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Noções Administrativas – Prova Comentada do MP-BA

Olá pessoal!

Estou passando rapidamente para comentar a prova de Noções Administrativas do concurso de Assistente Técnico- Administrativo do MP-BA/2014. Devido ao prazo exíguo, fiz comentários breves, demonstrando rapidamente o motivo do gabarito da banca. Não identifiquei possibilidades de recursos.

O concurso foi realizado pelo Instituto AOCP. Foi uma boa prova, porém a banca pecou em alguns itens, pois não exigiu os conhecimentos da doutrina majoritária. Infelizmente, isso faz parte!

Aproveito para divulgar os meus demais cursos:

Cursos de Administração Geral e Administração Pública
do Prof. HERBERT ALMEIDA no
Estratégia Concursos:

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Seguem os comentários (Prova I):

51. A departamentalização decorre da diferenciação de atividades dentro da empresa. Assinale a alternativa que apresenta o critério de departamentalização que é definido conforme a especialização, com base nos contatos entre pessoas localizadas em diferentes fluxos de trabalho.

(A) Interdependência do fluxo de trabalho.

(B) Interdependência no processo.

(C) Interdependência de escala.

(D) Interdependência social.

(E) Interdependência por projeto.

Comentário: sempre que se fala em “fluxo de trabalho”, deve-se ter em mente as fases de um processo. A departamentalização por processo é uma forma de especialização de acordo com a etapa de desenvolvimento de um processo ou, como disse a questão, com base nos contatos entre pessoas localizadas em diferentes fluxos de trabalho.

Gabarito preliminar: alternativa B.

52. A função de controle, vista em sua totalidade, pode ser conceituada como um processo, uma vez que se refere a uma série de etapas que buscam assegurar que a organização alcance seus objetivos. Assinale a alternativa que apresenta as etapas do processo de controle.

(A) Estabelecimento de parâmetros de desempenho; medição do desempenho real; comparação do desempenho observado com os parâmetros preestabelecidos; e implementação de medidas corretivas, ajustando o desempenho ou os parâmetros.

(B) Identificação da situação-problema; avaliação da situação-problema; construção de indicadores para avaliar a situação-problema; coleta de dados sobre o desempenho da situação-problema; julgamento dos dados coletados; e implementação de adequações para eliminar ou minimizar o problema.

(C) Estabelecimento de instrumentos de mensuração; ajustamento dos instrumentos aos objetos a serem mensurados; coleta de medidas dos objetos através dos instrumentos; avaliação das medidas coletadas; e implementação de correções quando necessário.

(D) Identificação dos objetos a serem controlados; adoção de procedimentos de controle; verificação da adequação dos objetos em relação aos procedimentos; ajuste dos objetos aos procedimentos; retroalimentação do processo de controle.

(E) Estabelecimento de padrões mensuráveis; estabelecimento dos elementos a serem medidos; utilização dos padrões e dos elementos; exercício do controle nos padrões e nos elementos; continuação da execução dos padrões e dos elementos.

Comentário: em nosso curso (Aula 1) apresentamos a seguinte sequência para o processo de controle:

  • estabelecimento de padrões ou de critérios: os padrões representam o objetivo desejado e os critérios são as normas que guiam as decisões. Constituem os objetivos que o controle deverá assegurar. São os balizamentos utilizados para verificar o desempenho e os resultados.
  • observação do desempenho: também chamada de verificação ou monitoramento do desempenho. Nessa fase, ocorrerá a coleta das informações necessárias para analisar os resultados;
  • comparação do desempenho com o que foi estabelecido: é hora de comparar o resultado desejado (utilizando os padrões) com o que ocorreu (dados coletados na observação). É interessante estabelecer uma variação aceitável, preocupando-se com os resultados que extrapolam essa variação; e
  • ação corretiva: nesse estágio são realizadas as ações necessárias para corrigir aquilo que fugiu dos parâmetros estabelecidos.

