O que faz um Agente Censitário do IBGE? ENTENDA AQUI!
Após a publicação dos editais do concurso IBGE para os cargos de Agente Censitário Municipal, Supervisor e Recenseador, muitos candidatos já deram início ao processo de inscrição, que segue ocorrendo no site do Cebraspe. São mais de 200 mil oportunidades em todo o Brasil.
Só para as funções de Agente Censitário Municipal e Supervisor são mais de 20 mil vagas. Além disso, os cargos em questão exigem apenas nível médio de escolaridade e oferecem salários iniciais de R$ 1.700,00 a R$ 2.100,00. Uma boa oportunidade, não é mesmo?!
Entretanto, antes de pensar em se inscrever no concurso, é necessário entender um pouco mais como funcionam as carreiras nas quais você deseja atuar. Por isso, vamos abordar neste artigo às principais funções do Agente Censitário Municipal e Supervisor do IBGE.
ATENÇÃO: As vagas para as funções de ACM e ACS terão inscrição única. Serão oferecidas as vagas de ACM aos candidatos que obtiverem melhor classificação no processo seletivo simplificado. Aos demais candidatos, serão asseguradas as vagas de ACS, obedecida a ordem de classificação.
O que faz um Agente Censitário Municipal do IBGE?
O Agente Censitário Municipal (ACM) é o cargo que conta com requisito de nível médio, sendo o profissional que acompanha as atividades da coleta de dados, garantindo a qualidade das informações e o cumprimento dos prazos.
Sendo assim, o Agente Censitário Municipal é responsável por gerenciar o Posto de Coleta e, durante todo o trabalho do Censo Demográfico 2021, estará à frente de dois tipos de ações:
- Administrativas – controle e gestão dos recursos humanos e materiais do Posto de Coleta;
- Técnico-operacionais – gestor de uma equipe de Agente Censitários Supervisores e Recenseadores em que acompanhará e orientará a coleta de dados.
Além disso, é de responsabilidade do Agente Censitário Municipal do IBGE também as seguintes tarefas:
- coordenar as reuniões de preparação e execução do censo, quando determinado por seus superiores hierárquicos;
- participar das reuniões de preparação e execução do Censo e auxiliar o seu Presidente nas atividades de organização e realização das mesmas;
- cumprir metas e prazos estabelecidos localmente pela Coordenação Estadual;
- dirigir veículo próprio do IBGE ou locado pela Instituição, desde que seja necessário para a realização dos levantamentos sob sua responsabilidade, uma vez que possua habilitação;
- exercer a função de Agente Censitário Supervisor e realizar a pesquisa urbanística do entorno dos domicílios dos setores censitários e a coleta de dados, quando determinado por seus superiores ou, quando na sua área de atuação não existir o Agente Censitário Supervisor;
- identificar a necessidade de treinamento e atualização profissional das pessoas em sua área de atuação e adotar as providências para sua realização;
- equipar, organizar e zelar pelo Posto de Coleta, adotando providências para garantir seu adequado funcionamento;
- manter contatos com autoridades responsáveis por instituições e entidades, imprensa e comunidade local, com o objetivo de divulgar e obter apoio para a adequada execução da operação censitária, quando solicitado pelos superiores;
transcrever e transmitir dados em dispositivos eletrônicos, emitir relatórios e executar os procedimentos de segurança (backups diários e recuperação dos sistemas); - executar outras tarefas correlatas que lhe forem atribuídas por seus superiores hierárquicos.
O que faz um Agente Censitário Supervisor do IBGE?
Já no caso do cargo de Agente Censitário Supervisor do IBGE (ACS), o mesmo exerce as tarefas de supervisão da operação censitária, com foco nas questões técnicas e de informática e administrativas.
Ou seja, está subordinado ao Agente Censitário Municipal do IBGE. Sua principal função é acompanhar, avaliar e, sobretudo, orientar os Recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo.
- elaborar e transcrever textos e/ou planilhas em dispositivos eletrônicos;
- fazer registros administrativos e de controle da coleta de dados;
- assegurar que sejam feitas as transmissões e atualizações dos dispositivos móveis de coleta dos Recenseadores na frequência recomendada no treinamento;
- operar o sistema administrativo existente no posto; organizar o treinamento dos Recenseadores, junto com o Agente Censitário Municipal, e atuar como instrutor; entre outras, são elas:
- ministrar treinamentos inerentes às atividades censitárias;
- prestar suporte na instalação e manutenção da infraestrutura necessária ao funcionamento dos recursos de informática, de forma a assegurar o adequado desenvolvimento das atividades censitárias na sua área de atuação;
- realizar a pesquisa urbanística do entorno dos domicílios dos setores censitários sob sua responsabilidade, realizar a coleta de dados em domicílios nos quais a entrevista não foi realizada por motivos diversos, ou quando solicitado por seus superiores;
- viajar a serviço para treinamentos e quando necessário ao desempenho de suas atribuições;
Área do edital
Para conferir outros detalhes sobre os cargos de Agente Censitário IBGE, bem como sobre a função de Recenseador, basta acessar o link abaixo!
Saiba mais: Concurso IBGE
Quer se tornar um Agente Censitário do IBGE? Confira os nossos cursos!
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!