Saiba o que já se sabe do novo concurso Correios!
O concurso dos Correios está cada vez mais perto de sair! Mas o novo edital oferecerá quantas vagas? Confira o que já se sabe aqui!
Os Correios preparam duas seleções distintas, sendo a primeira focada na área de Segurança do Trabalho e a outra com dois editais para cargos de níveis médio e superior.
Edital para Segurança do Trabalho
A primeira seleção será focada na área de Segurança do Trabalho e, inclusive, já tem banca organizadora definida, o IADES. As oportunidades serão para os seguintes cargos:
- Engenheiro de Segurança do Trabalho;
- Técnico de Segurança do Trabalho Júnior;
- Médico do Trabalho Júnior;
- Enfermeiro do Trabalho Júnior.
Edital para área administrativa
A segunda seleção prevista será focada em cargos de níveis médio e superior, com a publicação de dois editais até o mês de setembro.
Vale reforçar que, recentemente, foi reiniciado o processo de escolha da banca responsável pela organização certame.
Isso porque, a empresa pretende adicionar novas informações ao projeto básico, como as especificações dos cargos e o quantitativo de vagas.
Os cargos contemplados serão de Agente de Correios – Carteiro (médio) e Analista de Correios (superior) – especialidades de Advogado, Analista de Sistemas, Assistente Social, Arquiteto e Engenheiro.
É importante notar as mais de 3 mil vagas não serão suficientes para cobrir o atual déficit de pessoal, estimado entre 4 mil e 5 mil funcionários. A intenção é realizar concursos com maior frequência, planejando-os a cada cinco anos.
Cronograma previsto
Os trâmites acerca do certame estão a todo vapor, uma vez que já existe um cronograma de atividades que foi estipulado pelos Correios.
A expectativa é que a banca organizadora, que já começou a ser definida, seja contratada até agosto, com publicação do edital no mês seguinte e convocação dos aprovados no final de 2024:
- Março a julho – Planejamento do certame e processo licitatório para contratação da empresa especializada;
- Agosto – Contratação da banca/edital publicado;
- Setembro – Publicação do edital; e
- Dezembro – Início das contratações.
Projeto básico
Conforme informações que circulam na internet, o concurso será composto por etapas de provas objetiva e/ou discursiva, ambas no mesmo dia. O suposto documento também não prevê realização de teste físico.
Sobre a estrutura das provas, a avaliação deve conter 60 questões para o nível médio e 80 questões para o nível superior.
Para saber mais sobre o que já se sabe do novo concurso Correios, acesse o link abaixo!
Saiba mais: concurso Correios