilidades conceituais, por sua vez, refere-se à capacidade do administrador de observar a organização de forma sistêmica.

Pode-se dizer que essas são as habilidades mais abstratas e difíceis de serem manifestadas pelo administrador.

Nesse sentido, essas habilidades relacionam-se com a capacidade do administrador de perceber a organização como um todo, identificando oportunidades e ameaças e planejando os seus rumos.

Portanto, as habilidades conceituais relacionam-se intimamente com o nível estratégico do planejamento organizacional.

Conclusão

Pessoal, finalizamos por aqui o nosso resumo de hoje sobre os papéis e as habilidades dos administradores para o concurso da Receita Federal do Brasil (RFB).

Espero que tenham gostado deste conteúdo e que ele possa ser útil para a sua preparação.

Por oportuno, vale ressaltar que este artigo objetiva apresentar os principais conceitos acerca dos papéis e habilidades dos administradores mediante uma abordagem sucinta.

Assim, para um estudo completo sobre o tema (essencial para a aprovação no concurso da RFB), recomenda-se o estudo da aula completa no curso específico do Estratégia Concursos para a Receita Federal.

Nos encontramos no próximo artigo.

Grande abraço.

Rafael Chaves

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Rafael Chaves

Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Especialista em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico pela Faculdade Estácio. Atualmente exerce o cargo de Auditor de Controle Externo do TCE/AM. Aprovado e nomeado nos seguintes concursos: ARSETE/PMT (1º lugar - Analista de Regulação - Eng. Civil), Prefeitura de Campinas/SP (Eng. Civil) , CODEVASF (Analista de Desenvolvimento Regional - Eng. Civil), TCE/AM (2º lugar - Auditor de Controle Externo - Obras Públicas / 14º lugar - Auditor de Controle Externo - Auditoria Governamental), TCE/TO (2º lugar - Auditor de Controle Externo - Eng. Civil), TCE GO (Analista de Controle Externo - Controle Externo).

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