Executivo (Administrativa)

Papéis e habilidades do administrador – Guia Definitivo

Olá, estrategistas! Tudo bem? Seguindo com os nossos Guias Definitivos de Administração Geral e Pública, neste resumo trataremos sobre os papéis e habilidades do administrador.

As organizações operam em diversos contextos, o que requer flexibilidade e adaptabilidade para que se mantenham no mercado. Nesse sentido, os administradores desempenham papel fundamental, com a missão de conduzirem as organizações diante das inúmeras variáveis e contingências que se apresentem no cotidiano.

Nesse contexto, é necessário ao gestor conhecer o ambiente e as contingências que o envolvem. Além disso, deve também ter profunda clareza da missão e da visão da organização, bem como de seus objetivos. No entanto, nada disso será suficiente se o gestor não for capaz de exercer os papéis e habilidades do administrador necessários a cada realidade organizacional.

Os papéis e habilidades do administrador são vitais para que o gestor esteja apto a conduzir a organização ao longo de sua trajetória. Assim, diante dos diferentes contextos, oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que surjam no contexto organizacional, o gestor terá condições de tomar as decisões corretas a cada situação e direcionar melhor os fluxos de trabalho da organização.

Diante disso, é necessário ter sempre a clareza de que cada organização, de acordo com seu modelo de negócio e setor de operação, irá requerer diferentes habilidades a serem cumpridas pelo administrador. Além disso, o gestor deverá desempenhar diferentes papéis em sua rotina profissional.

Passaremos, agora, ao estudo dos papéis e habilidades do administrador.

Habilidades do administrador

O autor e professor Robert Katz, por meio de seus estudos, identificou algumas habilidades que os administradores deveriam possuir. Conforme Chiavenato, “habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado”.

 Estas habilidades seguem descritas abaixo:

  • Conceituais – Consistem na capacidade de lidar com ideias. Estão relacionadas a pensar, raciocinar, diagnosticar situações e formular alternativas de solução para os problemas. Além disso, concedem uma visão holística da organização ao gestor. São mais estratégicas e mais requisitadas em alta direção.
  • Humanas – Referem-se à capacidade para trabalhar em equipe e estão relacionadas à interação com pessoas, à capacidade de comunicar, motivar e coordenar, ou seja, saber trabalhar com pessoas e por meio delas. Mais requisitadas no nível gerencial/tático.
  • Técnicas – Consistem em usar conhecimentos, métodos e equipamentos para a realização de tarefas, ou seja, o uso de conhecimento especializado e a execução de técnicas. Altamente requisitadas no nível operacional.
Habilidades do administrador (Alvarenga, 2021)

Cada habilidade é exigida em todos os níveis organizacionais. O que muda é o grau de exigência de cada uma, que varia conforme cada nível da organização. Nos níveis mais altos da organização, aumenta-se a necessidade de habilidades conceituais. Já nos níveis inferiores, pela natureza de lidar com as atividades mais rotineiras da organização, as habilidades técnicas são as mais exigidas.

Perceba esta questão da UFF sobre habilidades do administrador:

“Competência gerencial envolve habilidades, e uma destas, segundo Robert Katz, é responsável pela capacidade de se visualizar a organização interna e externamente, compreendendo relações entre as unidades e entre as organizações e seu ambiente. Trata-se da chamada habilidade:

  1. cognitiva.
  2. participativa.
  3. técnica.
  4. humana.
  5. conceitual.”

Conforme visto, as habilidades conceituais são as que concedem a capacidade de se visualizar a organização interna e externamente. O gabarito é a letra D.

Categorias dos papéis dos administradores

Caminhando no nosso resumo de papéis e habilidades dos administradores, falaremos sobre os papéis dos administradores. Henry Mintzberg é o responsável por tal conceituação. O autor identificou dez papéis exercidos pelos administradores nas organizações, categorizando-os em três categorias.

Neste tópico falaremos sobre as categorias propostas por Mintzberg, enquanto, no tópico seguinte, falaremos sobre os dez tipos de papéis.