Percebam que a opção A demonstra a mesma coisa, porém com alguns termos diferentes:

a)    estabelecimento de parâmetros de desempenho;

b)   medição do desempenho real;

c)    comparação do desempenho observado com os parâmetros preestabelecidos; e

d)   implementação de medidas corretivas, ajustando o desempenho ou os parâmetros.

Gabarito preliminar: alternativa A.

53. A organização é uma das mais complexas funções administrativas, já que diz respeito a decisões cujos alcances e consequências são difíceis de antecipar. A seguir, estão elencados os elementos do processo de organização numerados de 1 a 6. Depois, são apresentados aspectos desses elementos. Relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Especialização do trabalho.

2. Cadeia de comando.

3. Amplitude de controle.

4. Departamentalização.

5. Centralização e descentralização.

6. Formalização.

( ) Decorre da distância de autoridade e responsabilidade e mede o número de pessoas subordinadas a um administrador.

( ) Referem-se ao nível hierárquico no qual são tomadas as decisões.

( ) Grau em que as tarefas são divididas e padronizadas para que possam ser aprendidas e realizadas de forma relativamente rápida por um único indivíduo em dada organização.

( ) Especifica que a autoridade deve passar do topo até o último elemento da hierarquia organizacional por uma linha clara e ininterrupta, identificando quem deve responder a quem.

( ) Dimensão que se refere ao grau de controle da organização sobre o indivíduo.

( ) Permite simplificar o trabalho do administrador, aumentando a eficácia e a eficiência da administração, pois contribui para um aproveitamento mais racional dos recursos disponíveis nas organizações.

(A) 4 – 2 – 3 – 1 – 5 – 6.

(B) 5 – 3 – 6 – 4 – 2 – 1.

(C) 1 – 4 – 5 – 3 – 2 – 6.

(D) 2 – 1 – 4 – 6 – 3 – 5.

(E) 3 – 5 – 1 – 2 – 6 – 4.

Comentário:

(3) Decorre da distância de autoridade e responsabilidade e mede o número de pessoas subordinadas a um administrador. [Quanto maior o número de subordinados ligados a um único superior, maior a amplitude e vice-versa].

(5) Referem-se ao nível hierárquico no qual são tomadas as decisões. [As decisões podem ser tomadas de forma centralizada – nível elevado – ou de forma descentralizada – nível baixo].

(1) Grau em que as tarefas são divididas e padronizadas para que possam ser aprendidas e realizadas de forma relativamente rápida por um único indivíduo em dada organização. [Divisão e padronização de tarefas são a base da especialização do trabalho].

(2) Especifica que a autoridade deve passar do topo até o último elemento da hierarquia organizacional por uma linha clara e ininterrupta, identificando quem deve responder a quem. [A especificação da autoridade e as relações de hierarquia, demonstrando quem responde a quem, se relacionam com a cadeia de comando].

(6) Dimensão que se refere ao grau de controle da organização sobre o indivíduo. [Para Chiavenato (2007, p. 199-200) a formalização se refere à existência de regras e regulamentos para prescrever como, quando e por quem as tarefas são executadas. Dessa forma, a formalização é, no fundo, uma forma de controle, servindo para reduzir a influência da variabilidade humana].

(4) Permite simplificar o trabalho do administrador, aumentando a eficácia e a eficiência da administração, pois contribui para um aproveitamento mais racional dos recursos disponíveis nas organizações. [É um conceito clássico de departamentalização: “A departamentalização permite simplificar o trabalho do administrador, aumentando a eficácia e a eficiência da administração, pois contribui para um aproveitamento mais racional dos recursos disponíveis da organização” ].

Gabarito preliminar: alternativa E.

54. A administração de processos consiste em administrar as funções permanentes como elos de uma corrente e não como departamentos isolados uns dos outros. Assinale a alternativa que apresenta o que a organização por processos permite.

