Desde 16 de maio de 2013, em razão da Resolução n. 175, de 14 de maio de 2013, aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os cartórios de todo o país foram impedidos de recusar a celebração de casamentos civis de casais do mesmo sexo ou de converter sua união estável em casamento
Isso porque, não havia, até a época, uniformidade de entendimento quanto à possibilidade de casamento entre pessoas do mesmo sexo e da conversão da união estável entre casais homoafetivos em casamento. Alguns estados a reconheciam, outros não, causando disparidade no tratamento dado aos indivíduos em situação semelhante.
Após a Resolução, caso algum cartório não cumpra sua determinação, o casal poderá requerer ao juiz corregedor da comarca o cumprimento da medida. Além disso, poderá ser aberto processo administrativo contra o oficial que se negou a celebrar ou reverter a união estável em casamento.
Para entender mais e melhor como se dá esta questão na prática e no dia a dia no âmbito dos Registros Públicos, não perca o evento deste domingo, 28 de junho, que será transmitido a partir das 19 horas, diretamente do canal do Estratégia Carreira Jurídica no Youtube.
Sistema de Questões
Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!
ASSINE AGORA – Sistema de Questões
Fique por dentro dos concursos vigentes:
Banca do próximo concurso Sefaz PA já está em contratação Conforme já havíamos adiantado de…
Mais um edital publicado na área de educação! Desta vez, é para a Secretaria de…
O concurso Seduc MT (Secretaria de Educação de Mato Grosso) teve seu edital publicado nesta…
O concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região oferece 14 vagas imediatas mais formação de…
Conforme antecipado há algumas semanas, com EXCLUSIVIDADE, o concurso público da Secretaria da Fazenda do…
A Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE) aprovou nesta quarta-feira, 02, a criação de 358 cargos…