As categorias propostas pelo autor são as seguintes:

  • Papéis interpessoais – representam as relações do gerente com outras pessoas, e, também, representando a organização. São papéis em que o administrador está em interação com terceiros. Utilizam predominantemente as habilidades humanas.
  • Papéis informacionais – representam as necessidades de o gestor tratar, processar e disseminar corretamente as informações que a ele chegam. Requisitam alta habilidade de comunicação do administrador.
  • Papéis decisórios – são papéis em que o gestor deve fazer escolhas ou opções, buscando analisar as situações e tomar as melhores decisões para a organização. Utilizam as habilidades conceituais e humanas.

Veja esta questão da Consulplan (2014) sobre os papéis organizacionais:

“Segundo Chiavenato (2003), podem ser identificados dez papéis específicos do administrador, divididos em categorias. Os papéis que envolvem eventos em que o administrador deve fazer uma escolha, requerendo tanto habilidades humanas quanto conceituais, denominam-se

  1. decisórios.
  2. individuais.
  3. interpessoais.
  4. informacionais.”

Perceba que foi falado em um papel em que o administrador deve fazer uma escolha. O enunciado nos informa, ainda, que são requeridas as habilidades humanas e conceituais. Tudo isso só pode nos levar aos papéis decisórios, sendo o gabarito letra A.

Sigamos com o estudo sobre os papéis e habilidades do administrador.

Os dez papéis dos administradores

Conforme visto no tópico anterior, Henry Mintzberg definiu dez papéis do administrador, divididos em três categorias. Como já falamos sobre as categorias, passaremos ao estudo dos dez papéis do administrador.

Na categoria de papéis interpessoais temos os seguintes:

  • Representação (ou símbolo) – trata-se de papel em que o administrador representa oficialmente a organização, em cerimônias ou até mesmo sendo o representante legal.
  • Liderança – neste papel, o gestor assume a função de líder, conduzindo os subordinados e dirigindo-os.
  • Sujeito de Ligação – trata-se de papel em que o administrador estabelece e conserva redes de comunicação internas e externas à organização.

Seguindo, na categoria de papéis informacionais, temos o que se segue:

  • Monitor – papel em que o administrador se encarrega de monitorar informações e manter contatos pessoais.
  • Disseminador – papel que o administrador assume a responsabilidade de disseminar informações. Há divergência na doutrina se este papel se aplica apenas de forma interna, ou também de externamente à organização. Busque identificar na questão o que está sendo pedido.
  • Porta-voz – transmissão de informações para o público externo à organização.

Por fim, temos, na categoria dos papéis decisórios, os seguintes papéis:

  • Empreendedor – significa a iniciação de projetos e novas ideias, além da identificação de oportunidades.
  • Negociador – trata-se da atividade de representar os interesses da organização em diversas frentes de negociação.
  • Alocador de recursos – como os recursos da organização são sempre limitados frente a inúmeras demandas, cabe aos administradores promover a correta alocação deles, estabelecendo prioridades e buscando a eficiência.
  • Solucionador de conflitos – diante dos distúrbios que surgem no âmbito organizacional, os administradores devem empregar suas habilidades para solucionar os conflitos surgidos, buscando corrigir as crises e disputas na equipe.

Conclusão

Chegamos ao fim do nosso resumo sobre papéis e habilidades do administrador. Este assunto costuma aparecer em provas que cobrem Teoria Geral da Administração, além de ser de vital importância para servidores que exerçam cargos de chefia e gestão.

Utilize este artigo para reforçar os conceitos teóricos e revisar os estudos. Vale sempre lembrar que este resumo não substitui as aulas teóricas em PDF e a resolução de muitas questões sobre o tema em nosso Sistema de Questões.

Abraços e bons estudos!

Paulo Alvarenga

Referências

Chiavenato, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações / Idalberto Chiavenato – 7. ed. rev. e atual. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2003

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