Investigada suspeita de fraude no concurso da PM de Tocantins
A Polícia Civil do Tocantis prendeu, nesta quinta-feira (21), 12 pessoas suspeitas de fraude no Concurso da Polícia Militar do Estado. Batizada de “Aleteia”, a operação cumpre mandatos de prisão, busca e apreensão nos estados do Tocantins, Maranhão e Piauí.
O delegado regional de Araguaína, Bruno Boaventura, afirmou que um dos presos é Antônio Ferreira Lima Sobrinho, o “Antônio Concurseiro”, suspeito de liderar uma quadrilha que cometia fraudes em concursos públicos.
A investigação teve seu início após um aparelho celular ter sido achado no banheiro de um dos locais de aplicação do exame em Araguaína, ao norte de Tocantins.
A Polícia Militar divulgou em nota que a Comissão do Concurso está ciente da operação da Polícia Civil e aguarda os resultados para tomar providências cabíveis à situação.
Um outro fato envolvendo fraudes em concursos ocorreu no Rio Grande do Sul. O Ministério Público realizou, nesta quinta-feira (21), uma operação sob a suspeita de fraude nos processos licitatórios de 200 concursos públicos em todo o estado.
Conforme a suspeita do MP, uma empresa é acusada de ajustar os valores das licitações assim que elas eram enviadas, para que não houvesse disputa com outras empresas. A instituição responde pelos crimes de organização criminosa, fraude, falsidade ideológica e corrupção.
Outro tipo de fraude cometido ocorria quando a empresa e as prefeituras combinavam clausulas específicas, que a favoreciam, muitas vezes tornando-a a única que se encaixava nos requisitos.
A Justiça determinou que as sócias da empresa, o filho de uma delas e uma funcionária do local fossem investigados. Eles também foram proibidos de viajar sem autorização judicial e de se envolver com a realização de novos concursos.
Com o esquema, a empresa movimentava mais de R$ 7 milhões em contratos firmados com prefeituras.
Concurso Correios oferece vagas de nível médio e superior Estão oficialmente encerradas as inscrições do…
O Concurso Nacional Unificado (CNU), o "ENEM dos Concursos", dá mais uma passo com a…
Foi publicado o edital Banpará (Banco do Estado do Pará)! Conforme o documento, são ofertadas…
Olá, não desista do seu objetivo, ok?! Neste artigo de hoje iremos trazer um assunto…
O concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT PE) oferece vagas para…
O concurso Hemobrás (Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia) está com banca definida para o…
Ver comentários
Passei num concurso (primeiro lugar) no Nordeste sem fraude, deve ser por isso que não chamam!
Nós temos que ficar atentos na hora que tiver fazendo prova.. Qualquer suspeita de alguém, devemos denunciar.. Chamar a polícia.. Sei lá.. Mas não deixar passar..
Já tinha lido sobre esse cidadão, Antônio Ferreira Lima Sobrinho, pois ele está escrito mesma área que vou fazer a prova para perito (Física) da PC-PI que será realizado no próximo dia 1°. Obrigado forças de inteligência e policiais por desmantelar mais uma corja. E obrigado pela boa notícia Estratégia Concursos.
Isso é muito triste, a gente estuda tanto...
isso é muito triste, e muito real. Com as poucas vagas que tem hoje, ter que ainda driblar os fraudulentos... é de desanimar qualquer pessoa vocacionada para o serviço público....
Assim com essa fraude em concursos públicos permite aumentar as desigualdades sociais neste Brasil pois muitos estudam para mudar de vida ter ascensão social através da educação e têm estes merdas é absurdo deve ter leis que punem com rigor estes criminosos , estes marginais do colarinho branco, cadeia neles.Sou do Mranhão e não quero que na Nucepe tenha fraude no concurso da polícia civil.