Saiba o que é Vade Mecum, os tipos e como utilizar.
Olá pessoal, tudo bem com vocês? Hoje vamos falar um pouco sobre Vade Mecum, uma ferramenta importante principalmente para quem trabalha ou estuda o Direito, que, se você é dessa área, provavelmente já ouviu falar ou até mesmo já viu um.
O Vade Mecum, que significa “vai comigo” em latim, é uma coletânea de leis e normas jurídicas organizada de forma prática e acessível, com o objetivo de auxiliar estudantes, profissionais e cidadãos em geral na consulta e pesquisa da legislação brasileira.
Ele evita que os estudantes e profissionais carreguem pilhas e mais pilhas de livros sobre assuntos diferentes e torna o acesso às informações mais fácil. Além disso, é desenvolvido por especialistas do Direito e pode ser direcionado para algumas áreas específicas, sendo assim uma fonte confiável de informação.
Atualmente existem versões digitais do Vade Mecum, que além de diminuir o peso na mochila dos usuários, torna o conteúdo ainda mais acessível. Afinal, a legislação brasileira é volumosa e espalhada por vários dispositivos legais, sendo impossível ao profissional e estudante saber tudo.
Além do contexto jurídico, o termo Vade Mecum também pode ser aplicado em outras áreas, como na medicina, onde um Vade Mecum médico pode conter informações sobre dosagens de medicamentos, protocolos de tratamento, tabelas de diagnósticos, entre outros dados essenciais para médicos, enfermeiros e estudantes da área da saúde.
A ideia principal de um Vade Mecum é proporcionar uma fonte prática e compacta de informações que são frequentemente necessárias no exercício profissional ou acadêmico de uma determinada área. Assim, ele geralmente possui uma organização de maneira a facilitar a consulta rápida e eficiente, muitas vezes contendo índices detalhados e marcadores para ajudar na navegação pelo conteúdo.
Embora seja abrangente a sua utilização, aqui vamos nos ater mais aos jurídicos, tanto por ser os que dominam o mercado e utilização nas faculdades quanto por estar mais próximos ao mundo dos concursos.
Existem diversos tipos de Vade Mecum, que variam em tamanho, conteúdo e preço. Os mais comuns são:
O Vade Mecum possui utilização ampla em diversas finalidades, como, por exemplo:
Em suma, o Vade Mecum é uma ferramenta essencial para quem precisa consultar a legislação brasileira. Então, ao escolher um Vade Mecum adequado às suas necessidades, você terá acesso a um material de qualidade que poderá te auxiliar em seus estudos, trabalho e pesquisa.
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento acerca da possibilidade de os sobrinhos-netos serem herdeiros,…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) finalmente está com seu edital na praça e,…
O concurso público EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) oferece o total de 545 vagas…
Provas previstas para 22 de fevereiro de 2025! O edital do concurso Bombeiro RJ (Corpo…
Cadernos de questões pré-edital para o concurso Sefaz RJ: resolva questões sobre o conteúdo previsto…
Cadernos de Reta Final de questões para o concurso TCE RR: resolva questões sobre o…