O que faz um Analista Ambiental do ICMBio? Entenda aqui!
Alô, corujas! Estão preparados para mais um concurso público pintando na área? Desta vez, a oportunidade será para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A nova seleção já está autorizada e deve ofertar vagas para os cargos de Técnico e Analista Ambiental. No entanto, você sabe o que faz um Analista Ambiental do ICMBio? Preparamos esse artigo para falar especificamente desta função.
De acordo com a autorização publicada, o cargo de Analista Ambiental do ICMBio vai ofertar 61 vagas, com exigência de nível superior de formação. Já os salários iniciais giram em torno de R$ 8.089,64.
Ficou interessado? Então conheça um pouco mais das principais atribuições deste cargo:
O que faz um Analista Ambiental do ICMBio?
- Planejamento ambiental, organizacional e estratégico afeto à execução das políticas nacionais de meio ambiente, formuladas no âmbito da União, em especial as que se relacionem com as seguintes atividades: regulação, controle, fiscalização, licenciamento e auditoria ambiental;
- Gestão, proteção e controle da qualidade ambiental;
- Ordenamento dos recursos florestais e pesqueiros;
- Conservação dos ecossistemas e das espécies neles inseridas, incluindo seu manejo e proteção; e
- Estímulo e difusão de tecnologias, informação e educação ambientais.
Conforme já mencionado, para este cargo será necessário possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Sobre a autorização do concurso ICMBio
O Ministério da Economia publicou a autorização para a abertura de concurso público para preenchimento de 739 vagas para cargos efetivos distribuídas entre o ICMBio e IBAMA, ambos vinculados ao Ministério do Meio Ambiente.
Com a medida, o Governo Federal visa reforçar as ações voltadas à fiscalização ambiental, em especial nas áreas que compreendem a Amazônia Legal.
“A contratação desses 739 novos servidores vai ao encontro da determinação do presidente Bolsonaro de fortalecimento dos órgãos de fiscalização ambiental.
Com esta ação, reiteramos o compromisso do Governo Federal em trabalhar de maneira integrada para eliminar o desmatamento ilegal, com a plena e pronta aplicação do nosso Código Florestal”, pontua o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.
No caso do ICMBio, serão 171 vagas distribuídas entre oportunidades de níveis médio e superior, para as funções de Analista Ambiental e Técnico Ambiental.
Além disso, ainda conforme a autorização anunciada, o prazo para a publicação do edital de abertura do certame será de até seis meses, isto é, até março de 2022.
Ficou interessado nas informações disponíveis até aqui? Gostou de entender o que faz um analista ambiental do ICMBio e quer ficar por dentro de outros detalhes? É fácil, acesse o link abaixo e MUITO MAIS:
Saiba mais: Concurso ICMBio