O que fazer após o concurso do TJ-SP?
Olá, pessoal! Tudo bem?
Aqui é o Ricardo Vale, professor de Direito Constitucional do Estratégia Concursos.
Finalmente, após vários meses de muita dedicação, você fez a prova do TJ-SP.
Não sei qual foi o seu resultado.
Espero que tenha sido excelente! Tomara que, em breve, você seja nomeado!
Nós aqui no Estratégia Concursos trabalhamos muito por isso nos últimos meses e estamos torcendo por você.
De qualquer modo, passado esse concurso (que teve mais de 230.000 inscritos!), há muitos alunos me fazendo a seguinte pergunta:
“O que devo fazer após o concurso do TJ-SP? Devo estudar para qual concurso?”
Essa é uma pergunta dificílima de ser respondida. Para respondê-la, eu precisaria conhecer individualmente cada aluno. Precisaria conhecer seus pontos fortes, pontos fracos, situação financeira, sonhos, etc…
Entretanto, tentarei dar uma resposta genérica, que possa ajudar a vários alunos que estão, nesse momento, literalmente “perdidos” após o concurso do TJ-SP.
Bem, há 2 (dois) perfis de alunos que fizeram o concurso do TJ/SP. Independente de qual seja o seu, tenho a convicção de que, se você se preparou com dedicação, conseguiu evoluir bastante nesses últimos meses. Por isso, a todos esses alunos eu digo algo bem simples: “Hoje, você é muito melhor do que quando começou, meses atrás, a estudar para o TJ-SP. Não jogue fora todo o conhecimento que você já acumulou.“.
Mas voltemos aos diferentes perfis de alunos!
1) Aluno que começou a estudar quando saiu o edital do TJ/SP. Por mais que você tenha sido bem-sucedido no concurso do TJ-SP, você ainda é um iniciante nesse mundo dos concursos. O mais comum é que você não seja aprovado agora. Não fique triste com isso! Você não teve muito tempo de estudos. Mantenha a motivação e foque no seu objetivo.
O ideal mesmo é que você tenha um objetivo de longo prazo (Receita Federal, TCU, Defensoria Pública, Magistratura, Procuradorias, Fiscos Estaduais e Municipais, etc…) e estude pensando nele. Só nele! Se você tem uma situação financeira razoável (bom emprego, família ajudando, etc), o ideal é que você sempre pense no longo prazo!
Mas sabemos que há pessoas que precisam de algo mais rápido, de um “concurso-escada”. Precisam sair de uma situação financeira ruim ou querem um trabalho mais rápido. Nesse caso, lhes digo que temos várias oportunidades ainda em 2017/2018 (MPU, TST, TRE/BA, TRE/PR e TRT/SC, TJ/RS, dentre muitos outros). Foque em algum deles!!
2) Aluno que já estudava para concursos há algum tempo e fez o TJ/SP. Esses são alunos mais experientes e têm mais chance de ter sido aprovados. Independente do seu resultado, recomendo que continue estudando para um concurso melhor. Três situações diferente podem ter acontecido com esse grupo de alunos:
a) Aluno teve um resultado muito abaixo do esperado: Alguma coisa está errada nos seus estudos! Você precisa reavaliar o seu método de estudos. Pode ser que você esteja estudando com as técnicas de estudo erradas. Reinvente-se! Talvez até seja importante que você tenha o acompanhamento de um Coach de concursos.
b) Aluno bateu na trave: TOP! Não é motivo para desânimo. Outros excelentes concursos de Tribunais estão na praça. É uma questão de escolher o seu próximo e ir em frente!!!
c) Aluno conseguiu um notaço e foi aprovado: Você já mostrou que tem muito potencial no mundo dos concursos. Você pode tirar umas férias e curtir a aprovação. Mas o ideal mesmo é que você foque em um concurso TOP (Magistratura, Receita Federal, Ministério Público, etc) no longo prazo. Outras oportunidades melhores do que o TJ/SP já estão aí e podem ser uma excelente alternativa pra você (MPU, TST, TRE/BA, TRE/PR e TRT/SC, TJ/RS, dentre muitos outros).
…..
Na quarta-feira, nós do Estratégia organizamos evento muito especial para você. Será um grande Webinário, no qual conversarmos mais detalhadamente sobre “O que fazer após o concurso do TJ-SP?”
Para participar, basta se inscrever no link abaixo:
www.estrategiaconcursos.com.br/gratis/ressaca-tj-sp/
Abraços,
Ricardo Vale
“O segredo do sucesso é a constância no objetivo”
P.S: Para receber dicas diárias e muito conteúdo, inscreva-se nos meus canais do Instagram