(A) Permite que as atividades sejam desempenhadas em etapas, proporcionando alcançar os objetivos organizacionais na apuração global dos resultados.

(B) Permite analisar cada departamento como unidade autônoma com possibilidades de atuação descentralizada.

(C) Permite que as funções trabalhem de forma coordenada, aumentando a eficiência ao longo de todo o processo.

(D) Permite que os serviços sejam analisados de forma integrada na estrutura administrativa da organização.

(E) Permite que as categorias de tarefas sejam executadas em todas as unidades da organização ao mesmo tempo.

Comentário: para Maximiano (2011, p. 165) a administração por processos consiste em administrar as funções permanentes como elos de uma corrente e não como departamentos isolados uns dos outros, gerando como resultado uma cadeia horizontal, em lugar da estrutura vertical da cadeia de comando. Assim, a horizontalização reformula o modo de administrar as operações, integrando todas as funções envolvidas na solução de problemas. Assim, a organização por processos integra as funções da empresa, e não somente seus serviços.

Dessa forma, nosso gabarito é opção C.

Gabarito preliminar: alternativa C.

55. A formulação de alternativas no planejamento estratégico pode ser feita dentro de padrões rotineiros ou altamente criativos. Assinale a alternativa que representa estratégias defensivas, conservadoras e de manutenção do status quo da organização.

(A) Passividade.

(B) Busca de resultados.

(C) Proatividade.

(D) Analítica.

(E) Reatividade.

Comentário: normalmente, as bancas utilizam os tipos de estratégias descritos por Oliveira (2007): sobrevivência, manutenção, crescimento e desenvolvimento. Essas estratégias de subdividem, mas em nenhum caso encontramos a estratégia de “passividade”. Isso demonstra que a banca utilizou outra referência na questão.

De acordo com Paloma Castro da Rocha Barros e Ana Magnólia Bezerra Mendes (2003), a passividade é uma estratégia contra o tédio, em função de situações de ameaça de perder o emprego e de manutenção do status quo pela empresa. É a definição que mais se aproxima do gabarito. No entanto, como a banca não delimitou suas referências, não vejo possibilidade de recursos.

Gabarito preliminar: A.

56. Assinale a alternativa que apresenta as modalidades de licitação previstas na legislação brasileira e que devem ser aplicadas na administração pública em geral.

(A) Maior lance ou oferta; menor preço; melhor técnica; e técnica e preço.

(B) Convite; tomada de preços; concorrência; concurso; leilão; e pregão.

(C) Menor preço; e melhor técnica.

(D) Convite; tomada de preços; concorrência; concurso; e leilão.

(E) Convite; tomada de preços; concorrência; concurso; leilão; pregão; e consulta.

Comentário: as opções A e C demonstraram os tipos de licitação. As modalidades de licitação que se aplicam à administração pública em geral são:

  • modalidades previstas na Lei 8.666/1993: convite, tomada de preços, concorrência, concurso e leilão;
  • modalidade prevista na Lei 10.520/2002: pregão.

Assim, a opção B é a correta.

Lembrando que a consulta é uma modalidade de licitação aplicável exclusivamente às agências reguladoras, ou seja, não se aplicam à administração pública em geral.

Gabarito preliminar: B.

57. A receita pública é constituída de tributos instituídos pelas entidades de direito público, compreendendo os impostos, as taxas e contribuições nos termos da constituição e das leis vigentes em matéria financeira. A receita é classificada nas categorias econômicas denominadas receitas correntes e receitas de capital, cujas categorias estão numeradas a seguir. Considere estas categorias de receitas, relacione com os exemplos correspondentes a cada categoria e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Receitas correntes.

2. Receitas de capital.

( ) Operações de Crédito.

( ) Receita Tributária.

( ) Receita Patrimonial.

( ) Amortização de Empréstimos.

( ) Receita Agropecuária, industrial e de serviços.

( ) Transferências Correntes.

( ) Alienação de Bens.

(A) 1 – 2 – 2 – 1 – 2 – 2 – 1.

(B) 1 – 1 – 1 – 2 – 2 – 2 – 2.

(C) 2 – 1 – 1 – 2 – 1 – 1 – 2.

(D) 2 – 2 – 2 – 1 – 1 – 1 – 1.

(E) 1 – 2 – 2 – 2 – 1 – 2 – 1.

Comentário:

Receitas correntes: Tributa Con PAIS + Transferências + Outras (tributa com paz) – tributários, contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial de serviços.

Receitas de capital: Opera Ali Amor + Transferências + Outras – operações de crédito, alienação de bens, amortização de empréstimos.

Gabarito: alternativa C.

58. Para os efeitos da Lei complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, assinale a alternativa que apresenta a organização controlada que receba do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária.

(A) Ente da federação.

(B) Empresa estatal.

(C) Empresa controlada.

(D) Empresa estatal dependente.

(E) Autarquia.

Comentário: de acordo com a LRF:

Art. 2o Para os efeitos desta Lei Complementar, entende-se como:

I – ente da Federação: a União, cada Estado, o Distrito Federal e cada Município;

II – empresa controlada: sociedade cuja maioria do capital social com direito a voto pertença, direta ou indiretamente, a ente da Federação;

III – empresa estatal dependente: empresa controlada que receba do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária;

Gabarito preliminar: alternativa D.

59. A gestão de pessoas ou a área de recursos humanos de uma organização pode ser considerada peça chave para o sucesso organizacional, uma vez que as pessoas levam consigo os recursos organizacionais mais importantes que podem existir. Assinale a alternativa que apresenta somente alguns destes recursos organizacionais que as pessoas constituem.

(A) Motivação, capacitação, materiais, inspiração e criatividade.

(B) Qualidade, organização, economia, experiência e conhecimento.

(C) Incentivo, desempenho, inteligência, dedicação e inspiração.

(D) Inteligência, experiência, conhecimento, inspiração e criatividade.

(E) Economia, materiais, desempenho, dedicação e motivação.

Comentário: é uma questão atípica, que não exige conhecimentos que normalmente são cobrados em GP. No entanto, podemos respondê-la por dedução. O aluno deve marcar a opção que apresenta recursos organizacionais que cada pessoa pode levar consigo, ou seja, é algo inerente à pessoa.

Materiais, economia, desempenho e qualidade são coisas que vem de fora da pessoa ou que são analisadas dentro de um contexto. O incentivo é algo que a pessoa recebe de outras. Assim, sobra a opção D – inteligência, experiência, conhecimento, inspiração e criatividade.

Gabarito preliminar: alternativa D.

60. Para fazer uma organização ou um departamento produzir resultados, o administrador deve desempenhar funções ativadoras. Assinale a alternativa que apresenta um tipo de influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana à consecução de um ou mais objetivos específicos.

(A) Motivação.

(B) Incentivo.

(C) Expectativa.

(D) Recompensa.

(E) Liderança.

Comentário: trabalhamos o conceito de liderança em nossa aula:

Liderança é o processo de influenciar e dirigir o comportamento das pessoas em direção ao alcance de objetivos. É um conceito muito relacionado com a motivação, pois um bom líder deve utilizar os mecanismos de motivação para influenciar as pessoas no trabalho, permitindo um bom desempenho organizacional.

Assim, podemos entender a liderança como um processo de influenciação entre pessoas, isto é, uma pessoa age com o intuito de modificar e provocar um comportamento desejado em outra.

Gabarito preliminar: alternativa E.

É isso. Contem comigo e bons estudos!

HERBERT ALMEIDA.

herbert@estrategiaconcursos.com.br

http://estrategiaconcursos.com.br/cursosPorProfessor/herbert-almeida-3314/

Herbert Almeida

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